Aprendendo a lidar com o DESÂNIMO!!!

 

Inicialmente gostaria de te perguntar nessa hora: O que te deixa desanimado? Existem situações nessa vida que nos deixa desanimados, abatidos e até deprimidos. Mas precisamos entender que Deus sempre tem a solução certa para cada um dos nossos problemas.

Quero refletir com você hoje sobre um importante texto da Palavra de Deus que estão em I Samuel cap. 1 vers. 9. Se você quer vencer o desânimo, precisa refletir quando se sentir desanimado: “Estou tendo mais comunhão com Deus ou com o meu problema?”.

Antes de refletir sobre o desânimo, temos de entender algumas importantes considerações sobre a coragem. O significado dessa palavra é: “A atitude ou reação de enfrentarmos e lidarmos com qualquer coisa que seja reconhecidamente difícil, perigosa ou dolorosa em vez de recuarmos diante dela”. Mas, e o contrário de coragem? Algumas pessoas afirmam que o contrário de coragem é medo ou fraqueza. E isto é verdade, apenas até certo ponto. Senão, observe esse pequeno, mas importante detalhe: Se acrescentarmos o prefixo dis à palavra courage (coragem) em inglês, temos a palavra discourage, que significa desânimo.

Precisamos lembrar que quando Deus ordena para cada um de nós, que sejamos fortes e corajosos, é para que não possamos permitir que o desânimo venha entrar em nosso coração. O desânimo nos impede de cumprir a vontade de Deus!

            O que significa de fato a palavra desanimo? Significa falta de ânimo; desalento, abatimento, perder a esperança ou perder a coragem.

            Se quisermos vencer o desanimo, temos de entender antes as formas como ele se manifesta.

No texto de I Samuel cap. 1 vers. 9 Ana tinha bons motivos para se sentir desanimada. Ela não tinha filhos; compartilhava seu marido com uma mulher que a ridicularizava; seu marido não podia resolver seu problema e até o sumo sacerdote confundiu seus motivos. Muitas vezes temos motivos para ficar desanimados, mas o que não podemos é nos acostumar a nos tornarmos vítimas do desanimo. Joyce Meyer chegou a dizer “Se ficarmos desanimados por um tempo muito longo, corremos o risco de nos tornarmos infelizes, e a infelicidade nos deixa incapazes de lidar com qualquer coisa”.

            Para vencer o desanimo temos de entender também que ele precisa ser enfrentado. Neste Texto de I Samuel cap. 1 vers. 9 é importante observarmos que ao invés de Ana retaliar ou perder as esperanças, ela decidiu enfrentar o desanimo orando. Ela levou seu problema honestamente para Deus. Todos nós podemos enfrentar problemas de esterilidade quando nada “nasce” em nosso dia-a-dia, no nosso local de trabalho ou mesmo nos nossos relacionamentos. É bem verdade que é muito difícil orar com fé quando nos sentimos desanimados e incapazes. Mas precisamos aprender como Ana e entender que somente as orações abrem caminho para que Deus possa trabalhar mais e melhor nas nossas vidas.

            Talvez você pergunte: É possível vencer o desanimo? A resposta é afirmativa. Afinal o desânimo pode ser vencido. No texto em que estamos baseados Ana ficou tão desanimada ao ponto de ficar doente e incapaz de comer, mas depois de orar com fé, Ana retornou para casa feliz e bem. A mudança nessa atitude na vida de Ana pode ser atribuída a três fatores: Ana orou a Deus com profunda honestidade (1 vers.11); Ana recebeu Encorajamento da parte de Deus (1 vers.17) e Ana decidiu deixar seu problema com o Senhor (1 vers.18).

            Finalmente, precisamos entender que o melhor remédio para vencer o desanimo é nos entregarmos a Deus de uma forma verdadeira, sincera e profunda. Você quer vencer o desanimo na sua vida? Então conte a Deus como você realmente está se sentindo nesse momento e confie no Senhor. Peça a Ele, Senhor, me ajude na minha fraqueza, na minha falta de fé. Se você fizer assim eu não tenho nenhuma dúvida de que Deus vai te ajudar a vencer o desanimo em nome de Jesus.

Fraternalmente em Cristo,

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]