Valores Humanos é conceituado como características do comportamento, conduta e sua interação mediante os outros indivíduos e o ambiente vivenciado pelo tal.  Eles são primordiais na formação das pessoas, como podemos perceber ele pode ser um bom aliado para uma boa convivência e está inserido em muitos âmbitos, eles dignificam o homem o tornado mais sensível e atento as necessidades do seu próximo, e a criança como um ser em crescimento deve desde cedo ser ensinado estes valores: amor, paz solidariedade, amizade, companheirismo, compaixão, honestidade, sinceridade dentre outros. De acordo com Martinelli os valores humanos:

São os princípios que fundamentam a consciência humana. Eles estão presentes em todas as religiões e filosofias. Independente de raça, sexo ou cultura. São inerentes à condição humana. Os valores humanos dignificam a conduta humana e ampliam a capacidade de percepção do ser como consciência luminosa que tem no pensamento e nos sentimentos sua manifestação palpável e aferível. Eles unificam e libertam as pessoas da pequenez do individualismo, enaltecem a condição humana e dissolvem preconceitos e diferenças. [...] São inerentes ao homem as qualidades: Paz, Amor, Verdade, Ação Correta e Não Violência que constituem a concepção de excelência humana [...] (MARTINELLI, 1999, p. 17). 

            É imprescindível trazer ênfase à moral, pois esta é um conjunto de valores em que adquirimos ao longo do tempo por meios dos grupos sociais, se obtém deles sua cultura, seu modo de vida e o mesmo contribuem significativamente para a formação do caráter e personalidade dos indivíduos. Pessoas que possuem a moral são honestas, suas atitudes são pensadas para o bem comum de todos. Quando deixamos de ser egocêntricos e pensamos no outro, em suas necessidades e procuramos ajudá-lo, demostramos sensibilidade e altruísmo. Isso é extremamente relevante para as relações interpessoais, pois somos seres humanos e não robores mecânicos como é o estilo de vida que atualmente muitos vivem.

            Em uma sociedade globalizada, cheio de avanços tecnológicos é imprescindível os valores humanos, eles trazem uma consciência ética como também de respeito, para a amenização da violência na busca de uma sociedade mais justa, onde o amor seja o que encante o nosso cotidiano, em que as boas atitudes seja o motivo de nossos noticiários ao invés de mortes e corrupção. Percebe-se que enxergamos parte dos motivos para a densa realidade que vivemos, porém, poucas atitudes são tomadas para a amenização, mudança e transformação da realidade. Um dos maiores teóricos, que é motivação para a nossa Pedagogia, Paulo Freire diz que, “desvelar as possibilidades, não importam os obstáculos, para a esperança, sem a qual pouco podemos fazer porque dificilmente lutamos, enquanto desesperançados ou desesperados” (FREIRE, 1992, p. 11) Que a luta por relações e interações respeitosas seja nossa Priori. Podemos perceber que o homem é um ser essencialmente social, suas inteligências são desenvolvidas por meio destas interações.

 

Ângela Cristine Ventura da Silveira Rabelo 

 

REFERÊNCIAS 

ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima - A sala de aula como um espaço do crescimento integral. 9a Ed.  Petrópolis: Editora vozes, 2003.

Alessandra Vitório, Regatando Valores, formando cidadãos leitores, comprometidos com a paz, Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/simfop/artigos_v%20sfp/Alessandra_Vit%C3%B3rio.pdf Acesso em 23 de Maio de 2017.  

MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas -  Psicologia das Relações Interpessoais. 6ª Ed. Atlas, 2014.

Portal de pesquisas, disponível em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/inteligencias_multiplas.htm. Acesso em 23 de Maio de 2017.

PSPSIC, Periódicos Eletrônicos em Psicologia, disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712008000300006. Acesso em 22 de Maio de 2017.

Sandra de Fátima & Maria Antônia, A criança e o lúdico, disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI057.pdf  Acesso em 01 de Junho de 2017.

Vanessa Drodon, Empatia nas relações interpessoais, disponível em: http://www.ibh.com.br/simposio-tcc/palestras/Empatia-nas-Relacoes-Interpessoais_Vanessa-Dordron-de-Pinho_IBH-Abril-2014.pdf. Acesso em 22 de Maio de 2017.       

Web Artigos, disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/os-valores-e-as-relacoes-interpessoais-no-contexto-organizacional/114939/ Acesso em 02 de Junho de 2017.