A humildade é fundamental.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.”

1 Pedro 5:6-10

 

Neste tempo de tanto egoísmo e soberba explícita, tem sido muito difícil encontrar pessoas que se interessem por buscar conhecer e, principalmente, praticar os princípios decorrentes da humildade.

Cada dia mais, infelizmente, este assunto tem sido deixado de lado pelo fato de não trazer o retorno desejado por muitos.

Por que falar sobre humildade? Quem quer aprender sobre humildade? Qual é o benefício que podemos usufruir se ficarmos falando sobre humildade?

Temos vivido tempos difíceis.

Com a chegada das redes sociais, muitas pessoas, cada vez mais, tem se tornado presas fáceis diante desta espécie de frenesi alucinógeno pela busca de popularidade. É muita gente em busca de seu “minuto da fama”. E até mesmo em nome de Deus, muitos têm sucumbido diante deste engodo. 

Após ler e meditar sobre o texto bíblico descrito acima faz-se necessário e muito importante investir um pouco nosso precioso tempo e tentar descobrir o que o Espirito Santo quer nos ensinar.

Deus quer nos aperfeiçoar, confirmar o nosso chamado, nos fortificar e nos estabelecer. Mas, por que será que tudo isso está inserido no mesmo contexto em que o Apóstolo Pedro inicia falando sobre humildade? Outro fato interessante é que outros temas importantes também estão inseridos aqui, tais como; exaltação, ansiedade, sobriedade, batalha espiritual, resistência e aflições. Será que tudo isso está interligado? O que o Espírito Santo quer nos ensinar, afinal?

Exaltação de Deus ou Auto exaltação? Sem dúvida, a segunda opção é o caminho mais curto pois Deus só se propõe a exaltar aqueles que aceitam ter uma atitude de humildade debaixo da mão dEle. Por outro lado, este impasse acaba por gerar ansiedade que, por sua vez, precisa ser lançada sobre Ele.

Uma outra verdade que não pode ser omitida é a questão da sobriedade diante da enorme batalha espiritual que a humanidade enfrenta no dia-a-dia da vida. O segredo de não sucumbir é ser sóbrio. Mas, infelizmente, muitos  perdem a sobriedade na busca desenfreada pela notoriedade e popularidade. Além do mais, pra sairmos vencedores diante de qualquer batalha espiritual temos de, além de nos mantermos humildes diante de Deus, temos de estar capacitados pra resistirmos aos ataques do diabo.

O que o texto bíblico acima nos relata é que todos nós passamos por aflições, mas se Deus de fato nos chamou, mesmo que tenhamos padecido por algum tempo, Ele mesmo irá nos aperfeiçoar, confirmar o nosso chamado, nos fortificar e também nos estabelecer. Mas, que nenhum de nós venha esquecer que a condição inicial deste texto é mantermo-nos humildes debaixo das mãos de Deus.

No Amor de Cristo,

Seu Amigo e Pastor Adilson Batista Amelio.