APRENDENDO A SER UM ADVOGADO DE SUCESSO!!!

                                                                Dr. Adilson Batista Amelio*

            Com a chegada do Século XXI, sem sombra de dúvida, a advocacia está em alta. É bem verdade que o advogado sempre foi um profissional muito bem requisitado, entretanto, neste novo século a procura por este profissional aumentou consideravelmente. Mas, independente de tudo isso, não é muito difícil encontrarmos advogados frustrados e profundamente decepcionados com a profissão, enquanto outros estão cada vez mais embalados pelas asas do sucesso profissional. Qual será então a grande diferença que separa um grupo do outro?

            Vamos nos deter apenas sobre o segredo dos vencedores; até porque, a mediocridade será sempre o oposto do sucesso em qualquer área de nossa vida em todos os sentidos.

            Uma das fases mais interessantes de qualquer profissão é o estágio. Nesta fase, o aluno se interessa e sonha com lindos horizontes. Na carreira do Direito não é diferente; afinal, quem foi o advogado que nunca leu, meditou e até prometeu seguir os famosos conselhos do jurista Eduardo J. Couture publicados no ano de 1949 em Buenos Aires? E é justamente neste ponto que começa o segredo que faz com que alguns advogados alcancem o sucesso profissional!

            Com o advento da Informática e, principalmente da Internet, a velocidade da informação se tornou algo impressionante. Hoje já podemos afirmar com toda certeza que o Advogado que não estudar constantemente, no espaço de apenas 02 (dois) anos será facilmente ultrapassado. Portanto, estudar sempre é o começo de tudo!

            Tem sido bastante comum as pessoas falarem que não têm tempo p'ra nada; nem p'ra pensar. Mas esta não pode ser a opinião de um  advogado que pretende alcançar a senda do sucesso, pois na área do Direito, pensar é fundamental porque o Direito se aprende estudando mas se exerce pensando.

            A questão do trabalho é outro fator de suma importância porque o advogado não tem nas mãos um trabalho qualquer; compete a ele a árdua missão de lutar pela justiça.

            E o que dizer da lealdade? Num mundo onde se fala e respira corrupção a todo instante e em cada esquina, o advogado que deseja almejar ter sucesso de verdade precisa aprender a ser leal consigo mesmo, com o seu cliente, com o adversário e principalmente com o juiz!

            Tolerância, Paciência e Fé, também são armas muito importantes que jamais devem ser esquecidas ou desprezadas por advogados que desejam a vitória na vida profissional. Ter Fé na Liberdade e acreditar plenamente que sem ela não há Direito, Justiça e muito menos Paz!

            O famoso jurista Eduardo J. Couture disse com muita propriedade que a Advocacia é uma luta cheia de paixões e que é profundamente importante para o Advogado não entrar em cada batalha com a alma carregada de rancor para que a vida não se torne um fardo difícil de suportar.

            Quantos filhos de advogados hoje têm orgulho da profissão que o pai abraçou e deseja sinceramente seguir os mesmos passos? Será mesmo que a única parcela de culpa é dos nossos jovens que parecem ter escolhido caminhos diferentes? Às vezes é preciso ter coragem de encarar a verdade de frente; se o advogado não amar a sua profissão intensamente, como poderá esperar que os filhos e, principalmente os seus clientes esperem dele grandes resultados? É preciso lembrar ainda que, como em qualquer outro segmento da vida, na advocacia também, “a 1ª impressão é a que fica, e quase sempre, nunca existe a 2ª chance para que se melhore a 1ª impressão!”

            Para aqueles que desejam alcançar o sucesso profissional verdadeiro, nunca poderão abrir mão do conhecimento, sabendo sempre da máxima que diz: “O Saber não ocupa espaço”!

            Outro fator super importante que não pode ser desprezado é o fato de que “a habilidade é um dom que precisa ser desenvolvido a cada dia”

            A Atitude Positiva também não pode ser deixada de lado. É justamente aí que muitos profissionais do Direito tropeçam e caem ao adotar uma atitude completamente negativa que acaba sendo refletida nos próprios trabalhos realizam. E infelizmente, esses profissionais não se dão conta que tanto os juízes, e principalmente os próprios clientes acabam sendo contagiados por esta espécie de negativismo quase sempre oculta apenas aos olhos de quem a transmite!

            Conversando com advogados de sucesso vamos sempre perceber que um dos seus maiores segredos é não desistir nunca, mesmo diante das maiores dificuldades. É nestes momentos da vida que eles se lembram que toda vez que o sol nasce sempre proporciona o mais belo dos espetáculos, mas infelizmente nesta hora, a maioria das pessoas ainda está dormindo! E mesmo assim, o sol não deixa de cumprir a sua gloriosa missão; como advogados de sucesso precisamos fazer a mesma coisa!

            Um outro segredo quase sempre esquecido é a reputação. Não se pode esquecer jamais que uma boa reputação abre muitas portas, enquanto uma má reputação dificulta, e muito, a caminhada profissional.

            Todos os segredos acima mencionados não são difíceis de serem seguidos;  o que falta às vezes é disposição e vontade neste sentido.

            P'ra você que está no início desta tão linda e promissora carreira profissional, nunca esqueça de que alcançar o sucesso é mais fácil do que você imagina, e o primeiro passo é acreditar!

            Mas para você que às vezes se sente um tanto quanto frustrado pelos poucos e quase insignificantes resultados que alcançou, lembre-se: Nunca é tarde para recomeçar, principalmente se for da maneira certa!

Email: [email protected]