A dor e o sofrimento também tem o lado bom!

Se existe alguma coisa que não gostamos de aceitar nessa vida, sem sombra de dúvida, é a dor e o sofrimento.

Se pudéssemos encontrar um atalho que nos desviasse de situações que geram sofrimento, com certeza, aceitaríamos de imediato.

Mesmo que não queiramos passar por isso, na verdade, a dor e o sofrimento fazem parte da vida e sempre podem nos ensinar grandes lições.

Quando estamos atravessando o “deserto” é comum perdermos as forças e a capacidade de ver ou discernir melhor as coisas. Mas, mesmo assim, acredite; a dor e o sofrimento também tem o lado bom!

Precisamos entender que, quando Deus permite que enfrentemos a dor e o sofrimento, Ele sempre tem um propósito bom em tudo isso e cabe à cada um de nós tentar entender e crer que, realmente, “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos cap. 8 vers. 28).

Neste breve artigo, eu quero compartilhar um jeito simples e fácil de enfrentar a dor e o sofrimento, entender essa situação e, principalmente, vencer tudo isso!

Em primeiro lugar, pra enfrentar e vencer, é necessário entender que você não é a única pessoa do mundo que está enfrentando tal situação. Muitas pessoas, neste exato momento, estão enfrentando situações iguais ou até, bem mais difíceis do que a situação que você possa está enfrentando agora, mas não desistiram e continuam acreditando que podem vencer!

Em segundo lugar, acredite que tudo pode mudar. Você precisa lembrar que nenhuma tempestade dura para sempre, pois o sol sempre volta a brilhar outra vez e nada pode mudar essa verdade!

Em terceiro lugar, analise bem a situação e tente encontrar quais são as suas reais possibilidades de  vencer tudo isso!

Em quarto lugar, não se isole. Neste tipo de situação, é muito comum as pessoas optarem pelo isolamento. Mas, pra vencer todo e qualquer tipo de dificuldade, você precisa aceitar a ajuda das pessoas que te amam! Nunca se esqueça de que Deus está no controle de tudo e sempre se dispõe a enviar o auxílio no momento de angústia.

Entenda que a dor e o sofrimento tem o lado bom que é de nos aproximar de Deus e nos levar ao encontro do autoconhecimento que é muito importante pra cada um de nós.

 Às vezes, não percebemos, mas a dor e o sofrimento nos ensinam muito mais do que o êxito e o triunfo! As vitórias nos mantem presos a um estado de euforia que serve apenas pra nos manter distraídos em nossa “zona de conforto”. Lembre-se; “é nas grandes tempestades que se formam os grandes marinheiros”!

Nunca se esqueça; Deus às vezes “tira o nosso chão” pra nos fazer descobrir que nós podemos sobrevoar à toda e qualquer situação!

Pare de reclamar e se lamentar, pois o valor da vida é muito maior do que tudo isso! Aprenda a levantar a cabeça e perceber que, neste exato momento existem milhares de pessoas enfrentando situações muito piores do que a sua e estão, de forma bastante otimista, tentando buscar uma saída. Se na sua vida, você só encontrou limões azedos, aprenda e se disponha à fazer uma deliciosa limonada!

Procure lembrar que Deus nunca te abandonou! Como pais que somos, às vezes nos vemos forçados à deixar que nossos filhos passem dificuldades para que possam aprender determinadas coisas! Mas isso não significa que não amamos nossos filhos e, muito pelo contrário, é exatamente porque os amamos que os tratamos assim!

No momento da “prova” é normal que o “professor” fique em silêncio e, com Deus também acontece da mesma maneira! Mas, lembre-se; Deus “prova” somente para aprovar e você, com certeza, vai vencer em nome de Jesus!

Pr Adilson Batista Amelio

Email: pastoradilsonbatista@gmail.com