Kelly Fernanda de Lima Neves 1, Camila Caroline Cabeça Reis2, Patricia Rodrigues Costa de Lima 3, Monique Gabriely Lucena Haydar 4

RESUMO

O sucesso no processo de adaptação imediata à vida ex­trauterina dos recém-nascidos depende essencialmente da presença de uma função cardiopulmonar adequada. Os recém-nascidos pré-termos podem apresentar diversas complicações e ou patologias respiratórias devido sua imaturidade do sistema respiratório e a abordagem fisioterapêutica faz parte do seu tratamento, tendo por objetivo prevenir e minimizar complicações respiratórias e motoras decorrentes da prematuridade e do tempo de internação. A fisioterapia utiliza técnicas específicas e o posicionamento do recém-nascido está entre elas. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a influência da posição prona no nível de oxigenação de recém-nascidos pré-termo. A metodologia baseou-se em revisão sistemática de literatura nas bases de dados SCIELO, LILACS e MEDLINE. Foram encontrados em busca inicial 64 artigos, e destes, 4 permaneceram para analise final. Observou-se que técnicas de posicionamento do recém-nascido ainda são pouco discutidas na literatura nacional e internacional, entretanto, as pesquisas que abordaram sua utilização, obtiveram resultados positivos em relação ao nível de oxigenação do recém-nascido pré-termo, assim como demais ganhos respiratórios dos neonatos.

Palavras-chaves: fisioterapia respiratória, recém-nascido pré-termo, decúbito ventral, nível de oxigênio.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Ao nascer, uma das primeiras ações do recém-nascido (RN) é iniciar a respiração, o pulmão transforma-se rapidamente sendo capaz de executar uma forma inteiramente diferente de respiração, ou seja, a troca di­reta de gás com o meio ambiente. Sendo assim, o sucesso no processo de adaptação imediata à vida ex­trauterina depende essencialmente da presença de uma função cardiopulmonar adequada (BRASIL, 2014).

Quando trata-se de recém-nascidos pré- termos a atenção para este quesito é ainda maior diante da imaturidade do sistema respiratório que os recém-nascidos prematuros apresentam, estando expostos a altos riscos de desenvolver complicações respiratórias, como o aumento do trabalho respiratório, a diminuição da complacência, déficit nas trocas gasosas, podendo evoluir para a necessidade de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo (VARGAS et al. 2018).

Nesse contexto, os RN podem apresentar diversas complicações e ou patologias e a abordagem fisioterapêutica faz parte do seu tratamento, tendo por objetivo prevenir e minimizar complicações respiratórias e motoras decorrentes da prematuridade e do tempo de internação (CARNEIRO et al. 2016).

Para Johnston et al. (2012) as intervenções da fisioterapia respiratória consistem na prevenção e tratamento de afecções do sistema respiratório, como desobstrução das vias aéreas, reexpansão pulmonar, posicionamento no leito, aspiração das vias aéreas, inaloterapia e tosse assistida, as quais auxiliam no processo de reabilitação de pacientes pediátricos e neonatais em unidade de terapia intensiva.

A fisioterapia utiliza técnicas especificas, trazendo como benefício melhora do quadro clinico, as quais podem ser observadas através da ausculta pulmonar, sinais vitais e exames complementares, tornando- se assim, cada vez mais necessárias nas manobras respiratórias (CARNEIRO et al. 2016).

Diante disso, Johnston et al. (2012) afirma que o posicionamento no leito do neonato atua como adjuvante na fisioterapia respiratória para a desobstrução das vias aéreas e reexpansão pulmonar dos recém-nascidos, lactentes e crianças cronicamente enfermas.

Nessa perspectiva, o posicionamento passa a ser visto como uma estratégia terapêutica para o tratamento e prevenção das afecções respiratórias e seus efeitos devem ser melhores investigado, uma vez que existem poucos estudos de intervenção desta temática, sobretudo em recém-nascidos pré-termos.

Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da posição prona no nível de oxigenação de recém-nascidos pré-termos.

 

METODOLOGIA

 

O presente estudo caracteriza-se por ser uma revisão sistemática de literatura, elaborada a partir de uma revisão de artigos científicos indexados em periódicos de bases de dados eletrônicas e publicado no período de 2009 a 2019. As bases de dados utilizadas foram Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE).

Foram utilizados como descritores, em idioma português e inglês, de forma combinada, as palavras: “fisioterapia respiratória”, “decúbito ventral”, “nível de oxigênio” e “recém-nascido pré-termo”. Os artigos foram selecionados por três avaliadores, passaram inicialmente por leitura prévia a partir dos seus títulos, seguido pela análise de seus respectivos resumos, para então prosseguir a leitura detalhada dos estudos na íntegra.

Como critérios de inclusão, foram selecionados apenas os artigos publicados entre os anos de 2009-2019, estudos primários e que tivessem o acesso livre na base de dados pesquisadas, assim como aqueles que faziam referência aos aspectos relacionados a aplicação da fisioterapia respiratória em recém-nascidos pré-termos. Os dados da pesquisa foram digitalizados e armazenados em um computador com Windows 10, utilizando o programa Microsoft Word 2016.

Como critérios de exclusão, foram excluídos nas respectivas etapas da pesquisa os artigos publicados fora do período 2009-2019, os que não correspondiam à pesquisa original e que não contemplavam ao assunto de pesquisa deste estudo.

Após a seleção dos artigos de interesse para o estudo, ou seja, aqueles que avaliaram os efeitos da posição prona na função respiratória de recém-nascidos pré-termo, destinaram-se os estudos não selecionados para a contextualização do problema. [...]