Como Conseguimos os Bens Necessários à Sobrevivência? Qual a Forma de Sobrevivência Das Pessoas em Nossa Sociedade? Qual a Principal Característica do Sistema Capitalista de Governo? Desde Quando as Pessoas Recebem Salário Pelo Seu Trabalho?

 

Você é alguém que faz parte de uma sociedade e tem características individuais que o distinguem dos outros; ou seja, você tem a sua história. Seus sentimentos e sua inteligência se desenvolvem todos os dias, ocorrendo transformações que resultam da sua própria elaboração e do meio ambiente.

Você vive em família, sob um governo (e suas leis) sobrevive através de um trabalho e, conforme sua situação econômica, você pertencerá à determinada classe social.

Todos esses aspectos da sua vida são importantes e uma modificação em um deles afetará você como um todo, pois você vive em sociedade. Daí a importância em tentar compreender nossa forma de manifestar a vida, o que pensamos, como somos governados, como trabalhamos e de que forma nos relacionamos com as demais pessoas.

Para tal, devemos observar tudo o que acontece ao nosso redor e os diversos comportamentos humanos envolvidos nessa ação. Após isso, devemos submeter todas essas observações a uma análise científica dos fatos, buscando auxílio nas Ciências Sociais para melhor compreensão da realidade.

A Prática da Ciência Social

Muitos concordam que a forma como conseguimos os bens necessários à sobrevivência (alimentos, habitação, vestuário) é o aspecto mais importante das nossas vidas, uma vez que as pessoas passam a maior parte do seu tempo trabalhando. Daí, a forma de trabalho determinará nossa maneira de ser e agir.

Em verdade, é através do processo de produção da sociedade que estabelecemos determinados vínculos sociais, políticos e ideológicos. O modo de agir sobre a Natureza – produzir, por exemplo – e as relações sociais decorrentes disso, constituem uma determinada maneira de viver. Isto é, nós vivemos em sociedade e todos os indivíduos ativos na produção estabelecem determinados vínculos:

  • Sociais – os colegas de trabalho, o patrão e a família.
  • Políticos – o poder do mando, as leis criadas por determinados tipos de governos.
  • Ideológicos – as explicações para os nossos atos, nossas idéias, atitudes, valores e visão do mundo.

A distinção entre esses diversos níveis da realidade – econômico, político, jurídico e ideológico – certamente irão facilitar o estudo da sociedade.

Capital e Trabalho

Hoje em dia qual é a forma de sobrevivência da maioria das pessoas em nossa sociedade? De forma geral, nossa forma de sobrevivência tem por base o trabalho assalariado.

Mas, desde quando a maioria das pessoas recebe salário pelo seu trabalho? Como surgiram pessoas que, não sendo proprietária de coisa alguma, para sobreviver tinham que vender sua força de trabalho?

Eram obrigadas a vender para alguém que, dispondo de dinheiro e recursos à produção (matérias-primas, instrumentos de trabalho, etc.), lhes pagasse um salário. Daí, podemos inferir que o trabalho assalariado é a principal característica do sistema capitalista em que vivemos e para compreendermos bem essas relações surgiram os estudos da Sociologia.