APRENDENDO COM JOGOS E MÚSICAS INFANTIS

Glauciene Alves Cardoso de Souza.

 

Não aprendemos somente dentro de uma sala de aula, podemos descobrir ensinando brincando, hoje podemos usar vários métodos para ensinar a criança aprender.

            De acordo com o autor Oliveira (2000) a brincadeira não é apenas uma recreação da escola, é muito mais que isso, brincar é uma maneira da criança comunicar consigo mesmo e com o mundo em sua volta e socializando com a turminha.

            Nós professores devemos dar esse espaço para a criança, muitas vezes a criança não tem quem lê, canta músicas infantis e não joga com eles, pois os pais muitas das vezes trabalham e não tem tempo para seus filhos.

            Podemos cantar uma musica infantil e pedir que a criança cante junto, podemos contar historias e pedir que cada um conte alguma coisa pra sala. Os jogos são super criativos e educativos quando sabemos jogar. Hoje podemos usar a interdisciplinaridade em uma musica infantil, por exemplo: cantando a tabuada é muito divertido assim fica mais fácil de aprender.

A pedagogia nos ensina a criança aprender participando, interagindo o melhor colocando a mão na massa, socializando com tudo em sua volta. Com a musica a criança aprende o seu desenvolvimento, concentração, respeito com coleguinhas, favorecendo o seu desenvolvimento em geral. Os jogos podem desenvolver a criatividade da criança,

Percebemos que quando uma criança brinca ela desenvolve seu senso motor, e desencadeiam sua visão do mundo em que vive, fazendo sua vida parecer um sonho, assim desenvolve a sua realidade como criança.

            É de grande importância para a educação a utilização de brinquedos pedagógicos em sala de aula, possibilitando o desenvolvimento geral da criança. Precisamos estar sempre atentos nas brincadeiras e jogos, pois nem todos os jogos são interessantes para o desenvolvimento do aluno.

            É muito importante trabalhar os com dinâmicas de motivação, assim a criança desenvolve a imaginação e a criatividade em conjunto. Devemos fazer com que os jogos e brincadeiras se tornam uma cultura dentro da sala de aula no nosso dia a dia. Quando brincamos com nossos alunos percebemos que eles desenvolvem seus pensamentos críticos.

            Observamos que uma aula com uma musica ou jogos, se torna uma aula mais interessante, fazendo com que os alunos prestam mais atenção e aprendem mais, fazendo nossa aula ter mais rendimento e interação com o grupo.

            A escola tem uma contribuição muito grande para o desenvolvimento da criança, pois é na escola que a criança passa a maioria do seu tempo. Assim dando varias alternativas de cativar uma criança, e fazer com que ela cresça gostando de participar de brincadeiras em grupos.

BIBLIOGRAFIA

OLIVEIRA, Vera Barros de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.