PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC-MINAS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais - ICEG

 

Izabela de Fátima Silveira Costa

Mariana Felício Alves

 

FUSÃO ITAÚ-UNIBANCO

E A INTERVENÇÃO DO CADE

 

Belo Horizonte

2016

O que é Cade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, conhecido como Cade, é uma autarquia do governo federal brasileiro, presente no Ministério da Fazenda, que tem por incumbência, no âmbito do Poder Executivo, a fiscalizaçãoda atividade econômica no país, prezando pela livre concorrência de mercados. No exercício de suas atividades e zelo pela livre concorrência, o Cade possui três atribuições:

  • Preventiva: analise e decisão a respeito de fusões, aquisições e incorporações de empresas que possam prejudicar a livre concorrência.
  • Repressiva: investigação e julgamento de cartéis;
  • Educativa: instrução e incentivo ao público geral a respeito da importância da livre concorrência, através de parcerias com universidades, institutos de pesquisa, palestras, cursos, etc.

Fusão Itaú-Unibanco e a análise do Cade

Anunciada em novembro de 2008, a fusão dos bancos brasileiros Itaú e Unibanco representa o maior banco da América do Sul e o 9º maior das Américas.Com a fusão a marca Unibanco foi extinta em todas as agências, passando apenas a usar apenas a marca Itaú: a integração foi concluída em 18 de outubro de 2010 e custou mais de mais de 1 bilhão de reais.

“Segundo as instituições financeiras, o novo banco resultante da fusão terá R$ 575 bilhões em ativos e patrimônio líquido de cerca de R$ 51,7 bilhões. Contará com aproximadamente 4,8 mil agências, representando 18% da rede bancária; e 14,5 milhões de clientes de conta corrente, ou 18% do mercado.”

Devido ao grande impacto da fusão no mercado brasileiro, era necessária a aprovação do Cade a respeito de tal, para que este garantisse que o novo banco não monopolizasse parte do mercado financeirodo país e garantisse a legitimidade deste mercado.

“Em volume de crédito, representará 19% do sistema brasileiro; e em total de depósitos, fundos e carteiras administradas, atingirá 21%.”

Pela análise do relator Fernando Furlan “é pouco provável o exercício de poder de mercado” pelo novo banco, visto que os bancos públicos também representam agentes importantes à competição de mercado e têm por objetivo “incentivar a concorrência no setor”.

Depois de apresentada e analisada, a proposta passou pelo Cade sem restrições.

A união entre os dois bancos se acelerou devido à crise mundial no sistema financeiro. A medida foi bem vista por Henrique Meireles, presidente do Banco Central do Brasil, afirmando que a fusão se trata de uma iniciativa que contribui para o fortalecimento do sistema financeiro nacional na atual conjuntura do mercado financeiro internacional.

O spread (diferença paga pelos bancos na captação de recursos, diferença entre o menor preço de demanda e o maior preço de oferta) nas operações de crédito teve uma pequena redução em 2008, ano atípico para as instituições financeiras, porém, aumentou em 2009, quando o foco da instituição foi as o aumento de suas linhas de crédito principalmente no credito imobiliário e financiamento de veículos, aproveitando os incentivos do governo para aumento do consumo.

O Itaú Unibanco Holding S.A (a empresa criada para os dois bancos) tem, em comparação com as contas dos dois bancos anteriores, um poder de mercado substancialmente maior. Um significativo aumento do seu poder de mercado, através do tamanho da organização e de seus recursos, que se tornaram relevantemente maiores, tornando-se mais competitivo.

 

BIBLIOGRAFIA

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,cade-aprova-fusao-itau-unibanco-imp-,597073

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL846978-9356,00-UNIBANCO+E+ITAU+ANUNCIAM+FUSAO+E+CRIAM+GIGANTE+FINANCEIRO.html

http://economia.uol.com.br/ultnot/2008/11/03/ult4294u1817.jhtm

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/cade-aprova-fusao-itau-unibanco-restricoes-588976

http://www.cade.gov.br