A Bíblia proibe a evocação dos Espíritos?

A primeira pergunta de "O Livro dos Espíritos", onde Kardec realiza uma série infindável de questionamentos, sobre temas da mais variada ordem é: "O que é Deus?" Não "quem", observe.

Entre outros atributos da divindade, a resposta recebida por Kardec é que Deus é único, imaterial, infinito, soberanamente justo e bom e só quer o bem das suas criaturas.

Muito bom... Pergunto ainda, qual foi a palavra que resumiu toda a doutrina do mestre Jesus? O amor. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Não fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que fizessem a nós. Praticar a caridade. Não basta apenas não fazer o mal, é preciso praticar o bem. E por ai vai....

Vejamos agora alguns dos "ensinamentos" da Bíblia:

"Se alguém vier maliciosamente contra o próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás até mesmo do meu altar, para que morra."

"Quem ferir seu pai ou sua mãe será morto."

"O que raptar alguém e o vender, ou for achado na sua mão, será morto."

"Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto."

(Êxodo, Cap. XXI, 14-17)

"Aquele que blasfemar o nome do SENHOR será morto; toda a congregação o apedrejará; tanto o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto."

"Quem matar alguém será morto. Mas quem matar um animal o restituirá: igual por igual."

"Se alguém causar defeito em seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará."

"Quem matar um animal restituirá outro; quem matar um homem será morto."

(Levítico, Cap. XXIV, 16-21)

"Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera."

"O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles."

"Se um homem se deitar com a nora, ambos serão mortos; fizeram confusão; o seu sangue cairá sobre eles."

"Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles."

"Se um homem tomar uma mulher e sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão, para que não haja maldade no meio vós."

"Se também um homem se ajuntar com um animal, será morto; e matarás o animal."

"Se uma mulher se achegar a algum animal e se ajuntar com ele, matarás tanto a mulher como o animal; o seu sangue cairá sobre eles."

"Se um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela vir a dele, torpeza é; portanto, serão eliminados na presença dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã; levará sobre si a sua iniqüidade."

"Se um homem se deitar com mulher no tempo da enfermidade dela e lhe descobrir a nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão eliminados do meio do seu povo."

(Levítico Cap. XX, 10-18)

"Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe."

"Se alguém ferir o olho do seu escravo ou o olho da sua escrava e o inutilizar, deixá-lo-á ir forro pelo seu olho."

"E, se com violência fizer cair um dente do seu escravo ou da sua escrava, deixá-lo-á ir forro pelo seu dente."

(Êxodo Cap. XXI, 24-27)

Apenas para citar algumas de muitas passagens da bíblia que estão claramente em oposição aos ensinamentos do Cristo e aos atributos de Deus.

no Sermão do Monte, Jesus revogou vários ensinamentos da época de Moisés, vejamos alguns: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; (...) Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. (...)Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério. Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. (...) Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. (...). Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (...)." (Mateus Cap. V, 21-48)

Conhecedores que somos dos ensinamentos morais do mestre Jesus, amplamente divulgados nas diversas correntes religiosas, poderíamos então perguntar racionalmente: Qual é o sentido de seguir estes ensinamentos? São eles realmente ensinamentos de Deus? Ou não seriam eles regras de conduta definidas pelos homens?

Regras de conduta?

Sim, pois seria inimaginável, nos dias atuais, crer que o Criador, infinitamente justo e bom, detendor de toda sabedoria e de toda justiça pudesse sugerir nos apedrejemos mutuamente, até a morte dos filhos desobedientes, das pessoas adúlteras. Que o Criador tencionasse nos ensinar a pagar o mal com o mal como no caso da lei do "olho por olho, dente por dente, e em tantos outros exemplos que beiram ao absurdo.

Isso não quer dizer que a Bíblia não tem o seu valor. Nas Escrituras temos a história de um povo, os ensinamentos humanos e os ensinamentos Divinos. Quem lê e estuda a Bíblia precisa saber separar e compreender o que é cada um, para evitar uma má interpretação das Escrituras. No caso dos ensinamentos humanos, eles tiveram a sua razão de ser, principalmente em razão de um povo que era ainda pouco evoluido moral e intelectualmente.

"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti."

(Deuteronômio Cap. XVIII, 10-12)

Igualmente, a proibição de "falarmos" com os "mortos" também teve a sua razão de ser.

Cabe ainda salientar que analisando a essencia desta "proibição" guardadas as condições de "pressão e temperatura" é totalmente aplicável. E eu me explico....

A Doutrina Espírita (vide "O Livro dos Espíritos"), não recomenda a evocação dos espíritos quando o evocador objetiva a frivolidade ou acalmar a curiosidade agussada.

Em outras palavras a evocação sempre deve ter uma finalidade realmente útil.

Aprofundando as nossas pesquisas sobre os ensinamentos advindos da Doutrina Espírita, concluímos portanto que a comunicação com os mortos não se constitui ato sujeito a proibição. Porém, nem tudo que é possível convém. Para que a evocação de um espírito tenha uma razão racional, necessário se faz portanto, além do respeito ao ser humano, seja ele encarnado ou desencarnado, que tal evocação seja realizada com uma finalidade útil, em local apropriado e com o devido recolhimento.