ANDRÉ LUIZ E SUA OBRA

Desnecessário relatar a importância e a contribuição de André Luiz para a melhor compreensão dos ensinamentos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Segue resumo das suas obras:

·Nosso Lar (1943): André Luiz narra a sua experiênciaapós a desencarnação, descrevendo em detalhes o período passado no Umbral. Relata a emoção de ter sido socorrido e levado a uma cidade espiritual denominada "Nosso Lar", revelando informações antes desconhecidas sobre o Plano Espiritual.

·Os Mensageiros (1944): Alertaaos médiuns quanto à necessidade da prática dos ensinamentos na esfera íntima, evitando surpresas negativas, quando do retorno ao Plano Espiritual.

·Missinários da Luz (1945): Descreve vários processos mediúnicos e como se desenvolvem as providências do plano espiritual, antes, durante e após as reuniões mediúnicas. São descritos atendimentos realizados a encarnados e desencarnados. Destaque ao relato do processo de reencarnação de um espírito, a partir da sua fecundação. Contém também interessante relato sobre a programação da existência terrena.

·Obreiros da Vida Eterna (1946): Esclarece o processo da desencarnação, substituindo o medo pela compreensão deste fenômeno natural.

·No Mundo Maior (1947): Análise dos distúrbios psíquicos a partir do Plano Espiritual, trazendo-nos a abalisada opinião de Espíritos especialistas (Instrutores espirituais). São enfocados os encontros e desencontros da Medicina terrena ante as lições da Doutrina dos Espíritos. Os esclarecimentos espirituais trilhando pela simplicidade e por exemplos possibilitam a todos nós compreendermos como se processam e como devem ser administrados os casos de: esquizofrenia, epilepsia, neuroses várias, fobias, idéias fixas, sentimentos de culpa e mongolismo.

·Agenda Cristã (1947): Curso de espiritualidade onde André Luiz apresenta um ementário de recomendações rigoristas.

·Libertação (1949): Aborda as culpas advindas a todos aqueles — encarnados e desencarnados — que trilharam pelos descaminhos morais, prejudicando a si mesmos e ao próximo.

·Entre o Céu e a Terra (1954):André Luiz revela a história de Amaro, Zulmira e Odila, dentre outros, recuando nos acontecimentos de suas anteriores existências, desde a Guerra do Paraguai até os dias do Rio antigo. Objetiva mostrar a vida comum das almas que aspiram à vitória sobre si mesmas, aproveitando o tempo para a aquisição do progresso moral.

·Nos Domínios da Mediunidade (1954): Obra dedicada inteiramente à mediunidade.
Vida e Morte, berço e túmulo, experiência e renovação, nada mais são do que simples etapas seqüenciais do progresso espiritual, expressando-se, pujantes, num "hoje imperecível". Nossa mente é o nosso endereço e nossos pensamentos são as nossas criações de luz e sombra, de liberdade ou escravidão, de paz ou tortura.

·Ação e Reação (1957): André Luiz e Hilário visitam as sombrias regiões umbralinas, onde colhem as lições desta obra. O sofrimento dos Espíritos desencarnados, que quando na romagem terrena obnubilaram a consciência, é aqui descrito sem rodeios, servindo como poderoso alerta para todos nós.

·Evolução em Dois Mundos (1958): André Luiz alia os conceitos da ciência com a mensagem consoladora de Jesus reavivada pelo Espiritismo, oferecendo admirável estudo científico sobre o harmonioso elo existente na evolução da alma nos dois planos da vida: o mundo material e o mundo espiritual.

·Mecanismos da Mediunidade (1959): Apresenta o estudo e a explicação espírita da mediunidade à luz da ciência. Oferece aos médiuns e estudiosos do tema os recursos para a compreensão de complexas questões da física e da fisiologia que, inteligentemente, vão sendo relacionados com os inúmeros aspectos da mediunidade.

·Conduta Espírita (1960): Coletânea de mensagens esclarecedoras que indicam como agir perante as múltiplas situações e opções que se apresentam na vida do homem.

·Sexo e Destino (1963): Neste livro estão as respostas a esta e a outras das várias indagações sobre o relacionamento sexual humano, com as implicações na vida do Espírito imortal, possibilitando aos interessados "aprender com a biblioteca da experiência". Sexo e destino, amor e consciência, liberdade e compromisso, culpa e resgate, lar e reencarnação, constituem os temas deste livro, nascido na forja da realidade cotidiana. Homossexualismo, poligamia, divórcio, inibições físicas, crimes sexuais — todos estes temas são aqui analisados sob foco da Espiritualidade, em especial da Lei de Ação e Reação, culminando com a certeza inamovível do grande Amor do Pai para com todos, não permitindo que uma única ovelha do Seu redil se perca, em especial as transviadas.

·Desobsessão (1964): Este livro presta valioso auxílio àqueles que se propõem a tratar, com a devida seriedade, em reuniões específicas do centro espírita, o grave problema da obsessão, que, como as mais diferentes e temíveis doenças do corpo físico, se constitui em flagelo da humanidade.

·E a Vida Continua (1968): Tem como tema principal a condição mental dos habitantes da espiritualidade, apresentando o retrato espiritual da criatura ao desencarnar, com o objetivo de demonstrar que a vivência dos habitantes do Além está relacionada com sua condição mental.

Além destes livros, André Luiz, também participou de obras conjuntas com outros autores espirituais, principalmente Emmanuel. A relação abaixo, indica algumas destas obras (as datas são dos prefácios):

·9 de outubro de 1961, O Espírito da Verdade, Autores Diversos, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB;

·2 de julho de 1963, Opinião Espírita, Emmanuel e André Luiz, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB;

·11 de fevereiro de 1965, Estude e Viva, Emmanuel e André Luiz, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB;

·5 de maio de 1965, Entre Irmãos de Outras Terras, Autores Diversos, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB;

·3 de junho de 1972, Mãos Marcadas, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, IDE;

·3 de outubro de 1973, Astronautas do Além, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, J. Herculano Pires, GEEM;

·15 de maio de 1983, Os Dois Maiores Amores, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, GEEM;

·6 de agosto de 1987, Cura, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, G.E.E.M

·17 de janeiro de 1989, Doutrina e Aplicação, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, CEU;