Resumo

As Novas Tecnologias de Informacao e Comunicacao, nao vieram substituir os professores no processo de ensino e aprendizagem, mas sim auxiliar esse processo facilitando a assimilacao e mediacao dos conteudos programados em cada nivel de aprendizagem. No caso do nosso pais onde a tecnologia ainda e algo que ainda nao e muito abrangente as zonas rurais tem existido e se constata um uso inadequado e nao orientado ou direcionado o que compromete a aprendizagem do utilizador, pois as novas tecnologias apresentam suas armadilhas e distracoes que a maioria dos utentes principalmente estudantes se desviam e perdem seu norte naquilo que buscam. Para os resultados avaliados no presente artigo sobre a influência das NTIC no PEA, esta tem ajudado os estudantes na aquisição das competências e habilidades necessárias na construção dos seus perfis na pesquisa, no trabalho em equipa, no estudo individual entre outras tarefas. O uso dessas tecnologias deve ser orientado e regrado só assim pode-se atingir a qualidade necessária sem correr-se perigo de bombardear os estudantes co excesso de informações e buscas de conhecimentos desnecessários, contribuindo assim para um PEA bastante motivador e convidativo.

Palavras chave: Tecnologias, utentes, distracoes, perigos, armadilhas.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo que sustenta o tema “ A influência das novas tecnologias e os seus perigos no Processo de Ensino e Aprendizagem” visa colher sensibilidades dos estudantes do ensino superior do curso de Licenciatura em Educação Visual do 4º ano na UP (Universidade Pedagógica) delegação de Quelimane no presente ano de 2016.

A crescente onda de globalização e profundas mudanças curriculares que tem vindo a ocorrer no campo da educação no nosso país a todos os níveis de ensino, está impactando seriamente o PEA, levando os seus intervenientes (Professores, Estudantes, Gestores, entre outros) a adoptarem novos métodos na mediação dos conteúdos.

As novas tecnologias e seu uso eficaz e orientado na aprendizagem constituí um grande desafio para a maioria de estudantes em nossos estabelecimentos de ensino, desde o primário ao universitário, devido a falta desses recursos em suas actividades diárias sendo que muitos dos estudantes aprendem a usa-los por pressão e na execução de tarefas que tem de apresentar para avaliação. Outro factor é devido as condições socioeconómicas das famílias de origem dos próprios estudantes.

4.2.1. Perigos das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no PEA

No PEA, as novas tecnologias de informação e comunicação podem gerar uma infinidade de perigos crassos desde a Síndrome de Pensamento Acelerado (SPA), devido ao excesso de informações bombardeados por esses meios, problemas psicossomáticos, desconcentração dos estudantes, má estruturação de ideias e pensamentos, fraco rendimento escolar, perda de noites ou insuficiência de descanso mental e desgaste mental devido ao vício no uso das tecnologias.

Outro perigo é de actualmente já não se formam pensadores mas sim repetidores de informações. Estamos na era do “fast food” gerado pelas novas tecnologias de informação e comunicação onde as informações estão disponíveis e nós apenas nos limitamos em consumir. Quando produziremos nossas próprias ideias? Devido a esse consumismo muitos jovens estudantes hoje não tem o hábito de leitura e a escrita, a expressividade deles está gravemente comprometida. O gráfico 2 ilustra melhor essa problemática de falta de leitura, os livros são pouco ou nunca visitados pelos estudantes em comparação com os computadores e outras tecnologias que estes acedem para ler matérias.