O mercado de ações oferece diversas oportunidades de investimentos. Nas bolsas de valores é possível comprar e vender ações em tempo real, utilizando para tanto os serviços das diversas corretoras de valores. A busca por investimentos que rendam mais que a poupança vem aumentando, conforme aponta BM&FBovespa a participação de investidores pessoa física em 2016 foi a maior desde 2012. De 2015 a 2016 observa-se um aumento de 3.3 pp.

Nesse sentido, é de suma importância que o investidor busque maior capacitação para atuar nesse mercado. A formulação de uma boa estratégia é crucial para obter bons rendimentos e garantir uma maior cesta de consumo ao longo da vida.   

Esse trabalho irá apresentar dois tipos de estratégias utilizados por investidores. Foram feitas simulações de compra e venda de ações com base em séries históricas dos preços passados. Para nortear os momentos de compra e venda, foram utilizados dois indicadores: média móvel aritmética de 9 períodos (MMA-9) e índice de força relativa de 9 períodos (IFR-9). Esse método é conhecido como backtesting. Seus resultados serão organizados e apresentados por meio de um setup.

As empresas analisadas são Gerdau, empresa brasileira que atua no ramo siderúrgico, e o Banco Itaú, maior banco da América Latina, cujos ativos somam cerca de US$ 438 bilhões.

Pretende-se com este trabalho demonstrar o quão importante é a adoção e validação de uma estratégia, utilizando para tanto de recursos como tabelas e gráficos que facilitam análises comparativas.