Devido a possibilidade de crescimento por parte da Instituição Guarda Municipal  Rio de Janeiro do uso ARMA DE CHOQUE ELÉTRICO pelo guarda municipal, com a aprovação da Lei Complementar n° 28/2017 a qual alterou a Lei Orgânica em seu Artigo 30 inciso VII corroborando com o já prescrito na Lei Federal 13.060/14 e Portaria Interministerial do Ministério da Justiça 4.226/10, e  vislumbrada uma ação futura de armar a Guarda Municipal até mesmo com Arma de Fogo de acordo com a Lei Federal 13.022/14 e prevendo uma utilização mais segura nas atuações de cunho policial pelos agentes da guarda municipal Rio o qual já vem sendo realizado.
Rio - Os 7,5 mil guardas municipais cariocas vão reforçar o efetivo da operação do Rio quer Segurança e Paz, deflagrada na sexta-feira, para golpear o crime organizado no estado. O anúncio da entrada da GM nas fileiras da operação comandada pelas forças federais foi feito ontem, pelo ministro da Defesa Raul Jungmann e pelo prefeito Marcelo Crivella.
O secretário municipal de Ordem Pública (Seop), coronel Paulo César Améndola, será o representante da prefeitura dentro do Centro de Comando e Controle (CICC). A Guarda conhece a realidade da cidade, então tem condições de nos ajudar a combater o crime organizado, dentro das diretrizes da prefeitura, disse Jungmann. Informação do Jornal O Dia de 01/08/2017 Site: https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/2017-08-01/gms-darao-apoio-a-forca-tarefa-em-acoes-integradas-e-pequenos-delitos.html capturado dia 28/11/2018 as 08:09:23.
Apresento algumas considerações hora de cunho técnico e hora de cunho científicas sem abster da parte legal. 
O objetivo proposto deste artigo, é uma análise técnica de diversos fatores de riscos dentro de uma possível ação criminosa onde o agente da Guarda Municipal se depare, é solicitado pela vítima ou acionado pelo centro de controle para atuar em fato criminoso no início ou andamento de forma repentina, e tenha que tomar uma decisão legal, técnica e razoável para proteger a sua própria vida ou a de terceiro, e esta dependa de uma ação rápida, que devido ao condicionamento aprendido e repetido algumas dezenas e centenas de vezes, onde sua arma de choque elétrico esteja ou esteve do lado da mão forte, e assim devido a este condicionamento trazendo um lapso temporal que o coloque em desvantagem com relação ao tempo de resposta a ação do criminoso (infrator da lei), o qual, já tem pré-pensada a sua ação, e o agente guarda municipal por não conseguir saber a hora que o criminoso irá intentar sua ação delituosa a qual coloque a vida do agente ou de terceiro em risco, não consiga uma resposta rápida devido o condicionamento aprendido seja diverso para o nível de resposta necessária..
Para sabermos sobre o entendimento por parte dos agentes de segurança referente o que pensam, foi feita uma enquete pela rede social iniciada no dia 05 de novembro de 2018 às 17:13, ficando 06 dias. As respostas foram maravilhosas e divergentes o que me fez perceber o quanto era imperioso e necessário realizar este estudo. Dos dados: dos 75 profissionais, que contribuíram 67% disseram que a arma de choque deveria ficar na mão forte e 33% na mão fraca.
Sendo mais um propulsor para o estudo e análise.

Foi realizados também diversos debates com Acadêmicos das diversas áreas Técnicas, como: Psicólogo GMRIO Leonardo Afonso CRP 05/50235, Direito GMRIO Tadeu Pinheiro, Educação Física GMRIO Claudio Cruz, Artes Marciais GMRIO Leandro Machado.  além de Instrutores de Uso Diferenciado da Força, Instrumento de Menor Potencial Ofensivo e Direitos Humanos.
Desejo que as informações técnicas e científicas aqui estudadas e analisadas sirva de subsídio para criação de um Procedimento Operacional Padrão-POP no tange o POSICIONAMENTO DA ARMA NÃO LETAL E ARMA LETAL  no cinto de utilização de equipamento dos guardas municipais, tanto em seus treinamentos  quanto em serviços para uma ação cada vez mais eficiente eficaz e segura..  
________________________________________Sobre a Arma de Choque Elétrico utilizadas do lado da mão forte. Perguntamos:
               
●    Por quê a Arma de Choque Elétrico não deva ficar do lado da mão forte?
●    Como se dá o condicionamento e o treinamento para a utilização dos equipamentos? 
●    Entre (arma de choque elétrico/ arma de fogo) qual sua ação deva ser mais rápida?

Se teve dúvidas, convido a todos para juntos analisarmos o texto abaixo e entendermos um pouco mais.
 ________________________________________

1- VAMOS ENTENDER PRIMEIRO COMO FUNCIONA NOSSO CÉREBRO:

A Teoria do cérebro trino foi elaborada em 1970 pelo neurocientista Paul MacLean, apresentada em 1990 no seu livro “The Triune Brain in evolution: Role in paleocerebral functions”, discute o fato de que nós, humanos/primatas, temos o cérebro dividido em três unidades funcionais diferentes. Cada uma dessas unidades representa um extrato evolutivo do sistema nervoso dos vertebrados. [...]