Resumo:

Este trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT Campus Barra do Bugres- MT.  Tendo como objetivo investigar o Im-Pacto da Formação Continuada do PNAIC na Práxis dos Professores que ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização, na Escola Municipal Herculano Borges. Teoricamente aborda contribuições de Shön (1992, 1997, 2000), Gómez (1995), Sacristán (1998), Nóvoa (1992; 1995; 2002), Soares (2012), Brasil (2012, 2014). A pergunta motivadora da investigação foi: “Qual o impacto da Formação Continuada do PNAIC realizada no ano de 2014 (Alfabetização Matemática) na Práxis dos professores que ensinam Matemática no Primeiro Ciclo de Alfabetização”? A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem qualitativa com o uso do método Pesquisa Bibliográfica e observação Participante como procedimento de produção dos dados, a observação participante, notas de campo, registros de imagens e documentos elaborados pelos professores sujeitos da pesquisa. Como técnica para a tabulação dos dados produzidos, foi utilizada a análise documental e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um grande Im-Pacto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na teoria e prática dos professores que ensinam Matemática no Primeiro Ciclo de Alfabetização da Escola Municipal Herculano Borges, localizada no município de Barra do Bugres.

Palavras-Chave: Ensino de Matemática, Ação-reflexão-ação, Alfabetização Matemática, PNAIC/2014.

1 Introdução

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT Campus Barra do Bugres- MT.  Tendo como objetivo investigar o Im-Pacto da Formação Continuada do PNAIC na Práxis dos Professores que ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização, na Escola Municipal Herculano Borges, localizada no município de Barra do Bugres, no estado de Mato Grosso.

A realidade da reflexão proporcionada pela Formação Continuada passa a ser imprescindível também no contexto da aprendizagem matemática. O conhecimento na ação, a reflexão na ação e a reflexão sobre ação, conceitos desenvolvidos por Schön, possibilitam ao professor pesquisar sua prática e melhorá-la no momento de ensinar e do aluno aprender Matemática. Para um ensino prático reflexivo, esse autor argumenta que (...) “quando os alunos são ajudados a aprender a projetar as intervenções mais úteis a eles são mais como uma instrução do que um ensino” (SCHÖN, 2000, p. 123).

Para Schön (2000), e Nóvoa (1992) afirmam que é muito importante o processo de construção de uma prática reflexiva que possibilite as ressignificações de conceitos, que favoreça a participação crítica do educador, bem como uma posição ativa do educando, desmistificando a concepção de que o professor é um mero transmissor, renovando sua identidade enquanto educador. E estas mudanças, de fato, só serão possíveis, se houver explícito neste ato a reflexão crítica da própria prática que pode ser favorecida no momento da Formação Continuada.

Surge para mim, então, uma grande inquietação: será que os professores que participaram da Formação Continuada do PNCAIC em 2014/Alfabetização Matemática tiveram a mesma experiência que eu? Ou seja, a pergunta que norteia esta pesquisa é: Qual o Im-Pacto da Formação Continuada do PNAIC/2014 na Práxis dos Professores que ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização na Escola Municipal Herculano Borges, localizada no município de Barra do Bugres, no estado de Mato Grosso?