Lúcia de Fátima Nunes Freitas[1]

Professor Dra. Jedida Melo[2]

Introdução

O artigo fala da importância da segregação adequada dos resíduos de saúde das classes A, C e E. Neste, será abordado do impacto da segregação por profissionais da área de saúde e serviços gerais.

Desenvolvimento

             Muitos tem-se visto através dos meios de comunicação, seja impressa escrita ou televisionada sobre a importância do cuidado com os resíduos que são produzidos nas instituições de saúde.  Tal cuidado, refere-se principalmente a segregação adequada destes, podemos então antes de se falar em segregação adequada elencar os três principais tipos de resíduos de saúde que mais impactam no meio ambiente , são classificados em classe A - que constituem-se de todos os resíduos considerados infectantes , classe C que são os resíduos de rejeitos radioativos que são produzidos na área de medicina nuclear e pet Scan e os resíduos da classe D que são resíduos que  se classificam como resíduos comuns , estes são gerados em maior quantidade no dia a dia que vai desde um simples papel até folhas .

            Assim o principal objetivo deste artigo é de elencar a importância da realização da segregação adequada dos resíduos de sólidos de saúde, desde a sua fonte geradora até sua destinação final.

            Segregação esta, que poderá ser realizada com o trabalho educacional dos profissionais que trabalham com resíduos, que vai desde os Auxiliares de Serviços Gerais até os profissionais de Saúde, sejam médicos, Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, este trabalho poderá ser através de educação continuada como treinamento em serviço. Além, do importante papel que tem as Comissões de Gerenciamento de Resíduos de Saúde dentro das instituições hospitalares terá o papel ratificador da importância destes processos.

Conclusão

            A política de resíduos sólidos no país é de suma importância para a saúde pública. Está associada a uma divulgação adequada e treinamento dos profissionais que trabalham com estes resíduos irá minimizar o impacto danoso não só a gestão das instituições geradoras do ponto de vista financeiro como também ao meio ambiente.

Referência Bibliográfica

MOTA, J. ALMEIDA, M. ALENCAR, V. Curi, W. I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo. Características e impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos: uma visão conceitual. 2015.

[1] Doutoranda em Saúde Pública – FICS

[2] Doutora em Educação – FICS