"A PRESENÇA DE DEUS"

Pr. Alexandre Augusto
Quadrangular - Itajubá/MG
Acesse: www.pralexandreaugusto.wordpress.com

"ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA".

ÊXODO ? 33
01. DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
02. E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
03. A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
04. E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
05. Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
06. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
07. E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
12. E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos
13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
14. Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
15. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.

 INTRODUÇÃO
Esta mensagem será para todos aqueles que lerem uma jóia rara e preciosa, pois creio que o conteúdo nela introduzido é algo fora do comum. Por isso como sempre peço, gostaria que você abrisse seu humilde coração e recebesse este contexto como um alimento precioso.
Sempre procuro ministrar algo que realmente seja um banquete para as pessoas que comparecem nos cultos da igreja onde pastoreio. Sempre digo aos ouvintes que meu desejo é que a palavra de Deus caindo em seus corações fique e produza frutos. Hoje tenho visto que o povo está atrás do que muitos chamam de "reteté", ou um culto mais pentecostal, não que isso seja errado, mas é só perguntar para alguns qual foi a mensagem do pastor, que estes vão dizer que não se lembram.
Assim, quero crer que esta mensagem jamais será esquecida por cada leitor que nela colocar seus olhos e abrir seu coração.
Intitulei esta mensagem de "A PRESENÇA DE DEUS", que muitos pensam que tem e não tem e outros têm e não sabem que tem. Mas a verdade que não sabemos se Deus está conosco ou não. Mas sei que ainda existem uns poucos que sabem que tem a presença de Deus em suas vidas. E assim eu quero crer que esta humilde mensagem nos irá conduzir a presença de Deus.

 QUEM FOI MOISÉS
Na história do Êxodo (que em grego quer dizer saída) e no hebraico Shemot, encontramos a figura de um homem chamado Moshê Rabênu, ou como nós o conhecemos, Moisés, um homem sem igual em toda a História. O qual o próprio Deus disse que jamais haveria outro homem como ele. Com Moisés, Deus falava cara a cara.
Porém Deus tentou convencer Moshê durante uma semana para que aceitasse ser o emissário Divino para libertar o povo da escravidão no Egito. No final, Moshê se convenceu, e tornou-se o personagem de maior importância no Êxodo. Após a abertura do Mar Vermelho, e a milagrosa salvação do povo, consta no versículo (Êxodo-14:31): "Acreditaram em Deus e em Moshê, Seu servo." Vemos que este versículo compara a fé em Deus à de Moisés.
Para ocorrer o Êxodo físico, era antes necessária a libertação espiritual e a busca de conceitos mais Divinos. Porém, o povo se encontrava muito afastado de Deus, e para aproximá-lo era necessário um intermediário. Aqui surgiu a importância de Moshê Rabênu. Por um lado era ele um ser humano; por outro lado, era totalmente anulado perante Deus. Deus poderia Sozinho libertar o povo judeu da escravidão física, porém era necessário à figura de Moisés para libertá-los espiritualmente e aproximá-los de seu Deus. Por isto, Moshê Rabênu é chamado pelo Zôhar, o Livro do Explendor, de Ra'yá Mehemná ("pastor fiel"), porém este conceito pode ser interpretado como "o pastor da fé", ou seja, ele pastoreia, alimenta o povo judeu com fé. Por isto, a fé em Moisés foi comparada (Ex-14:31) à fé em Deus, pois é Moisés que aproxima o povo de Deus. Moisés não apenas foi o maior profeta da História da humanidade. Foi, também, modelo supremo do líder judeu, pastor fiel e zeloso. E um pastor fiel e zeloso é aquele que jamais deixa de lado seu rebanho, sem perder de vista nenhum de seus membros, pelos quais assume contínua e total responsabilidade. Esse era o grande servo de Deus chamado Moisés.

 UM POUCO DE HISTÓRIA
Moisés agora era o líder de um povo que o próprio Deus quis matar, pois Ele diz que eram um povo obstinado. Se lermos o relato em Ex 32:30-35, veremos que Moisés se coloca entre Deus o povo para que este não os matassem. E agora o Deus amigo de Moisés, diz que o povo era dele, ou seja, estava vivo por causa de Moisés.
Quantos ainda estão vivos por causa da oração de um outro irmãozinho. Quantos ainda respiram pelo preço pago por verdadeiros pastores que passam grande tempo de seu dia com joelhos no chão orando por um rebanho que na verdade pertence a Deus.
Deus diz a Moisés que o povo não poderia parar, e Ele havia feito uma promessa para aquele povo, dizendo que daria uma terra que mana leite e mel, prometida a Abraão, Isaque e Jacó. Mas Deus já não iria junto com o povo, mas enviaria um representante, um anjo, para os guiar pelo caminho e os livrar de sete povos inimigos, a saber os cananeus, amorreus, perizeus, heteus, ferezeus, heveus e jebuzeus (Ex-23:33). Mas isso então entristeceu ao amigo Moisés, que pegou uma tenda portátil, uma espécie de Tabernáculo portátil, em escala menor para períodos especiais de comunhão com Deus, especialmente antes que todo o Tabernáculo estivesse completo. No entanto esta tenda da congregação não tinha nenhum das mobílias do Tabernáculo. Então Moisés a coloca em grande distância do povo, devido a profanação causada pelo bezerro de ouro fundido e vai falar com seu amigo, O Senhor Jeová, aquele que era, que é e que sempre será.
Quero crer que antes mesmo de falar alguma coisa, Moisés começa a chorar, pois seu amigo disse que não iria com eles. Agora Moisés começa a dizer: "O Senhor me manda levar este povo, diz que conhece meu nome, que sou fiel e que achei graças a teus olhos, e que este povo seria o teu povo, e disse também que tua presença iria comigo para me fazer descansar. Então se tudo isso é mesmo verdade, não que esteja duvidando de tua palavra, então eu quero te dizer uma coisa: SE A TUA PRESENÇA NÃO FOR CONOSCO, ENTÃO NÃO NOS FAÇA SUBIR DAQUI".
Moisés estava usando do que o próprio Deus havia dito, não que Ele se esquece do que diz, mas uma oração vinda do fundo do coração pode mudar o propósito de Deus.
Então Deus diz a Moisés: "Farei isso que queres, Eu irei contigo, Eu estarei a teu lado, Eu serei o teu Deus, pois é verdade que tens achado graça diante dos meus olhos e que Eu te conheço pelo teu nome, meu servo Moisés!".

 POR QUE MOISÉS QUERIA A PRESEÇA DE DEUS
Verdadeiramente Moisés era um profeta. Ele entendeu que sem a presença de Deus ele fracassaria e todo o povo morreria. Ele sabia que com um povo que o próprio Deus quis matar seria impossível conseguir tomar posse de uma terra que mana leite e mel. Moisés precisaria de três coisas divinas indispensáveis para alguém que era conhecido por Deus: PROTEÇÃO, PROVISÃO e PROMOÇÃO.
É por isso que vemos tantas pessoas fracassadas em seus negócios, seus ministérios, suas famílias, suas próprias vidas miseráveis.São pessoas que perderam a presença de Deus em suas vidas. Penso que no começo até tinham a presença de Deus, mas se tornaram pessoas obstinadas. Mas se após ler esta mensagem cada um de nós entendermos que a presença de Deus é indispensável, então teremos o que Moisés teve.

- A PROTEÇÃO DIVINA
Existiam sete povos pavorosos que habitavam as terras de Canaã, e que um povo que nunca usou armas dificilmente venceria, ou seja, os cananeus, amorreus, perizeus, heteus, ferezeus, heveus e jebuzeus (Ex-23:33). Eram gigantes, fortes, guerreiros, eram maldosos, e terríveis.
Muitas vezes o inimigo de nossas vidas enviará alguém para chegar antes de nós em nossa terra prometida, tentando nos amedrontar e nos fazer voltar e muitas vezes murmurar contra Deus, dizendo que Ele nos deixou, quando na verdade muitos nunca tiveram com o Senhor. Muitas vezes gigantes se levanta contra nós para tentar nos matar (leia a minha mensagem DESTRUINDO GIGANTES), e assim poderão rir de nossas vidas. A verdade é que sem a proteção de Deus seremos mesmo antes da luta, um fracassado, derrotado. E não é isso que o nosso Deus quer para nossas vidas.
Moisés sabia que a presença de Deus daria a ele e aquele povo a proteção que eles precisariam em sua jornada rumo a terra prometida. Sem dizer que no deserto durante o dia o calor pode chegar a 45 graus a sombra e a noite a temperatura chega próxima do 0 grau.

- A PROVISÃO DIVINA
Quando o povo sai do Egito, liderados por Moisés, sem saber lutar, ou usar qualquer arma, eles não levar nada do Egito, somente ouro e prata, e também o sonho de liberdade que ainda não estava completo e deveria ser conquistado, pois temos dois níveis de liberdade (leia a minha mensagem OS DOIS NÍVEIS DE LIBERDADE).
Moisés já havia morado no deserto e por muitas vezes ele teve que levar as ovelhas de seu sogro Jetro, para comerem no deserto, e então ele sabia o quanto é difícil a provisão no deserto. Penso que em muitas vezes o suprimento de Moisés acabara e ele ainda tinha que terminar de alimentar as ovelhas e assim ele crê que sem a presença de Deus o povo morreria, pois deserto não é lugar de moradia mas de passagem e a passagem por lá exige provisão divina.
Talvez neste momento você esteja atravessando um deserto em sua vida, ou em seu ministério, ou mesmo em sua família, mas eu me preocupo com uma coisa. Se está neste deserto sem a presença de Deus fatalmente perecerá, fatalmente fracassará em sua jornada exaustiva. Mas se Deus esta contigo, se mesmo em meio as adversidades continua fiel, então quero que aguarde só mais um pouquinho que Canaã é bem ali, falta só mais um pouquinho, espere no Senhor!!!!!!!
O povo de Israel andou no deserto mais de quarenta anos e a sandálias de sues pés não acabava e crescia junto com o pé, e suas roupas também. Precisamos da provisão de Deus em nossas jornadas, para que da mesma forma não perecemos.

- PROMOÇÃO DIVINA
Como vimos a terra de Canaã era habitada por sete povos terríveis e abomináveis que Deus prometeu aniquilar, mas Moisés sabia que Deus nunca dá nada "de mãos beijadas" ou seja, fácil demais, pois o ser humano nunca valoriza o que lhe vem fácil ás mãos, então Deus sempre requer de nós um esforço, mas o povo nunca tinham aprendido técnicas de guerrilhas, e certamente seriam aniquilados pelos inimigos. Assim Moisés em seu coração sabia que uma promoção é o mesmo que uma vitória, pois a palavra promoção nos dá o entendimento de crescimento e só cresce que vence, um derrotado só mergulha na desesperança, e na ilusão.
Moisés entendeu que uma vitória sem a presença de Deus é o mesmo que uma derrota, uma vitória sem a presença de Deus é ganhar e não levar. Então o profeta que falava com Deus face a face, tem a revelação que o povo precisava, ele entendeu que só Deus pode nos dar uma vitória duradoura e verdadeira.
Quem sabe neste momento você esteja se lamentando por uma vitória que acabou muito rápido, ou conheça alguém que já esteve no auge e agora esteja na lama. Isso é a vitória sem a presença de Deus.

 CONCLUSÃO
Chego ao final desta mensagem entendendo e aceitando que não há algo mais valioso em nossas vidas do que a presença de Deus. Quem uma pessoa sem a presença de Deus é o mesmo que um carro sem combustível, não vai a lugar algum. É o mesmo que o mar sem peixe, não tem beleza alguma. É o mesmo que uma comida sem sal ou um doce sem açúcar, não tem graça. É o mesmo que uma vitória sem troféu, não marca nada. É o mesmo que um cofre sem jóias, não tem valor.
Em hebraico "presença de Deus" se escreve Shekinah. Agora me diga uma coisa. O que você vai fazer de sua vida sem a presença de Deus?
Procure agora mesmo um líder espiritual que tema a Deus, e diga a ele que ore por sua vida, que interceda a Deus por você e ande na presença de Deus, isso é ser perfeito aos olhos de Deus, estar na Sua presença.
Deus te abençoe; te ajude; e lhe dê forças. Amém.

Pr. Alexandre Augusto
Contatos:
0(xx)35.9199.71.01
0(xx)35.3621.16.17
[email protected]