ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE!

Por Ciro Toaldo | 17/11/2025 | Religião

ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Quando refletimos sobre o Capítulo VI, O Cristo Consolador, dentro do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 5 a 8 o Advento do Espírito da Verdade, devemos entender que este advento se refere ao surgimento da doutrina espírita no século XIX, como o Consolador prometido por Jesus, trazendo à humanidade a verdade espiritual que estava sendo obscurecida. 

Sob a orientação do Espírito de Verdade, visto por muitos como a própria identidade do Cristo, ou de um conjunto de espíritos superiores sob sua direção, a codificação Espírita foi elaborada. 

Portanto, estes itens do capítulo seis, tendo a instrução do Espírito da Verdade, Paris, em 1860, apresenta um objetivo claro que é ajudar as criaturas que estão dispostas a buscar sua evolução moral, esclarecendo que deve haver sobre a vida após a morte, o conhecimento da justiça divina, e que essa irá guiar a humanidade para o amor e a perfeição.

Assim sendo, o Espiritismo deve ser visto como o Consolador prometido por Jesus, que trouxe consolo e esclarecimento aos sofredores e fazendo desaparecer as trevas do materialismo do qual somos tão apegados. 

A chegada da verdade espiritual, é a manifestação de forma clara, acessível e completa para toda a humanidade, que se encontrava em uma fase de desenvolvimento que não permitiria a compreensão de tais ensinamentos anteriormente. 

Neste sentido, podemos nos perguntar: quais são os reais objetivos deste Espírito da Verdade: o primeiro é que nos proporciona instrução e orientação, trazendo consolo aos deserdados, incentivo a resignação e a esperança para nunca desanimar na prática do bem. Outro grande objetivo é de lembrar ao humano o combate ao materialismo que ajuda a humanidade a progredir espiritualmente. A doutrina espírita serve como um lembrete da existência de Deus e do amor divino, reunindo o bem que já existe na humanidade. Também O objetivo é que vivos e mortos se socorram mutuamente, com a vida sendo vista como um período para o desenvolvimento de virtudes, sempre destacando a CARIDADE E HUMILDADE. 

Quando buscamos instrução, especialmente com base nas obras básicas da doutrina espírita, compreendemos que o Espírito de Verdade nos apresenta luz e direção para nosso caminho.

Em nossa Casa Espirita Paulo e Estevão, situada em Naviraí MS, todos os sábados, há cursos sobre as obras básicas da doutrina Espírita, por exemplo, faço parte do grupo que estuda o livro A Gênese de Kardec, está sendo um estudo maravilhoso, e no capítulo XVII, sobre as predições do Evangelho, há explicações sobre a Anunciação do Consolador, Kardec afirma no item 40: “O Espiritismo realiza todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Essa doutrina é fruto do ensino coletivo dos espíritos, Ensino a que preside o Espirito de Verdade”.  

E, no Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo VI, item 5, temos o ensinamento que “O Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e levanta as ondas, diz: “Vinde a mim, vós que sofreis!” E, também há outro grande ensinamento: Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana. Jesus sendo um espírito puro e elevado, nos ensinou que o importante é o amor e a prática da caridade. A instrução dos espíritos neste item 5, também deixa um apelo aos Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.

No item sete, deste capítulo 7, encontramos outra magnifica lição: Eu sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que cura. Os fracos, sofredores e enfermos são meus filhos prediletos, e venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, vós que sofreis e que estais sobrecarregados, e sereis aliviados e consolados. 

Pergunto, amigo leitor: Quem é o grande médico das almas? E quem afirmou: Vinde a mim, vós que sofreis? Obviamente que o Espírito de Verdade, Jesus, cumpre a promessa de enviar o Consolador Prometido, de forma que Ele cuida diretamente da vinda do Espiritismo à Terra, sendo que os demais Espíritos que colaboraram na Codificação, tais como, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, Sócrates, Platão, Paulo, São João Evangelista, Erasto, e outros agiram sob a Sua inspiração direta.

Deixo a mensagem de Bezerra de Meneses: “O mundo está repleto de organizações que não resolvem o problema da humanidade. Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra, O ÚNICO REMÉDIO EFICIENTE É O EVANGELHO DE JESUS NO CORAÇÃO HUMANO.

Sejamos defensores da Doutrina Espírita que contribuiu para elevar a nova Humanidade, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela conduta e pelo exemplo e, lembrando Kardec, proclamemos aos problemas do mundo: “Fora do Cristo não há solução”.

Muita luz para todos!

 

Artigo completo: