Fabiana Barbara Pereira de Souza
Isabela Cerqueira Duarte de Freitas
Linda Fernanda Rocha Martins

 Introdução

Um passo em falso e o investidor pode perder tudo! Isso acontece e, por isso, conhecer tudo sobre os indicadores econômicos é tão importante. É importante deixar claro que não existe uma maneira correta, ou uma maneira única de se analisar uma ação. Cada analista costuma ter a sua própria metodologia de análise, onde ele enxerga melhor as suas alternativas e tira suas próprias conclusões para sua tomada de decisões. É através da análise de indicadores, calculados a partir dos dados disponíveis nos demonstrativos, que os analistas obtêm um diagnóstico mais claro da situação e desempenho recente das empresas.

Desta forma, os indicadores nada mais são do que um cálculo matemático feito com os preços e/ou com os volumes. Pode-se, por exemplo, calcular a média dos preços num determinado período de tempo, ou então somar todas as altas e depois todas as baixas, pode-se multiplicar as altas pelas baixas, e ainda calcular o aumento exponencial do volume.

No entanto, fazer malabarismos matemáticos incríveis com esses dois números. Tudo isso para poder visualizar de uma forma mais clara e objetiva como os preços estão se movimentando.

Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de compras e vendas, e uma previsão das perdas e ganhos do mercado de ações, através dos principais indicadores MMA-9 ( media móvel aritmética) e IFR-9 (índice de forca relativa). Para avaliação dos setup serão utilizados backtestings que se traduz com os dados utilizados do passado. Será realizada a analise de compra e venda em uma serie histórica das empresas Itaú e Petrobras.  

Os backtestings realizados para as empresas em estudo será durante o período de 2012 a 2017 sendo o indicador MMA-9 usado para a empresa Itaú e o IFR-9 para a empresa Petrobrás.

Portanto, indicadores servem para mostrar os preços de uma forma mais clara e simples. Com base neles, mas não só neles, podemos tomar uma decisão sobre comprar ou vender determinado ativo. O nome à maneira de decidir quando comprar ou vender um ativo é Setup.

2.0 Apresentacao das empresas e dos setup

2.1 Empresa Itau

O Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e dos maiores grupos empresariais do país. Embora a história dos bancos Itaú e Unibanco seja de décadas atrás, o surgimento do grupo na formatação atual ocorreu em 2008 com a fusão das instituições durante a crise do subprime. O lucro líquido recorrente acumulado no ano de 2012 alcançou o montante de R$ 14.043 milhões, redução de 4,1% em relação ao ano anterior. O resultado foi impactado, principalmente, pelo aumento de 31,9% das perdas com créditos e sinistros, compensado pelo crescimento de 4,9% da margem financeira gerencial, pelo crescimento de 8,3% das receitas de prestações de serviços e tarifas bancárias e pelo controle de custos implantado pelo banco que propiciou um crescimento nas despesas não decorrentes de juros abaixo da inflação verificada no período. (Relatório Anual Banco Itaú, 2012). O ano de 2017 mostrou-se ser um ano muito desafiador, diante de um cenário de queda de juros, crédito ainda se recuperando, volumes aquém do esperado e os eventos de maio que afetaram a recuperação da economia. A Selic menor foi compensada por um menor custo do crédito, aumento da receita com tarifas e crescimento de despesas abaixo da inflação. Ainda do lado positivo foi possível observar uma queda da inflação e início da retomada da economia.(Toro Radar, 2018). Com a redução nas despesas de provisão contra calotes, o Itaú Unibanco (ITUB4) apresentou lucro líquido de R$24,9 bilhões em 2017, mostrando um aumento de 12,3% na comparação anual. (Toro Radar, 2018). [...]