Atualmente o Brasil se encontra com uma grande preocupação na época das chuvas, que é a questão do mosquito da dengue (Aedes aegupti), o qual provoca o Zica vírus, febre chicungunha, deixando o ser humano assim com mal-estar e sua imunidade baixa o adoecendo, essa enfermidade é provocada por falta de atenção de nós, próprios moradores, pois são através de medidas de prevenção fáceis que combatemos, como por exemplo, tampar a caixa d’agua, evitar deixar pneus jogados em lugares descobertos, evitar deixar garrafas e latinhas com a boca virada pra cima, isso e outras prevenções além dos métodos químicos, os quais evitam que o mosquito venha aumentar na região, pois tudo é ligado com a umidade e temperatura, e como mencionado acontece mais na estação chuvosa, pois é neste tempo que ocorre o aumento de vida do mosquito vetor adulto.

Há muitas campanhas no Brasil que trabalha com esse tema, que vai desde acompanhamento pelos ficais da saúde de casa em casa, até mesmo em faixas, cartazes, cartilhas, tv, rádio, e esse tema é trabalhado até mesmo dentro das escolas, como um plano pedagógico incluso, muitas vezes a própria população envolve todos os alunos com a comunidade para juntar lixos em terrenos baldios, para olhar o ambiente em volta do ambiente escolar, pois é cuidado e dever de todos, um que deixa de executar as medidas de prevenções pode prejudicar o outro, então essa questão de dengue a prevenção é uma ação de todos juntos para combater.  

Atualmente no Brasil tem aumentado a incidência desta doença, e ainda mais com um novo sorotipo que eleva ainda mais o risco de epidemias e febre hemorrágica pela dengue. E é com essa incidência de aumento que devemos dobrar o cuidado, e ficarmos mais atentos. Pois somente quem já contraiu essa doença sabe a quão perigosa ela é. Devemos obter ainda sim um cuidado dobrado com a questão das gravidas, o Zica vírus é capaz de afetar a placenta onde se encontra o bebe, causando assim malformações neurológicas (microcefalia) que é quando o bebe nasce com a cabeça menor que o padrão, a organização mundial de saúde menciona que nem toda gravida que tem Zica quer dizer que o bebe irá nascer, mas há possibilidade, por isso se acontecer de uma mulher engravidar a mesma deve combater os focos dos mosquitos em sua volta, realizar prevenções como as já citadas acima, a gravida também pode optar em usar repelentes comum em creme ou spray, o repelente especial para bebe também, todos os repelentes que são aprovados pela ANVISA são seguros e utilizáveis para gravidas. O uso de telas nas janelas e ar condicionado também ajuda a combater a presença do mosquito. 

Com isso, a dengue é um grave problema quanto na prevenção quanto de afetar nossa saúde humana. Com isso, sua prevenção deve estar na conscientização de todos, pois a dengue causa muito mal-estar e pode levar até a morte. Devendo assim ter o maior cuidado para combatê-la, se não ela poderá se multiplicar trazendo assim maiores portadores da dengue.

Clarice Evangelista da Silva