RESUMO

Neste trabalho procuramos Avaliar os aspectos ambientais e os impactos associados ao ciclo de vida do sabão 777 produzido na indústria Alif Química Quelimane. Especificamente, a pesquisa procurou Identificar as matérias-primas utilizadas para a produção do sabão 777, Descrever as etapas do ciclo de vida do sabão 777, Aplicar a ferramenta ACV ao longo do ciclo de vida do sabão 777 e por fim Avaliar o desempenho ambiental e apontar as possíveis etapas críticas em seu ciclo de vida. A metodologia desenvolvida foi baseada nas normas ABN NBR ISSO 14040 (2009a) e ABNT NBR ISSO 14044 (2009b), numa perspectiva qualitativa. Foi realizado um estudo de caso na industria Alif Química, que produz o sabão e foram avaliados os processos de produção, nos fornecedores das matérias-primas desse sabão, a sua etapa de uso no banho e o processo de descarte das embalagens. O método RECIPE 2008 foi utilizado como metodologia AICV. As categorias de impacto mais representativas no estudo foram as mudanças climáticas, transformação da terra e depleção fóssil. E os subsistemas que mais contribuíram para essas categorias de impacto foram a matriz energética, plantação da palma e produção da lenha.

Palavras-chaves: Avaliação do Ciclo de Vida, Avaliação do Impacto Ambiental, Sabão 777, Industria Alif Química.

1. INTRODUÇÃO

Desde a segunda revolução industrial, a pressão exercida sobre o ecossistema tem aumentado, surgindo a necessidade do desenvolvimento de novas técnicas de conservação, de prevenção e de mitigação ambientais (Romeu, 2013).

Segundo Silva (2003), antes da década de 70, a grande compectividade em todos os sectores da economia, em especial no sector industrial, motivou o desenvolvimento de técnicas e de metodologias para análise, controle e melhoria de processos, não contemplando as questões relacionadas ao meio ambiente e o uso adequado de recursos naturais. Como consequência observou-se o crescimento dos problemas ambientais, a escassez de matérias-primas e vários acidentes em processos industriais com grandes impactos ao meio ambiente.

Na década de 90, observou-se que a preocupação com o meio ambiente ganhou uma nova dimensão. A exploração de matérias-primas escassas e não renováveis e a racionalização do uso de energia passaram a fazer parte da questão ambiental, levando a uma abordagem mais ampla (Romeu, 2013).

É dentro desse conceito que os métodos de avaliação de impactos ambientais têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade actual (TAKAHASHI, 2008). Dentre eles, destaca-se a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que permite avaliar diversos impactos ambientais durante o ciclo de vida de um produto, desde a extracção da matéria-prima no ambiente ate o seu descarte final (berço ao túmulo ou “cradle to grave”) ou ate ao ponto em que todos os resíduos retornam a ele (sistema “cradle to cradle”), caracterizando a avaliação de todos os ciclos produtivos.

O presente trabalho visa avaliar os aspectos ambientais e os impactos associados ao ciclo de vida do sabão 777 produzido na indústria Alif Química Quelimane, para a sua concretização baseamo-nos em metodologias qualitativas, com auxílio da técnica de entrevista.