PINHO, Paulo da Silva. A Controladoria e Finanças como ferramentas estratégicas da Administraçãopara umagestão empresarial duradoura. Belo Horizonte: Faculdade Batista / IPEMIG, 2020. Especialização em Controladoria e Finanças.

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar a Controladoria como uma ferramenta estratégica capaz de promover uma gestão duradoura para a empresa. Para tanto, elaborou-se uma metodologia aplicada para fundamentar as argumentações a favor dessa atividade administrativa. O entendimento passa pela conceituação da Controladoria, suas origens na história contábil e empresarial, passando pela sua importânciaface à globalização da economia.Em seguida, a exposição de sua missão e papel, posiciona seu lugar no mundo corporativo e nos grandes empreendimentos, evidenciando a relevância de suas contribuições para o sucesso dos negócios. Como parte intrínseca em relação à Controladoria, a área de Finanças é apresentada para uma melhor compreensão de suas atividades e a exposição de sua relação com a mesma, abrindo caminho para um entendimento mais sólido de sua mútua influência.A definição e desenvolvimento da temática de ferramenta estratégica, a qual é o cerne desse artigo, são apresentados estudos científicos que corroboram com o posicionamento de prestígio que a Controladoria tem nas organizações. São delineados os pontos em que a gestão empresarial é beneficiada pela Controladoria em relação ao planejamento, organização, direção e mensuração. Para um entendimento ainda mais assertivo, são apresentadas diversas ferramentas utilizadas pela Controladoria, às quais são relacionadas com suas principais atividades e a divisão de processos envolvendo as funções de gestão. Finalizando o conteúdo do artigo, o tópico das funções da Controladoria é relacionado, iniciando com uma explanação oportuna da diferença entre contabilidade financeira e gerencial. Prosseguindo, as funções propriamente ditas, em número de nove, são relacionadas e definem uma importante característica: são funções somente da Controladoria, não pertencendo a toda organização.

Palavras-chave: Gestão, Controladoria, Finanças.

1 Introdução

Este artigo acadêmico tem o propósito de demonstrar, através de um conteúdo fundamentado, como a Controladoria consiste em uma ferramenta estratégica que promova a gestão duradoura numa organização.

Como justificativa para tal empreendimento, a necessária compreensão de como a área da Controladoria numa empresa pode garantir a longevidade de seus negócios, possibilitará que os colaboradores internos e os atores externos dêem a contribuição que cabe a cada um, de modo a concretizar essa garantia.

Nesse artigo, serão apresentados tópicos estruturados em dois seguimentos os quais são aFundamentação Teórica e a Controladoria como Ferramenta Estratégica da Administração:

Serão abordados na Fundamentação Teórica:

  • Definições - O que é Controladoria? – uma conceituação abrangente;
  • Origem da Controladoria – na história e nas corporações, como surgiu;
  • A importância da Controladoria na globalização da economia – um dos maiores desafios para seus gestores;
  • Missão da Controladoria–a qual evoca a tarefa árdua de garantir o sucesso;
  • Papel da Controladoria – posicionando suas responsabilidades frente aos setores diversos que compõe uma organização;
  • Papel do Controller – definindo seu lugar no topo da gestão gerencial;
  • Finanças – seu papel intrínseco de fornecer dados para análise e relatórios;
  • Relação entre Controladoria e Finanças – fornecendo pontos positivos e negativos em um panorama geral da empresa;

Serão abordados em Controladoria como Ferramenta Estratégica:

  • Dimensionamento científico da Controladoria – uma fundamentação ímpar;

·A Controladoria e a Gestão Empresarial – uma relação mútua para planejar, organizar, dirigir e mensurar;

·Ferramentas da Controladoria – para executar a gestão na empresa;

  • Funções da Controladoria – às quais são de sua total exclusividade;
  • Gestão duradoura–confirmando a missão da Controladoria.

O artigo finaliza com a Conclusão, evidenciando a garantia e manutenção da gestão duradoura e as referências consultadas para fundamentar este artigo.

2 Desenvolvimento

2.1 Metodologia Aplicada

A metodologia aplicada ao presente artigo foi baseadanuma explanação da fundamentação teórica queembasa o entendimento do que vem a ser a Controladoria numa organização. Essa parte teórica compreende a conceituação da Controladoria, bem como sua origem histórica, seu papel e missão no mundo globalizado, sua relação intrínseca com as Finanças empresariais e, não menos importante, o imprescindível papel do Controller, que é o profissional credenciado para comandar todo o processo da Controladoria.

Embora, na fundamentação teórica, sejam mencionados argumentos que apresentam a Controladoria como ferramenta estratégica, um tópico exclusivo foi dedicado para aprofundar, com bases científicas, a demonstração detalhada dessa característica inerente a ela, como uma ferramenta estratégica para uma gestão duradoura.

Para fundamentar o presente artigo, utilizou-se de ampla Bibliografia em livros, artigos científicos, monografias e dissertações de mestrado para comprovar a temática desenvolvida e consolidar a construção de seu conteúdo.

O entendimento e a assimilação da argumentação apresentadasão plenamente suficientes para constatar a veracidade do tema em exposição.

2.2 Fundamentação Teórica

2.2.1 Definições - O que é Controladoria?

Segundo Bruni &Gomes apud Orleans Martins (2005, p.16) ensina que a Controladoria “tem a finalidade de garantir informações adequadas ao processo decisório dos gestores, colaborando assim para a busca pela eficáciada empresa e de suas subdivisões,levando-se em conta o aspecto econômico."

Para Reis (2014, p. 6) "A Controladoria é a área da empresa responsável por projetar, atualizar e garantir aeficiência e confiabilidade dos mecanismos que dão suporte à implantação da estratégia."

Cintra et al (2014, p. 3) citando uma outra conceituação diferente, define que:

A controladoria é uma importante aliada da gestão das empresas. É ela quem irá reunir e analisar os dados de todos os departamentos da empresa, em especial da contabilidade, e transformá-los em relatórios que serão usados por gestores nas tomadas de decisões.

Pode-se notar nessas diferentes definições de Controladoria que os autores partilham de formas diferentes de pensarsobre o mesmo tema. No entanto, existem dois pontos em comum que todos eles mencionam: primeiro, a Controladoriaprocessa uma gama complexa de dados contábeis e oriundos de outros departamentos, reúne esses dados em relatóriosdetalhados e os disponibiliza para análises. Segundo, com base nesses relatórios, a alta direção e os membrosda governança corporativa podem tomar decisões estratégicas para garantir a perpetuação das atividadesempresariais da companhia. A partir daí deriva-se a importante contribuição da Controladoria no papel de ferramentaestratégica de gestão da Administração empresarial. [...]