Resumo

 

O presente estudo explora discursos sobre Gestão Informativa como um meio de reciprocidades e promoção da Participação política na Zambézia em Moçambique. Este artigo permite promover a interação entre os representantes dos partidos políticos residentes na Zambézia. Visto que, em momentos eleitorais acontecem violências tanto físicas como verbais chegando a distorcer o propósito das campanhas eleitorais que no meu entender seria o momento de apresentar ideias sobre as governações futuras. 

Sugerindo-se ainda a capacidade de gerência nos conflitos e coragem para enfrentar tais situações sem violências, mas como a harmonia para que os eleitores se sintam parte deste processo eleitoral.  

Por exemplo:

Manuel de Araújo, o candidato a governador da Zambézia pela Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), em um comício dizia que a sua campanha estava a decorrer num ambiente doentio. "Algo que nos preocupa bastante que é a não existência de um ambiente favorável para a atividade política. A nossa Constituição diz que a liberdade de manifestação, a liberdade de opinião e a liberdade de expressão são direitos consagrados", afirma Araújo, que revela que em vários distritos "essa atividade politica é apenas reservada ao partido no poder".

 

Palavras-chave:

Gestão Informativa, Participação Política e Reciprocidade.