RESUMO

O presente artigo apresenta como objetivo reconhecer os benefícios da utilização do ácido salicílico no tratamento de acne. Para tanto, tem como objetivos específicos: apresentar o aspecto geral da pele; definir a acne; classificar a acne e seus graus e mostrar como o uso do ácido salicílico pode ser benéfico no tratamento da acne. No estudo apresenta a divisão da pele, sendo epiderme, derme e hipoderme. Define a acne, segundo os autores pesquisados e classifica-a em graus sendo: grau I, II, III, VI e V. Mostra de que forma o ácido salicílico atua na pele com acne. O artigo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, realiza discussões acerca do tema e apresenta os resultados. Traz como conclusão, o alcance do objetivo do estudo, mostrando o quão é benéfico o uso do ácido salicílico no tratamento da pele com acne.

Palavras-chave: Acne, Ácido salicílico, Pele, Peeling, Tratamento.

1 INTRODUÇÃO

A acne é caracterizada por ser uma patologia da pele que acomete principalmente adolescente, mas que em alguns casos acomete também pessoas na fase adulta. Esse problema traz conseqüências desastrosas para as pessoas, visto que acaba por atingir a sua auto estima, podendo causar depressão e isolamento social.

O tema a ser abordado nesse artigo é o tratamento da acne com ácido salicílico. Assim, pretende mostrar e reconhecer o quanto é benéfico o tratamento de acne feito por meio de peeling utilizando o ácido salicílico.

O artigo apresenta como objetivo geral: reconhecer a ação benéfica do ácido salicílico no tratamento da acne. Para o alcance desse objetivo, o estudo tem como objetivos específicos: apresentar o aspecto geral da pele; definir a acne; classificar a acne e seus graus e mostrar como o uso do ácido salicílico pode ser benéfico no tratamento da acne.

Esse estudo aborda o tratamento de acne utilizando o peeling com ácido salicílico, o que traz melhorias significantes para a pele com acne. Devido a grande vantagem em se utilizar esse ácido para melhorar a pele do paciente é que esse estudo se justifica.

Para tanto, o estudo apresenta discussões fundamentadas através de pesquisa bibliográfica, com a fala dos autores: Likes, Amaral e Deon (2012), Jasinski, Lubi (2015), Borges; Scorza (2016), Fonseca et al. (2012) entre outros.

OBJETIVO GERAL

  • Reconhecer a ação benéfica do ácido salicílico no tratamento da acne.

Objetivos específicos

  •  Apresentar o aspecto geral da pele;
  •  Definir a acne;
  • Classificar a acne e seus graus;
  • Mostrar como o uso do ácido salicílico pode ser benéfico no tratamento da acne.