PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais – ICEG


Larissa Luana Gomes

  

A CONSULTORIA CONTÁBIL COMO OPORTUNIDADE DE NOVOS CAMPOS PROFISSIONAIS

 

Belo Horizonte 2020

RESUMO

 A contabilidade lida com todas as informações financeiras e patrimoniais de seus clientes. Quando bem processados, esses dados se transformam em informações muito úteis para qualquer empresário. Por meio de uma atuação consultiva, o profissional contábil pode aplicar esses conhecimentos para auxiliar empresários a maximizarem seus resultados. A consultoria contábil tem a função de fornecer informação volta para a orientação dos negócios, visando à eficácia de desempenho econômico-financeiro, proteção e melhor utilização do capital pelos agentes transformadores do patrimônio. É um importante serviço para as micro e pequenas empresas, as quais apresentam problemas específicos, como gestão informal, baixa qualidade gerencial e escassez de conhecimento, mostrando-se mais carentes de orientação. Por tudo isso, a presente pesquisa, além de demonstrar essa importância, analisa a utilização da consultoria contábil pelas micro e pequenas empresas, tendo em contrapartida a utilização desse serviço em um escritório de contabilidade em Belo Horizonte, para a comprovação da eficiência do mesmo. Evidencia também o perfil dessas empresas, a utilização das demonstrações contábeis pelos gestores e a relação entre os pequenos empreendimentos e os contadores. 

Palavras-chaves: Contabilidade Consultiva. Escritório de contabilidade. Micro e Pequenas Empresas


1INTRODUÇÃO

 

1.1Formulação do problema  

A realidade do mercado atual caracterizada pela globalização, pelas constantes mudanças e pelo crescimento acelerado das atividades vem ameaçando a sobrevivência das organizações. Diante destes fatos, os gestores precisam desenvolver sistemas de gestão para manter uma posição sustentável no mercado, e instituir um modelo de negócio que assegure um melhor controle do patrimônio e das atividades desenvolvidas. Torna-se vital, portanto, estruturar a gestão da empresa e se antecipar a essas mudanças, para que as Micro e Pequenas Empresas tenham visão de futuro e saibam identificar seus pontos fortes de forma a melhorar a administração do negócio e se tornar mais competitiva.

Dessa forma, a aplicabilidade da Contabilidade Consultiva dentro dos escritórios de contabilidade é uma maneira eficaz para aumentar a lucratividade do negócio contábil, e como tema dessa pesquisa, a qual recebeu o seguinte título: A Consultoria Contábil Como Oportunidade De Novos Campos Profissionais, essa modalidade de prestação de serviços se baseia na atuação estratégica do profissional, sua premissa é a proximidade com o cliente, de forma que ele perceba que os serviços contábeis agregam muito valor à empresa

Noutra linha de raciocínio, quando o tema é abordado sob a ótica da parceria entre Micro e Pequenas Empresa “versus” contabilidade, há carência de informações gerenciais à disposição dos pequenos empreendedores para embasar  a tomada de suas decisões, uma vez que durante a prática os escritórios de contabilidade quase não fornecem relatórios econômico financeiros suficiente aos microempresários. Diante esse espectro, surge a necessidade de mudanças na forma de prestação de serviços, as quais necessitam ser melhor formatadas para proveito da Micro e Pequenas Empresas, informações precisam ser sistematicamente remetidas às pequenas organizações, de forma resumida e em linguagem acessível para monitorar os pequenos gestores.

Diante qualificadores mencionados, percebe-se que a falta de acompanhamento contábil e financeiro é um dos grandes déficits da gestão dos pequenos negócios. A orientação de um profissional contábil, portanto, faz-se necessário. Logo, o estudo questionou: qual análise se faz da utilização da consultoria contábil pelas Micro e Pequenas Empresas, sob o ponto de vista dos gestores e de um escritório de Contabilidade situado em Belo Horizonte?

Tendo em vista no problema formulado e um mercado cada vez mais competitivo, e sabendo o quanto a contabilidade consultiva pode contribuir para que o escritório contábil saia na frente do concorrente, o objetivo geral estabelecido do estudo foi apresentar a Contabilidade Consultiva como estratégia de sucesso dentro de um escritório de Contabilidade em Belo Horizonte. Para alcançar o objetivo geral deste estudo, os objetivos específicos foram: a) descrever o papel da Contabilidade Consultiva aos seus usuários; b) verificar qual o tipo de apoio os empresários precisam para almejar o sucesso; c) usar as informações contábeis para diagnosticar a saúde das empresas; d) averiguar os desafios enfrentados pelos escritórios de contabilidade para a aplicação efetiva da contabilidade consultiva.

Vale salientar, o que impulsionou a realização deste trabalho foi o fato de apesar que a Contabilidade Consultiva ser uma excelente ferramenta para a gestão das empresas, sua importância não é reconhecida pelos colaboradores, definiu-se, portanto, o tema presente: a consultoria contábil como oportunidade de novos campos profissionais, cujo objetivo é ressaltar relevância, bem como analisar a utilização desse serviço.

 

1.2Metodologia de Pesquisa 

 

Optou-se por uma pesquisa exploratória descritiva, já que descreveu a importância da Contabilidade Consultiva e a percepção dos colaboradores como uma ferramenta de gestão. Segundo Selltiz, Cook e Wrightsman (1987) as pesquisas descritivas visam conhecer um fenômeno sem intervir diretamente em sua ocorrência, apenas com o intuito de compreender o objeto de interesse através da coleta e análise de dados.

Na pesquisa descritiva, não há interferência do autor, ele procura demonstrar a realidade do fenômeno, sua natureza, características, frequência, causas, relações e conexões com outros fenômenos (BARROS; LEHFELD, 2007, p. 84).

Além disso, a pesquisa constituiu uma abordagem qualitativa, uma vez que se realizou um levantamento de dados em um escritório de contabilidade, onde foi selecionado uma empresa da qual se extraiu dados antes e após a aplicação da contabilidade consultiva, de modo a compará-los e analisar o potencial da contabilidade consultiva para compreender a opinião dos colaboradores com relação aos resultados alcançados. Para Stake (2015), o raciocínio da pesquisa qualitativa se baseia na percepção e na compreensão humana, e está inserido em todas as etapas do trabalho

Flick (2009, p. 8) afirma que a pesquisa qualitativa não é mais apenas a pesquisa não quantitativa, e tem vivido um período de crescimento ao se tornar uma proposta de pesquisa respeitada em vários contextos. Para o autor a pesquisa qualitativa se preocupa com o aprofundamento da compreensão do grupo e/ou ambientes pesquisados e não com a representatividade numérica.

A pesquisa seguiu também um método dedutivo, já que foi analisada a percepção dos colaboradores para emitir uma conclusão sobre o assunto. Cervo (2007, p. 46) conceitua a dedução da seguinte forma:

 

A dedução é a argumentação que torna explícitas verdades particulares contidas em verdades universais. O ponto de partida é o antecedente, que afirma uma verdade universal, e o ponto de chegada é o consequente, que afirma uma verdade particular ou menos geral contida implicitamente no primeiro.

 

O método dedutivo é o método que parte do geral e, segue para o particular. A partir de princípios, ou teorias consideradas verdadeiras e inquestionáveis, é possível prever a ocorrência de casos particulares com base na lógica. “Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica”. (GIL, 2012, p. 43)

Para fornecer uma fundamentação teórica ao estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica utilizando-se livros, teses, dissertações e artigos científicos. A pesquisa bibliográfica, de acordo com Gil (2012), é elaborada com fundamento em material já publicado e permite ao pesquisador um acesso a informações muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Entretanto é importante que os investigadores se assegurem das condições em que os dados foram obtidos para evitar erros e incoerências.

Para Marconi e Lakatos (2010, p. 183), a pesquisa bibliográfica: 

 

 

abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema estudado, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses e materiais cartográficos e sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto.

 

Afim de obter um referencial teórico para contextualizar a pesquisa e embasar a discussão, fez-se uma pesquisa na plataforma Google Acadêmico, buscando artigos científicos relacionados aos temas: contabilidade; contabilidade financeira; contabilidade gerencial; contabilidade consultiva; empreendedorismo e marketing contábil.

Segundo Gonsalves (2001, p. 67):

 

A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto. Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre, ou ocorreu e reunir um conjunto de informações a serem documentadas.

 

Para análise de dados foi utilizada a pesquisa de campo, visto que foi aplicado um questionário direcionados para os colaboradores de uma empresa privada de Belo Horizonte, com relação a concepção acerca da aplicabilidade da Contabilidade Consultiva. Fonseca (2002) caracteriza a pesquisa de campo como a investigação em que se realiza a coleta de dados junto a pessoas com o recurso de diferentes tipos de pesquisa.

O Universo da pesquisa abrange os usuários da contabilidade consultiva e para amostra foi selecionado um escritório de contabilidade situado em Belo Horizonte, já que o estudo em questão pretende averiguar os desafios enfrentados pelos escritórios de contabilidade para a aplicação efetiva da contabilidade consultiva.

Para coleta de dados foi aplicado um questionário, contendo 4 questões objetivas. Após a coleta de dados as informações foram analisadas a fim de se obter uma conclusão acerca do assunto, com o auxílio de gráficos comparativos, tabelas e figuras que facilitaram a compreensão e demonstração dos resultados.

 

1.3Estrutura do Trabalho 

O trabalho apresenta uma estrutura dividida em cinco capítulos, conforme demonstrado em seu sumário: 1. Introdução; 2. Referencial Teórico; 3.

 

 

 

 

Histórico/Caracterização da empresa; 4. Etapas para a aplicação da contabilidade consultiva; 5. Conclusão da análise técnica dentro da consultoria contábil; e 6. Considerações finais.

O primeiro capítulo apresenta a proposta do trabalho a ser desenvolvido, relatando a contextualização do tema, o motivo da escolha do assunto, os objetivos esperados e justificativa da pesquisa. Além disso, foi demonstrada a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa.

O segundo capítulo do trabalho apresenta um referencial teórico, iniciando com as noções gerais dos ramos da contabilidade: financeira, gerencial e consultiva, explorando posteriormente cada um desses ramos. Por se tratar do tema central do trabalho, a contabilidade consultiva e seu contexto de aplicação são explorados com mais vigor. O referencial teórico da pesquisa apresentou o contexto do problema a ser pesquisado a partir de estudos e pesquisas já realizados, dando consistência ao estudo.

No capítulo 3 foi realizado a caracterização da empresa, apontando sua constituição, ramo de atuação e estrutura.

O quarto capítulo, por sua vez, apresentou e analisou os dados coletados em pesquisa de campo através análise a partir da percepção dos clientes, análise dos relatórios, e a partir disso obter um cruzamento de dados para então colocar em prática o trabalho de um consultor.

Já no capítulo 5 foi evidenciado as conclusões relacionadas a pesquisa feita sob o ponto de vista da contabilidade consultiva.

E por fim no capitulo 6 foi evidenciado as conclusões relacionadas aos objetivos do trabalho. Este capítulo evidenciou os principais dados e contribuições apurados, assim como os principais objetivos atingidos.

[...]