RESUMO:

Este artigo tem como objectivo, apresentar as bases do conceito linguagem como fenómeno social sendo um meio de comunicação entre indivíduos numa comunidade. Dada à relevância científica do tema que se propõe desenvolver, usamos o método de investigação do nível teórico utilizado a técnica de análise e síntese para analisar os principais pressupostos teóricos que fundamentam a linguagem e a técnica de pesquisa bibliográfica que permitiu-nos analisar e estudar com aptidão de avaliar as obras bibliográficas que trata do tema em estudo. Palavra-chave: Linguagem, fenómeno social.

INTRODUÇÃO:

Apalavra linguagem tem pelo menos dois significados fundamentais: a linguagem como um conceito geral; e a linguagem como um sistema linguístico especifico (língua portuguesa, por exemplo). No primeiro caso, trata-se de uma definição sociológica. Portanto, no segundo a definição refere-se a uma interpretação linguística. Em português, se utiliza a palavra linguagem com um conceito geral e a palavra língua como um caso específico de linguagem. Em francês, o idioma utilizando pelo linguista Fernand de saussure (o primeiro que explicitamente fez essa distinção), existe a mesma distinção entre as palavras linguagem e língua. Quando se fala da linguagem como um conceito geral, várias definições diferentes podem ser utilizadas para salientar diferentes aspectos do fenómeno. 1 Gauquelin, define linguagem como sendo um meio de comunicação entre indivíduos com o auxílio de um sistema de símbolos.2 Mais psicologicamente, a linguagem é definida como sendo um sistema de sinais que o indivíduo utiliza para exprimir as suas ideias, os seus pensamentos, etc. Quer isso dizer que existem dois tipos de sinais. O primeiro sistema de sinais refere-se aos objectivos da natureza, e o segundo, é justamente a significação que o homem dá a estes objectivos, e que se torna convencional numa determinada comunidade.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM:

A linguagem como fenómeno psíquico cumpre ou desempenha várias funções como por exemplo: - A linguagem é o meio de comunicação entre vários indivíduos numa comunidade; - A linguagem é o meio de conhecimento científico; - A linguagem é o principal instrumento para a transmissão das experiências histórico-sócias de geração em geração. [...]