RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver o habito da leitura e proporcionar aos alunos e professor maior integração com a biblioteca, trabalhando de forma lúdica e descontraída as datas comemorativas. A partir das atividades foi possível desenvolver o interesse dos alunos pelas próprias produções. O projeto “Aprender se divertindo na biblioteca” trouxe para o dia-a-dia das crianças momentos de reflexão referentes aos valores cívicos, visando a formação de cidadãos críticos e participativos. Ao desenvolver esse projeto na Escola Municipal José Evaristo Costa, situada na cidade de Araputanga, Mato Grosso, espero proporcionar aos alunos a chance de avaliar e valorizar a leitura, apresentações, assim como as datas comemorativas.

Palavras-chaves: Ensino lúdico, leitura, escrita, ensino/aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

      
            A leitura e a arte ajudam na personalidade e no   desenvolvimento do ser humano, é um dos pontos mais importantes para alcançar os conhecimentos, meios de comunicação e socialização.

           De acordo com os PCN"s (1997, p.15):
[...] o domínio da língua escrita e oral, é fundamental para a participação social efetiva, pois é, por meio dela, que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.
    O hábito da leitura é essencial para a produção de texto, por isso a intenção deste trabalho é, acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os sentidos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo lúdico (dramatizações, danças)

            As atividades de artes e leitura não podem se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, tudo isso se resume em tédio. Para garantir o gosto pela leitura, daremos aos nossos alunos o direito de escolher o que quer ler, o quer apresentar / dramatizar, o de ler em qualquer lugar. Assim, surge o projeto como consequência das atividades pedagógicas realizadas pela professora organizadora deste trabalho na área de Português desta unidade escolar, o Projeto “Aprender se divertindo na biblioteca”. [...]