“AVRAHAM HÁ-IVRI E OS TRÊS MALAHIM”

“ABRAÃO E OS TRÊS ANJOS”

 

Pr. Alexandre Augusto

Itajubá/MG

Redigida em: 12/12/09

Quadrangular

www.pralexandreaugusto.wordpress.com.br

 

“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA. ACREDITE”.

Texto:

Gênesis - 18

01.   Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.

02.   Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,

03.   E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.

 

Ø      INTRODUÇÃO

                   Esta será uma mensagem que irá mudar sua vida. Por isso peço que preste bem atenção naquilo que o Senhor lhe trouxe através deste vaso de barro. A mensagem abaixo é fruto de estudos e busca por um conteúdo que venha influenciar vidas. Confesso que quando ministrei esta mensagem na igreja onde pastoreio, vidas foram impactadas e transformadas pelo poder contido na palavra de Deus. Toda a igreja foi tocada pelo poder do Senhor. Por isso pegue este conteúdo e propague em todos os cantos por onde passar, assim estará colaborando com a seara do Senhor.

 

Ø      QUEM ERA ABRAÃO

A longa jornada do povo de Israel se inicia com Abraão, o primeiro patriarca. Primeiro monoteísta da história, Abraão rebelou-se contra a idolatria reinante, foi também o primeiro a proclamar que Deus é Um e Único e que o mundo tem um único Senhor do Universo. Sem ter tido “ninguém para ensinar-lhe”, Abraão abandonou todos os ensinamentos e tradições de seus pais e a terra onde vivia para seguir a Voz que o levava a Deus. Segundo o Midrash, ele era chamado de Avraham, ha-Ivri, Abraão, o Ivri, que significava “o que passou para o outro lado”. Pois Abraão enfrentou o mundo sozinho: ele, o monoteísta, de um lado; o resto do mundo, politeísta e idólatra, do outro.

Abraão foi o primeiro judeu. Com ele e através dele, Deus selou uma aliança sagrada e perpétua com o povo de Israel, assegurando-lhe que seus descendentes seriam numerosos como as “estrelas do céu“ e herdariam a Terra Sagrada. Nosso primeiro patriarca ensinou a verdade à sua família e a todos ao seu redor, mas, principalmente, a seu filho Isaac, que a transmitiu a Yacoov e este, a seus filhos, que deram origem às doze tribos. Assim, a herança de Abraão passou de pai para filho em uma corrente espiritual que atravessa os séculos. O legado de Abraão é sinônimo de fidelidade, lealdade, bondade, fé e coragem, pois sua fé em um Único Criador, Justo e Bom, exigia do homem integridade absoluta em relação a Deus e aos outros homens. Seus atos moldaram e inspiram o povo de Israel, que se refere a ele como Avraham Avinu, nosso pai, Abraão.

Ele, Abraão, filho de Terá, um fazedor de imagens, deixou toda sua casa, em Ur dos Caldeus que hoje é o Iraque, para seguir um Deus que tem todo o poder. Abraão foi o responsável pela conversão de seu pai, e sua mensagem ainda hoje tem convertido vidas. Este era Abraão, pai de Isaque e avó de Jacó.

 

Ø      O CONTEXTO

                Gostaria de comentar um pouco sobre a situação em que, Abraão se encontrava no momento em que o Senhor, em forma corpórea de três anjos apareceu.

                Note que o texto diz que ele estava assentado na porta da tenda em um momento que numa questão de lógica ele deveria estar dentro da tenda e não fora, era meio dia, talvez você não saiba, mas no oriente o calor do meio dia pode chegar a 40º graus ou mais. Então eu me pergunto o que um velho homem estaria fazendo assentado no lado de fora da tenda? (leia a mensagem O SOL DO MEIO DIA)

                Penso que Abraão estava atravessando um momento difícil em sua vida, pois deixou toda sua família, sua terra, sua casa, seus amigos, por uma promessa de ser pai, um sonho que alimentava juntamente com sua amada esposa, Sara. Mas os dias passavam e nada de filho, nada de se cumprir a promessa de ser pai de uma grande nação. Então talvez, em um momento também de indagações de Sara, que bem sabemos que a mulher tem a dádiva de muito falar, ela talvez começou a falar, e Abraão por não saber dar respostas, preferiu sair para fora da tenda.

                Aqui eu aprendo que é nos momentos mais difíceis que o Senhor vem ter conosco. Lembre-se que Ele só veio a Agar, depois de ter acabado os recursos, para mostrar que Ele ainda tem solução para os problemas, note que Ele só aparece quando Daniel está na cova e não antes, para mostrar que Ele faz até leão jejuar, note que Ele só veio quando Sadraque, Mesaque e Abdnego estavam no meio da fornalha, e não antes, para mostrar que Ele sempre está conosco no meio da prova.

                Então, quando tudo vai mau na vida de Abraão, ele se assenta talvez para chorar, em um lugar que Sara não estaria, e chorando e clamando ele levanta a cabeça e vê três varões. Mas quem eram estes varões? O que eles estariam fazendo ali?

 

Ø      ANJOS, MENSAGEIROS DE DEUS

                No hebraico anjo se escreve Mala’ch, e no plural é Malahim. Aprendemos que estes seres são mensageiros do Senhor e servem a nós, para que possamos cumprir algumas tarefas.

                O texto diz que depois lhe apareceu o Senhor, mas ao levantar os olhos ele vê três varões. E este relato me fez indagar o Senhor o porquê de três anjos, três Malahim, viesse até a Abraão, pois para Agar um Mala’ch, para Daniel um Mala’ch, e para os três jovens na fornalha um Mala’ch, mas para Abraão três Malahim? E bem sabemos que Deus não faz acepção de pessoas.

                Bom! Então o Senhor me fez ir à busca. E pude perceber que um anjo no qual conhecemos seu nome, Gabriel, sai do céu para levar uma mensagem ao profeta Daniel, mas fica retido no mundo espiritual por demônios, e ele não lutou, pois era mensageiro e não anjo de guerra. A isto Deus manda que outro anjo, o qual também conhecemos, Miguel, saísse em defesa de Gabriel e o liberta, pois Miguel tinha a função de guerra. E se recordarmos do tanque de Betesda, veremos que de tempo em tempo, um anjo, o qual alguns denominam Rafael, vinha agitar as águas. E assim por diante.

                Então compreendi que anjos possuem limitações, e entendi que eles não podem cumprir duas missões, mas um anjo só pode cumprir uma missão por vez. Então compreendi que havia três missões a serem realizadas na vida de Abraão naquele momento, as quais tinham função primordial em sua vida, e se fazem reveladas agora para cada um de nós nesta mensagem.

                Como disse três missões deveriam ser realizadas, e sobre elas tratarei da terceira para a primeira, para que possamos ser surpreendido na revelação, assim como preguei no púlpito da igreja que pastoreio.

 

 

Ø      O TERCEIRO ANJO E A TERCEIRA MISSÃO

                Fazia-se necessário destruir duas cidades, chamadas Sodoma (na origem significa Sal) e Gomorra (na origem significa submersão), pois os pecados destas cidades eram um risco para a contaminação de um povo que ainda estava por vir, além do que todo pecado perturba o coração de Jeová.

                Se observarmos no capítulo seguinte (Gn-19:01) veremos que agora dois Mala’ch, dois anjos são citados estando na região de Sodoma e Gomorra, mais precisamente na casa de Ló.

                Sim! Deus vai remover todo e qualquer obstáculo que estiver no caminho de seus fieis filhos, aqueles que realmente tem dado orgulho aos olhos de Deus, e pago um preço para estarem na presença de Deus. Ele, o Senhor vai destruir nossos inimigos, aqueles que procuram nos destruir, nos derrubar, e pisar sobre nós. Deus vai destruir todos os medos que assolam nossas almas, medos que afligem nossos corações. Com certeza toda Sodoma e Gomorra se encontrarão com o cálice da ira de Deus.

                Eu profetizo que este anjo agora está saindo do céu em direção a sua vida, sua casa, e embainhado de uma espada de fogo, vai limpar seu caminho e então suas vitórias serão maiores, tão somente continue firme na presença de Deus, não vá desonrar a Deus neste momento, fique firme.

 

Ø      O SEGUNDO ANJO E A SEGUNDA MISSÃO

                Quando Abraão recebe o chamado de Deus para deixar sua parentela, ele obedece e arruma tudo, mas uma pessoa se achega a ele e pede, “deixe-me ir contigo?” Esta pessoa é seu primo, chamado Ló, que sai para a caminhada com Abraão, e devemos entender que para ir com Abraão, era necessário que ele cresse no Deus que Abraão acreditava. Se Abraão permitiu que seu primo fosse com ele, com certeza Deus estava no negócio, e Ló era uma boa pessoa e acima de tudo amado por Abraão.

                Mas depois de alguns problemas, eles se separam de forma amigável e Ló vai habitar nas campinas de Sodoma e Gomorra. Como agora Deus decidiu destruir o obstáculo, o primo de Abraão corria perigo e para que Ló não morresse, era necessário que ele fosse salvo daquele lugar.

                Deus estava restituindo a Abraão seu amado primo. Assim eu vejo a revelação de que o Senhor quer restituir tudo que perdemos, seja por incapacidade, seja por incompetência, seja pelos ataques do ladrão chamado Diabo, seja o que for, se neste momento nos mantivermos perseverantes na presença de Deus, então suas promessas se cumprirão em nossas vidas. Por isso eu digo a todos que se alimentam desta mensagem, há um vento de restituição vindo a  seu encontro, e tudo que lhe foi roubado Deus quer lhe restituir, e mais uma vez se creres nesta palavra, eu profetizo que o segundo anjo já saiu do céu para lhe restituir tudo que é seu.

 

Ø      O PRIMEIRO ANJO E A PRIMEIRA MISSÃO

                Quando Abraão estava assentado na porta da tenda, lhe vem três varões, três anjos, três mensageiros de Deus, a seu encontro. Depois dois deles vão para a região de Sodoma e Gomorra para cumprir as outras duas missões que vimos anteriormente, mas o primeiro anjo não aparece para Ló, pois este já havia cumprido sua missão na porta da tenda de Abraão. Mas qual era essa missão?

                Após Abraão ofertar ao Senhor, ele então descobre qual era a primeira missão do primeiro anjo. O cumprimento da promessa dita por Deus.

                Abraão havia recebido a promessa de ser pai, não só de uma grande nação, mas esta promessa também tinha a ver com ter um filho, que com certeza era o sonho de Abraão e Sara. Por isso devemos ter sonhos em nossas vidas, por o nosso Deus é um Deus sonhador, e Ele adora encontrar um coração sonhador.

                Assim o tempo passa e nada acontece na vida de Abraão, o filho não vem e agora ele e sua esposa eram adiantados em idade.

                Muitas vezes achamos que Deus se esqueceu de suas promessas, aquelas feitas a nós em momentos que pagávamos o preço. Mas Deus não se esqueceu de Abraão e o primeiro anjo diz para Abraão que dentro de um tempo ele estaria segurando seu filho nos braços.

                O primeiro anjo foi enviado para lembrar Abraão que Deus é um Deus de mente eterna e assim como ele enviou um anjo na porta da tenda de Abraão, Ele também enviará um anjo em sua casa se creres nesta palavra, e dela tomar posse, e dela fizer lei de fé. O Deus que você serve não brinca de ser Deus, Ele é Deus. Ele é o Senhor que me enviou para lhe dizer que três Malahim estão deixando o céu para se encontrar com você, comece a orar para que o diabo não lhe tire do caminho do Senhor, continue firme no propósito se servir o Deus de Israel, ainda que as coisas estejam um tanto difíceis como estavam para a vida de Abraão. Ainda que esteja assentado á porta da tenda. Ainda que o sol do meio dia lhe superaqueça a sua vida.

                Deus não se esqueceu de você, Ele está trabalhando neste momento, para cumprir a promessa que Ele fez, mas veja bem! As promessas que Ele fez! Seus sonhos, seus projetos não estão perdidos.

 

Ø      CONCLUSÃO

                Muitos de nós chegamos pertos da vitória, ou de uma grande benção muitas vezes, mas não provamos daquilo que Deus quer que provemos, pois quando estamos perto, quase tocando na benção, então desistimos e precisamos voltar e começar tudo de novo. Vou lhes contar uma história.

                “Certa mulher serva de Deus, há muitos anos orava por um sonho, o de ter uma casa própria. Os anos passaram e ela já era uma senhora de cabelos brancos, e certo dia decidiu não mais orar pelo seu tão importante projeto, o qual lhe custou noites de oração e joelhos no chão. Então na mesma noite ela dormiu e em sonhos recebeu um recado da parte de Deus. Enquanto dormia viu quando um anjo se aproximou de sua cama e lhe chamou pelo nome. Ela pode observar que era mesmo um anjo, pelo brilho e resplendor que possuía. E nas mãos ele tinha uma taça com um líquido transparente. Então ela perguntou ao anjo o que seria aquilo. Neste momento o anjo virou a taça, deixando cair o líquido no chão, e assim ele disse: Esta taça continha suas lágrimas, que a anos eram colhidas pelo seu sonho elas foram derramadas e nenhuma delas se perdeu, e a taça estava quase cheia, para que o preço de seu sonho fosse aceito, porém você desistiu de orar, então elas estão derramadas, e se queres seu sonho terás que encher esta taça novamente. Então aquela mulher acordou do sonho e passou a noite chorando pela misericórdia de Deus.”

O final dessa história eu não sei lhe dizer. Se ela teve que encher a taça novamente eu não sei. Se alcançou a misericórdia de Deus para que não se perdesse suas lágrimas também não sei. Mas de uma coisa eu sei, eu não vou parar de buscar, orar, e pagar o preço que for por meus sonhos.

“”Sonhe, ouse sonhar. Você nunca irá além de seus sonhos!”” E lembre-se:

 

Salmo 56:8 - Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?

Apocalipse - 7:17 - porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0(xx)35.9199.71.01

Ou 0(xx)35.3621.16.17

[email protected]