TEXTO: ATOS 2.42-47 

INTRODUÇÃO:           

Primeiro precisamos definir qual o significado da palavra igreja: etimologicamente vem do grego ekklesia, tradução: assembleia, chamado para fora, dicionário: (é o conjunto de cristãos unidos pela mesma fé, comunidade dos cristãos). A palavra igreja aparece pela primeira vez no Novo Testamento em Mateus 16.18: “Pois, também, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (assembleia, comunidade), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

  • Igreja não é o espaço físico. O templo é o local onde a igreja se reúne;
  • Igreja é a reunião dos santos, dos que foram lavados e remidos pelo sangue de Cristo;
  • Igreja é a noiva de Cristo;
  • Igreja militante é a que, ainda, está aqui na terra perseverando, lutando pela fé;
  • Igreja triunfante é a que já está na glória eterna com Deus;
  • Igreja visível é a que vemos, mas a invisível somente Deus a pode ver;
  • Igreja é o corpo vivo com vários membros, onde a cabeça é Cristo. 

A igreja primitiva, cujas características lemos nesta passagem, não era uma igreja perfeita como muitos pensam a igreja primitiva não era uma igreja ideal, sem defeitos, pois, nela, existiam os falsos profetas com seus falsos ensinos, a autoridade apostólica de Paulo foi contestada, algumas pessoas levavam alimentos para a ceia, mas não repartiam com o irmão necessitado, Ananias e Safira venderam sua propriedade e mentiram sobre o valor ofertado a Deus, a igreja sofria perseguição, as viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição dos alimentos. Então, assim como nós temos os nossos problemas, a igreja primitiva também tinha os seus, porque a igreja é feita de pessoas e onde tem pessoas, tem problemas para resolver.

Mas essa mesma igreja com todos os seus defeitos, com todos os seus problemas, ela é amada por Deus, Jesus morreu por ela, Jesus se entregou por ela, é o povo que Deus escolheu dentre todas as nações para ser o seu bem precioso, para ser objeto do seu amor, não porque ela seja melhor que as outras nações, não porque ela tenha algo de especial, mas, foi porque Deus resolveu amar esse povo, a igreja é de Jesus, é propriedade exclusiva dEle, Ele é a cabeça da igreja, não é do pastor, não é do presbítero, não é da denominação tal, ela é de Deus. Efésios 5:25 diz: “maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” 

Pergunta introdutória:

O que você tem feito pela sua igreja, pela comunidade local, pelos seus irmãos na fé? Pela sua família espiritual?

Você tem orado pela sua igreja? Tem jejuado? Você tem se doado para a igreja, você tem servido aos irmãos na fé?

O grande problema, hoje em dia, é que as pessoas só querem ser igreja quando tudo vai bem, quando tem louvorzão, programações boas, festas, pessoas alegres, pastor animado, mas quando vêm os problemas, a pessoa logo pensa em sair da igreja, _ não quero fazer mais parte desse lugar, aqui só tem problema, só tem pessoas problemáticas, e então, prefere pular do barco ao invés de ajudar a igreja na hora em que ela mais precisa. Quando você fala mal de sua igreja, sem saber você está falando mal de você mesmo, porque a igreja é você, somos todos nós, então ame a sua igreja, sonhe com sua igreja, batalhe para que ela seja uma igreja saudável aos olhos de Deus, lute por ela e não faça como muitos que preferem sair e ainda falam mal dela para outras pessoas. 

Como amar a sua igreja?

Devemos perguntar ao dono da igreja, Jesus. É ele quem vai dar a direção, é Ele quem vai dar a resposta correta. A igreja primitiva nos deixou alguns princípios que podemos aplicar em nossas vidas: 

1) MANTER-SE FIRME NA PALAVRA E NA ORAÇÃO (v. 42)

A igreja dos primeiros séculos perseverava na palavra, mesmo com as perseguições, com todas as dificuldades, eles eram pessoas que persistiam na oração. Quero dizer que sem leitura da palavra de Deus e oração dificilmente você será direcionado por Deus, dificilmente você crescerá na vida espiritual, você poderá cair no erro que muitos cometem: esquecer dos preceitos do Senhor e seguir os conselhos errados de outras pessoas. A sua vida não pode ser dirigida pelo que a mídia, os artistas ou as novelas dizem, mas pelo que Deus diz. Quando você busca a direção de Deus em oração e leitura, pode ter certeza, Deus vai te responder Ele vai te guiar pelo caminho correto. No verso 43 diz que: em cada alma havia temor, hoje em dia as pessoas não têm mais temor de Deus, não pensam nas conseqüências, querem fazer o que lhe agrada e não o que agrada a Deus. Não atentam mais para o que Deus diz, seguem os seus próprios pensamentos, ficam procurando alternativas, _ eu acho que a Bíblia tá falando assim, acho que é desse jeito, o que eu ou você acha é irrelevante, se está escrito na Bíblia é porque Deus falou e pronto. Uma das conseqüências do temor a Deus está respondida no verso 43: e muitos sinais e prodígios eram feitos por intermédio dos apóstolos. A bíblia diz que os sinais acompanham os que crêem isso é a mais pura verdade. 

2) ANDAR JUNTO COM SEUS IRMÃOS (v. 44)

Salmos 133.1”como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” a Bíblia está repleta de passagens onde é enfatizada a unidade, “uma casa dividida entre si mesma não subsistirá”, “andaram dois juntos se tiverem acordo”?

Andar junto é compartilhar os mesmos objetivos, é trabalhar junto para alcançar os mesmos alvos, andar junto é ajudar o seu irmão quando precisar, andar junto é ter uma palavra de benção nas horas difíceis. Tinham tudo em comum, ou seja, não havia tanta desigualdade como hoje, o princípio de ajudar os que não tinham muitos bens é uma verdadeira lição devemos aprender com a igreja primitiva. Hoje, raramente vemos isso acontecer, há os que têm muito, mas não ajudam os que não têm nenhum bem, infelizmente esse princípio virou uma utopia. É extremamente difícil você dividir os seus bens que conquistou cm muito esforço e trabalho, é uma situação complicada, é um gesto altruísta e raríssimo de acontecer nos dias atuais. Hoje, grande parte da igreja evangélica está dominada por um sistema onde prevalece a lei do mais forte, e somente os que têm bens materiais é que são abençoados por Deus, é a teologia da prosperidade, essa teologia é de origem mundana, vem do capitalismo, os fracos e pobres são esquecidos. V. 45 diz que eles vendiam suas propriedades e distribuía a quem tinha necessidade, Jesus não tinha propriedades, nem riquezas terrenas, mas ele tinha um tesouro muito mais precioso que qualquer coisa nesse mundo, a salvação, a vida eterna, Ele morreu para nos dar vida e isso já o suficiente para vivermos alegres e agradecidos. 

3) SONHAR COM SUA IGREJA (v.46)

Se interesse pela sua igreja, se envolva, participe das programações, procure um ministério na igreja onde você possa desenvolver os seus dons, se não tiver abra um ministério e confie em Deus, procure a liderança, se ofereça para trabalhar, Jesus disse que “o maior não é o que está à mesa, mas o que serve” (Lc 22.27), procure servir e você vai crescer espiritualmente, as pessoas vão te respeitar, os irmãos vão saber que sempre pode contar com você, porque você está disposto a ajudar. Muitas vezes temos um conceito errado sobre a igreja que freqüentamos, mas é o seu ponto de vista, é a forma que você vê, precisamos olhar de outra forma, ser mais otimistas e acreditar que Deus está no controle de tudo, e que com Ele tudo vai dar certo (Ilustração das calças).

Tenha pensamentos bons a respeito da sua igreja, pense nela crescendo espiritualmente, com bastante visitante, com vidas sendo transformadas, com famílias sendo abençoada, uma igreja saudável que alegra o coração de Deus.

Conclusão:

Precisamos perseverar na palavra e oração, precisamos andar juntos com os irmão e sonhar com a nossa igreja, com certeza, fazendo isso, nós vamos aprender a amar mais a nossa igreja, e conseqüentemente amaremos mais ao dono da igreja, que é Cristo, no versículo 47 está a manifestação da graça de Deus sobre a igreja que buscar praticar recomendações, diz que: “enquanto isso hes acrescentava o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos, Deus envia pessoas para igrejas saudáveis, Ele não vai mandar pessoas para igrejas doentes, se não elas ficaram mais doentes ainda. A Igreja que tem o temos do Senhor ela cresce espiritualmente e também em números porque Deus vai acrescentando os vão sendo salvos.