Várzea Grande – MT

ANO 2022

ALICE BENEDITA DA SILVA

ALESSANDRA BENEDITA DA SILVA

ROSANA CRISTINA DO NASCIMENTO CASTILHO.

A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto ZAYN como requisito para obtenção do título de Pós Graduação em Arte e Educação.

RESUMO 

Observa -se, no contexto da sociedade em que vivemos a necessidade da Arte na Educação Infantil tendo em vista que a educação infantil e a base da sociedade escolar. É nela que a criança tem os primeiro contato com a vida escolar, Pesquisa se sobre Arte educação afim de apresentar de que forma ela auxilia o desenvolvimento das crianças amparando os acontecimentos em sua vida escolar. Para tal é necessário Conceituar o que é Arte e a sua necessidade nas series primárias pesquisar de que forma a Arte auxilia no desenvolvimento das criança em toda sua vida escolar. Realiza-se, então, uma pesquisa:  Pesquisa básica estratégica com objetivo descritivo abordagem qualitativa método hipotético dedutivo um procedimento metodológico. Diante disso, verifica-se que a Artes Educação tem um papel fundamental na Educação Infantil como base de uma prospera vida escolar. Palavras-chave: Arte; Educação Infantil; Linguagem.


INTRODUÇÃO 

A Arte se apresenta no dia a dia do ser humano desde o início da vida, ela é usada de várias maneiras, muitas linguagens, inúmeras formas com objetivo de expressar época, tendência, sentimento etc. Sendo assim necessário contato com a mesma desde os anos primários de estudo, pois a educação infantil é a base social escolar dos humanos e os estímulos nessa fase é primordial. Dessa forma torna se imprescindível o trabalho da Arte na educação infantil sendo ela um terreno fértil de linguagens e expressões etc.

O conceito que temos de Arte muda ao longo da história da humanidade. Neste texto, abordamos a Arte como uma linguagem expressa de diferentes formas – artes visuais, dança, música e teatro –, que exige a inteireza do homem. Para compreendê-la de maneira singular, entramos num movimento de estranhamento diante da obra, tentando mergulhar naquilo que estamos vendo ou ouvindo a partir de nossos acervos de imagens, palavras, movimentos, sensações ou sons diferentes.

[1]

Sendo assim a Arte se renova e se transforma expressando linguagens sentimentos de várias formas ao longo da história da humanidade, precisa se compreenda lá de maneira singular mergulhando, refletindo, analisando, investigando, buscando sentir a arte que contempla o mundo em que vivemos de todas as formas.

Contudo pretende se esclarecer   de que forma o contato com artes visuais é de extrema importância na educação infantil?

Então o objetivo geral da presente pesquisa é apresentar de que forma o contato com artes é de suma importância na educação infantil com objetivo de estimular do ser humano desde a mais tenra idade. Portanto foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Conceituar o que é Artes e a sua necessidade nas series primárias pesquisar de que forma a Arte auxilia no desenvolvimento das criança em toda sua vida escolar.

2.         METODOLOGIA

O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos, revista e livros, caracterizando se este trabalho como uma pesquisa de natureza qualitativa. Foram identificados artigos e/ou trabalhos científicos relevantes, disponíveis para consulta embase de dados, tais como, scielo, google acadêmico. As palavras: artes, educação infantil, linguagem foram utilizados como chave da pesquisa A análise das referências incluiu publicações produzidos no período de 1998 a 2018.

Para o estudo foi realizado uma leitura exploratória dos materiais bibliográficos, logo ocorreu uma seleção do material, verificando a importância dos mesmos. O processo de leitura dos materiais foi finalizado por meio de uma leitura interpretativa objetivando a temática proposta.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 Artes

 

Entende se que a Arte tem um papel muito importante na vida cotidiana, pois ela faz uma relação primordial homem-cultura-natureza conectando com tudo ao nosso redor ampliando o repertório de mundo tanto físico como sentimental abrindo novas portas para compreensão, entendimento, curiosidade e dúvida. Levando o ser humano descobrir e redescobrir novos conceitos, modelos e ideias etc.

Ao dialogarmos com a Arte, nós percebemos cidadãos do mundo, do cosmos, ligados e responsáveis por essa relação homem-cultura-natureza. É fundamental que possamos ampliar os repertórios musicais, corporais, teatrais e visuais de professores(as) e crianças, por serem estes conhecimentos no âmbito artístico-cultural (denominados também conhecimentos estéticos e poéticos), construídos através de experiências estéticas, a estrutura da formação cultural de todos, sendo, assim, um direito adquirido.[2]

Segundo (Lopes et al., 2006)   A Arte abre a mente do cidadão do mundo relacionando o homem com tudo a sua volta instigando o a pensar o mundo de várias maneiras, ampliando os repertórios artístico-cultural, estético e poético. Ela é uma disciplina que está em todos os contextos histórico desde do início da humanidade nos relaciona com o passado, presente e pré- futuro.

Originalmente, a palavra “arte” indicava habilidade técnica necessária para realizar determinada atividade e fabricar um objeto. Era considerado arte tanto o trabalho do mestre que fazia com apuro um objeto utilitário quanto o resultado da obra de um escultor, por exemplo. Aos poucos, foram-se chamando artesanato os trabalhos que se dedicavam aos objetos de uso cotidiano, ou àqueles produzidos com modelos ou em série. Por muitos séculos, a palavra “arte” esteve diretamente ligada à beleza, aos

objetos que buscavam o belo[3].

Segundo (Lopes et al., 2006)   A palavra Arte por algum tempo teve seu objetivo ligado à beleza o que buscava o belo, com o passar dos séculos os objetivos da arte foi expandindo seu repertório tanto no estado físico quanto emocional sendo entendida como linguagem que pode ser expressada através da música, dança, teatro e artes visuais.

A tensão se faz permanente por ser a Arte alicerçada na autoria e, consequentemente, na quebra de modelos (transgressão). O que se defende hoje é que as instituições educativas possam ser espaços de participação, respeito, troca, socialização e aprendizagens diversas que contribuam para a formação de sujeitos inteiros, críticos, autores e autônomos. Espaços de múltiplas linguagens e expressões, espaços privilegiados de apropriação de diferentes códigos estéticos, de diferentes culturas, espaço de produção significativa e autoral, ampliando, assim, as diversas formas de relação homem-cultura-natureza[4].

Segundo (Lopes et al., 2006) A Arte é a base e o modelo de transgressão, onde as escolas devem ser exemplo de troca de respeito, diversidade, multicultura, ação e reação etc. Múltiplas linguagens pois é ela que leva o ser humano a conhecer, e se reconhecer em outras culturas e tempos. A ela coube o papel de agir no interior e exterior dos seres humanos, agindo musicalmente, corporalmente, teatralmente e visualmente essas áreas age dentro e fora do nosso corpo e mente. Levando cada um a várias entendimento de um mesmo assunto, obra de arte, música e dança no mesmo tempo ou tempos passados.

Necessidade da Arte nas series primárias.

Compreende se as series primárias é o início da vida escolar dos alunos é a fase onde eles recebem mais estímulos para buscar, conhecer, construir, aguçar a curiosidade em todos os âmbitos. Sendo assim o ensino das Artes nas series iniciais é primordial, pois ela busca desenvolvimento interior e exterior de cada ser apresentada a eles as formas, cores e som de vários tempos passado e futuro.

O que interessa nas expressões visuais – desenhos, pinturas, colagens, esculturas, cinema, fotografia, construções, gravuras etc. – criadas por crianças pequenas é aquilo que elas têm de singular, de único, de marca pessoal daquela criança – de diferente! Suas produções são narrativas visuais que contêm uma história e uma dinâmica próprias ali retratadas, fruto de suas memórias, sensações e vivências, em diálogo permanente com sua imaginação. Expressões visuais são transbordamentos, jogo expressivo de meninos e meninas e, por isso, devemos estar atentos às condições por nós oferecidas para que produzam seus desenhos, pinturas etc., ressaltando sua autoria, despregados de modelos e julgamentos externos, respeitando seus resultados como expressões singulares e únicas[5].

Segundo (Lopes et al., 2006) a essência do desenvolvimento da criança é o seu entendimento pessoal de estímulos apresentados a elas em formas de desenhos e gravuras etc. Elas demonstram produções através de narrativas visuais retratando suas vivencias, sensações e emoções subjetivamente. Respeitando a individualidade de cada um deve se estimular sem induzir acriança desde bem pequena precisa se expressar e opinar sobre qualquer assunto do seu jeito.

O que queremos dizer é que a criança pode e deve apreciar diferentes obras de Arte, e não apenas aquelas direcionadas ao público infantil. Ouvir diferentes estilos musicais, observar quadros de diferentes pintores, ouvir e recitar poesias são práticas que ampliam o repertório das crianças, tornando as capazes de apreciar, cada vez mais e melhor, as diferentes manifestações artísticas. Assim, fica o desafio para todos: só apresentaremos as nossas crianças às músicas infantis, aos filmes infantis, aos teatros infantis? Vale destacar que, limitando as linguagens oferecidas à criança, estamos, também, limitando seus instrumentos privilegiados de relação com o mundo no qual estão inseridas. [6]

Segundo (Lopes et al., 2006)   Os estímulos as crianças devem ser dentro e fora do ambiente infantil, pois ele vive me um mundo global e observar tudo em seu redor, então precisa se apresentar a elas diferentes estilos de música e artes. A partir desses conhecimento a criança pode admirar as multiculturas ao seu entorno, necessita se estimular as crianças apresentar tudo que está ao seu redor sem limites de linguagens com objetivo que os mesmo de uma boa relação com o mundo em que vive.

As crianças com as quais trabalhamos são, assim como nós, sujeitos em formação cultural permanente, consumidores críticos e produtores de cultura. Portanto, o papel do(a) professor(a) é favorecer a autonomia destas crianças diante das obras, para que possam dar respostas singulares àquilo que vêem ou ouvem, que possam assim adquirir uma formação cultural bem ampla e qualificada e, ainda, produzir suas expressões teatrais, corporais, musicais ou visuais.[7]

Segundo (Lopes et al., 2006) O ser humano está sempre em desenvolvimento assim como os adultos não é diferente com as crianças e o professor tem um papel primordial de cativar, incentivar e motivar as descobertas e curiosidade dos mesmos. Assim os alunos vão ser levados a adquirir uma formação extensa de qualidade tanto no que veem ou ouvem, podendo fazer suas produções em campos variados. Deste modo adquirir sucesso na sua vida adulta se aprimorando, desenvolvendo e buscando sempre pois encontram se em constante desenvolvimento.

As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.[8]

Em conformidade com (MEC /SEF, 1998) A artes está no cotidiano da educação infantil incluso nas ações realizada nas series iniciais no desenvolvimento da primeira infância nos atos de descobertas e curiosidade sobre o mundo em que vivem. Elas utilizam as Artes a todo momento ao pintar de várias maneiras, utilizando objetos diversos no seu desenvolvimento psicológico e corporal.

Auxilio das Arte no desenvolvimento das criança

Compreendendo se que a arte se faz necessário na vida escolar das crianças desde da primeira infância pois ela está em todos os locais tanto concreto quanto abstrato aguçando curiosidades e desejos de ser e fazer tanto no visual, tátil e auditivo. Ver, ouvir e sentir faz parte do desenvolvimento das criança e a arte auxilia no contato com o mundo a nossa volta.

A arte da criança, desde cedo, sofre influência da cultura, seja por meio de materiais e suportes com que faz seus trabalhos, seja pelas imagens e atos de produção artística que observa na TV, em revistas, em gibis, rótulos, estampas, obras de arte, trabalhos artísticos de outras crianças etc. [9]

Segundo (BRASIL,1998,) A arte das criança sofre influência desde os primeiros dia de vida, pois o mundo apresenta materiais e suportes tantos visuais e sonoros levando a criança a observar, aprender, representar e querer ser e ter. A família e o professor tem um papel muito importante nessas primeira impressões do mundo na vida da criança é necessário leva- lá refletir, analisar, escolher coerentemente auxiliando o seu desenvolvimento emocional e pessoal.

O trabalho com as Artes Visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios à cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das

crianças. [10]

Segundo (BRASIL, 1998,) O trabalho com arte na primeira infância requer prioridade e respeito as particularidades da faixa etária e nível de desenvolvimento, pensar, planejar, buscar e desenvolver atividades voltado a especificidade de cada faixa etária. O trabalho com as crianças deve ser global buscar instigar todos os campos emocionais e pessoais com objetivo de desenvolvimento total em todas áreas de atuação na sua vida escolar e adulta. Sendo assim o ensino da Arte torna se imprescindível na educação infantil ela é uma disciplina completa que trabalha o emocional, social e pessoal aspectos primordial para a vida adulta do ser humano.

Conhecimento é uma construção e não uma aquisição. Supõe oportunidade de ter acesso à informação e supõe um movimento interno que torne significativa essa informação para que possam ser tomadas decisões não a partir do que está na moda ou do que outras pessoas fazem, mas com base nos próprios pensamentos e na autonomia de vontade. Os saberes são construídos a partir do conhecimento. Os saberes em arte pressupõem, portanto, um trabalho de informação e de conhecimento – a cargo do ensino de Arte - que faz parte do trabalho de educação em arte.[11]

Segundo (PIMENTEL,2910,) O ensino da arte tem um papel importante principalmente na educação infantil, sendo ela a fase inicial da criança em sua vida escolar estagio de muitos estímulos e a Arte ensina desde a mais tenra idade tem extrema significância pois tem o objetivo de excitar as crianças a curiosidade, descoberta e autonomia etc. Ela precisa levar os alunos a informação e conhecimentos em várias áreas estimular os mesmos a buscar saberes e conhecimentos diversos tendo opinião nos próprios pensamentos e na autonomia não ser levado pela moda do momento mais defendendo uma ideia de opinião com base em saberes e conhecimentos construídos desde a mais tenra idade até a vida adulta.

É importante que a instituição escolar esteja preocupada com a formação integral das alunas. Arte, enquanto área de conhecimento, além de ser um modo de pensar, de chegar a produções inusitadas e estéticas, de propor novas formas de ver o mundo e de apresentá-las com registros diferenciados, é também uma construção humana que envolve relações com os contextos cultural, sócio-econômico, histórico, político etc.[12]

Segundo (PIMENTEL,2010,) A arte é uma área de conhecimentos primordial ela abre horizonte dos alunos atuando no modo de pensar, de propor formar de ver o mundo dando no concreto e abstrato agindo no contexto cultural, sócio econômico, historio e político etc. Ela age em toda sociedade em todos os níveis sociais levando o ser humano a ver o mundo de várias formas construindo opinião em vários saberes e quanto antes se ter contato com ela melhor será o desenvolvimento global do ser humano. A arte vem auxiliando o desenvolvimento do ser humano desde a mais tenra idade ela está entre nós desde o início da humanidade o homem já usava a arte pra se comunicar e registrar o seu cotidiano a sua história.

Os significados e os padrões culturais do cotidiano não são suficientes para garantir o aprendizado dos estudantes e ampliar seus horizontes. Em arte, há necessidade de ampliar, nos educandas, o âmbito e a qualidade da experiência estética. Sendo a arte parte integrante da cultura, sua incorporação nas escolas é uma das estratégias mais poderosas para a construção de uma cidadania multicultural, já que facilita o conhecimento e o desfrute das expressões artísticas de diferentes culturas, o que submerge as alunas no reconhecimento e respeito à diversidade cultural e pessoal.[13]

Segundo (PIMENTEL,2910,) A Arte está presente na vida do ser humano com objetivo de desenvolvimento cultural e multicultural, ela é uma estratégia importante facilitando o conhecimento em várias cultural levando os alunos conhecer, reconhecer, se conhecer e respeitar as diversidades culturais. O Brasil é uma terra fértil originária de várias cultural ricas em histórias e conhecimentos e a disciplina da arte é uma das mais importante para o conhecer e descobrir o mundo as histórias culturais, regionais e locais. Desde a mais tenra idade é primordial o contato com a Arte de onde você nasceu e vive facilitando o conhecimentos as diversas culturas que estão ao nosso redor construindo assim uma cidadania multicultural.

CONCLUSÃO

No decorrer do trabalho de pesquisa averiguou se a necessidade do contado com as Artes na educação infantil auxiliando na construção e reconstrução de saberes e aprendizagem global na vida pessoal e social.

Diante disso a pesquisa teve como papel objetivo geral apresentar de que forma a aplicação da Artes visuais na educação infantil auxilia a construção e reconstrução de conhecimentos contribuindo para cidadania multicultural constatou se que objetivo geral foi atendido porque efetivamente o trabalho conseguiu mostrar que a aplicação das artes visuais na primeira infância contribui para o desenvolvimento multicultural das crianças.

O objetivo especifico inicial era conceituar o que é artes e a sua importância na educação infantil foi conseguido pois demonstrou a importância dessa área para  construção da cidadania multicultural .O segundo objetivo especifico era de que forma a artes pode ser importante na infância par construção de conhecimentos cultural local, regional etc. foi atingido com êxito pois obteve-se a orientação em pesquisa de vários teóricos onde enfatizou-se   o quanto a artes  aplicada desde a primeira infância pôde auxiliar  no desenvolvimento multicultural e respeitos as diversas culturas .

O terceiro objetivo especifico era como   valorizar o desenvolvimento global desde primeira infância e como ela auxilia o desenvolvimento multicultural da criança na educação infantil com base em sua vida adulta foi atingido construído por cada passo anterior a infância é a base da vida humana sendo necessário a construção de conhecimentos multicultural e respeito.

A pesquisa partiu da hipótese de que a   educação infantil é  a base da primeira infância fase que as criança recebe vários estímulos o uso das Artes respeitando a fase  faixa etária e essencial para o desenvolvimento total  dos mesmo intervenções durante o trabalho verificou-se que o quanto antes realizar uso da Artes na os resultados serão cada vez melhor  então fez se o teste e foi confirmado por isso a necessidade da artes desdá primeira infância com atividades adaptadas  a cada indivíduo evitando assim futuramente dificuldades objetivando desenvolvimento global.

Dessa forma o problema de pesquisa que era de que forma a aproveitar-se da artes na primeira infância auxilia a dificuldade dificuldades pessoal e social? Foi atingido sendo apresenta do o que é artes a necessidade de trabalhar arte na educação infantil e ao resultado dos eu trabalho na primeira infância auxilio no desenvolvimento global.

O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos, revista e livros, caracterizando se este trabalho como uma pesquisa de natureza qualitativa Percebendo se a importância do trabalho com as artes na educação infantil.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, SEF, 1998.

LOPES, Mendes; FARIA, Livro de estudo: Módulo IV, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação

Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006.

76p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 5)

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE. Secretaria de

Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.vl3

PIMENTEL. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente /Organização de Isabel Cristina Alves da Silva Frade ... [et al.]. – Belo

Horizonte: Autêntica, 2010.632p. – (Didática e prática de ensino)

 

[1] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.36).

[2] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.36).

[3] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.11).

[4] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.37).

[5] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.36).

[6] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.18).

[7] (LOPES; MENDES; FARIA, 2006, p.26).

[8] (MEC/SEF, 1998, p.85)

[9] (MEC/SEF, 1988 p.88)

[10] (MEC/SEF, 1998, p.91)

[11] (PIMENTEL,2010, p.181)

[12] (PIMENTEL,2010, p.182)

[13] (PIMENTEL,2010, p.184)