INTRODUÇÃO

O trabalho tem a temática como o lúdico como ferramenta importante para o processo de aprendizagem na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Barra do Bugres. Assim, na prática pedagógica atualmente sugere-se que seja utilizada atividades lúdicas como forma de facilitar a motivação do aluno, além de sua adaptação e socialização do mesmo no seio escolar, visto que, através do lúdico, a criança estando motivada se adapta no ambiente no qual está inserido, aprendendo a conviver no dia-a-dia com as pessoas que compõe o meio social no qual está inserido. Tendo como objetivo geral analisar o uso de técnicas de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na prática pedagógica do professor. Mostrar as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil.  Identificar a utilização e aplicação da prática lúdica em sala de aula e se os profissionais possuem interação de que estas influenciam significativamente no processo de aprendizado da criança. Descrever quais atividades lúdicas que os professores utilizam e quais tem a melhor eficácia no processo da construção de conhecimento da criança.

Entretanto, o problema que gerou esse estudo foi justamente a não utilização do lúdico na sala de aula, pela maioria dos professores, desenvolvendo situações e práticas pedagógicas tradicionais e sem dinamismo.

Fundamentado em entrevistas com os docentes, o projeto tem a proposta de relatar através de uma pesquisa em campo, mais especificamente com professores de turmas da faixa etária pré-escolar, com base nessas informações, comparativas no que diz respeito a metodologia de ensino em que os mesmos estão submetidos, as atividades lúdicas é utilizada como recurso no processo de ensino aprendizagem.

O lúdico é uma ferramenta importante para processo de aprendizagem da criança, a partir de uso de técnicas com atividades lúdicas que ajudam em seu desenvolvimento e habilidades, que são fundamentais para o seu processo.Sendo assim esse projeto tem a finalidade de compreender que as atividades lúdicas faz com que a criança seja incluída em seu meio social tendo o professor como mediador de ação que ajudam a interação do mundo da aprendizagem escolar e familiar.

A ludicidade promove às crianças um outro olhar diferente, referente ao que se é ensinado, tudo que é maçante se torna mais atrativo e de fácil compreensão. Há um envolvimento e interesse maior nas questões proposta, pois tudo se torna mais agradável. De acordo com Kishimoto (2002):

“o lúdico na educação se justifica porque: é um recurso pedagógico: possui componentes do cotidiano e o envolvimento desperta o interesse do educando, que se torna sujeito ativo do processo; os jogos e brincadeiras proporcionam a observação das habilidades e dos interesses dos educandos”.

É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade.

Ao planejar o professor deve estar atento para não transformar as atividades lúdicas em um caráter apenas instrumental, ou seja utilizar esse momento de explorar e conhecer o mundo como reforço as normativas e regras sociais, dentre outras.

Segundo Santim (1996) apud Junior (2005), a ludicidade está relacionada a liberdade, criatividade, participação, imaginação, interação, autonomia. Sendo assim, por meio de atividades lúdicas, é possível fazer com que a criança atribua significados e sentido ao seu mundo real. Consideramos que o lúdico é essencial na aprendizagem dos alunos, por meio deste as crianças constroem seus conhecimentos de forma prazerosa e atribuindo significados.

É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Entretanto, o problema que gerou esse estudo foi justamente a forma que os professores utiliza  as atividades lúdicas  na sala de aula para interagir a criança socialmente. Quais são os recursos que o professor utiliza para incentivar a criança a interagir socialmente em sala de aula? É entendido que é através das atividades lúdicas que as crianças expressam suas vontades e desejos. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, por meio dele vai se socializando com as demais crianças. Como as atividades lúdicas são capazes de contribuir para o crescimento intelectual da criança? [...]