Pero Vaz de Caminha era escrivão de Pedro Alves Cabral, ele fazia cartas registrando as primeiras impressões sobre a terra descoberta, que era o Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha foi o primeiro documento escrito da história do Brasil.

Vaz de Caminha redigiu essa carta para o rei de Portugal, Dom Manoel I ele fazia essas cartas justamente para que o rei nao perdesse nada do que estava ocorrendo naquela navegação, era como um jornal comunicando a todos as belezas encontradas, as dificuldades, tudo ali ele escrevia e era narrada pelo proprio Vaz de Caminha.

A carta não servia apenas para registrar o que acontecia, Vaz de Caminha usava tambem para fazer pedidos ao rei como abraços, recado para os parentes, filhos, vizinhos para todos que ali conheciam, mostrando a eles que estavam vivos e bem.

Em alguns trechos da carta o escrivão Vaz de Caminha fala quando eles enchergam terra firme a distancia e tambem quando chegam em solos brasileiros ele dizia que viu homens pardos nus, com arcos e flechas e faziam sinal para nao atacar os navegadores, tambem informa que os homens pardos mostravam a eles que ali havia ouro pedras preciosas e outros minérios. Depois disso dizia o que estavam vivendo naquela terra, resumindo era um diário de navegadores. A carta é muito interessante mostra coisas incriveis aos olhos de quem lê, levando o leitor ao passado na época em que nosso país estava começando a surgir.