"OS TRÊS CONSELHOS"
 
"OS TRÊS CONSELHOS"
 


OS TRÊS CONSELHOS

 alt

Pr. Alexandre Augusto

Itajubá/MG

Redigida Em: 06/03/2010

Igreja do Evang. Quadrangular

www.pralexandreaugusto.wordpress.com.br

 

ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA. ACREDITE.

Texto:

Provérbios  1:5

"O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;"

 

v     INTRODUÇÃO

                Esta não é uma mensagem comum, mas tenho tido testemunhos de que ela tem mudado vidas por muitos lugares. Então agora, após ministrá-la em alguns púlpitos resolvi colocar em palavras aquilo que o Senhor me deu.

                Existe um ditado popular que diz: Se conselho fosse bom ninguém dava; vendia. Mas quero ir contra esta palavra, pois a palavra de Deus nos ensina que conhecimento traz crescimento e que conselhos são para os que têm entendimento. Por isso quero crer que neste momento você amigo leitor, acaba de se mostrar uma pessoa que deseja entendimento e conhecimento. Devemos lembrar que a fé vem por ouvir a palavra de Deus (Rm-10:17), e se você abrir o seu coração, o Espíritos Santo falará a você através desta mensagem. Então mais uma vez quero lhes dizer que estes conselhos irão mudar sua vida e com toda a certeza você terá vitória em sua vida.

                Estava pesquisando pela internet, quando vi uma história que me chamou a atenção. Essa história falava de um casal. E ao lê-la, fiquei tocado, e logo o Espírito Santo falou ao meu coração: Filho meu! Leve esta mensagem por onde for, pois esta é a minha vontade. Mas para que você receba a mensagem, é necessário que leia a história.

 

v     OS TRÊS CONSELHOS

Um casal recém de casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio. Um dia o marido fez uma proposta à esposa:

- Querida eu vou sair de casa e vou viajar para bem distante, arrumar um emprego e trabalhar até que eu tenha condições de voltar e dar a você uma vida mais digna e confortável.

Não sei quanto tempo vou ficar longe de casa, só peço uma coisa: que você me espere e, enquanto eu estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você.

Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua fazenda. Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito. Sendo assim, o jovem rapaz propôs um pacto ao patrão:

 

- Patrão eu peço só uma coisa para o Senhor. Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o Senhor me dispensa das minhas obrigações. Não quero receber o meu salário. Quero que o Senhor o guarde, como uma poupança até o dia que eu sair daqui. No dia em que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.

 

Tudo combinado, aquele jovem trabalhou muito, sem férias e sem descanso.

Depois de longos vinte anos ele chegou para o seu patrão e lhe disse:

- Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.

 

O patrão então lhe disse:

- Tudo bem, nós fizemos um pacto e eu vou cumprir. Só que antes eu quero lhe fazer uma proposta.

 

Curioso ele pergunta a seu patrão qual era a proposta, e seu patrão lhe diz:

- Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro. Vai pro seu quarto, pense e depois me dê a resposta.

 

O rapaz pensou durante dois dias e depois procurou o patrão e lhe disse:

- Eu quero os três conselhos.

- Se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro. Disse o patrão

- Eu quero os conselhos. Respondeu o rapaz.

 

O patrão então lhe falou, estes são os três conselhos:

1º-"Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida";

2º-Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal";

3º-"Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais";

 

Após dar os três conselhos o patrão disse ao rapaz que já não era tão jovem assim:

- Aqui você tem três pães, dois são para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar a sua casa.

 

O rapaz  seguiu o seu caminho de volta para casa, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Andou durante o primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e lhe perguntou:

 

- Pra onde você vai?

- Vou para um lugar muito distante que fica a muitos dias de caminhada por esta estrada.

 

- Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez vezes menor e você vai chegar em poucos dias. O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho do seu patrão:

 

"Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida".

Então voltou e seguiu o seu caminho. Dias depois ele soube que aquilo era uma emboscada. Assaltantes esperavam as pessoas para roubá-las e mata-las.

Depois de alguns dias de viagem, achou uma pensão na beira da estrada onde pôde hospedar-se. Porém de madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor e muito barulho. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para sair.

 

Quando lembrou do segundo conselho:

"Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal". Então voltou, deitou-se e dormiu.

 

Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que sim. Então por que não foi ver o que era,  não ficou curioso? Ele disse que não. Então o hospedeiro lhe falou:

- Você é o único que sai vivo daqui,  um louco gritou durante a noite e quando os hóspedes saiam ele os matava. O rapaz seguiu seu caminho e depois de muitos dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça da sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta da sua esposa. O dia estava escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só.

Andou mais um pouco e viu que ela tinha sentado no colo de um homem a quem estava acariciando os cabelos. Ao ver aquela cena o seu coração se encheu de ódio e amargura e ele decidiu matar os dois sem piedade.

 

Apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho:

"Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais". Então ele parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo. Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse:

 

- Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes eu quero dizer para a minha esposa que eu fui fiel a ela. Dirigiu-se à porta da casa e bateu.

Ao abrir a  porta esposa  reconhece o seu marido e se atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue tamanha a felicidade dela. Então com lágrimas ele lhe diz:

 

- Eu fui fiel a você e você me traiu.

 

- Como? __ ela ainda espantada diz: _ Eu não lhe traí, o esperei durante esses vinte anos.

 

- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer? Disse o marido.

 

- Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu descobri que estava grávida e hoje ele está com vinte anos de idade. Então ele conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda a sua história. Enquanto a esposa preparava o café eles sentaram-se para comer o último pão. Após a oração de agradecimento e lágrimas de emoção ele parte o pão, e ao parti-lo, ali estava todo o seu dinheiro, o dinheiro de vinte anos de trabalho...!

 

v     A MENSGAEM DE DEUS

                Talvez ao ler esta história você, meu amigo irmão, já tenha se emocionado, mas ainda muitos estão a errar, pois a própria bíblia diz que o povo sofre por falta de entendimento. Mas quero acrescentar algo a mais nesta história, algo que irá nos mostrar ainda mais que a palavra de Deus ainda é a salvação para toda a humanidade e salvação para todo aquele que crer.

                "O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus."  (I Crônicas 22 : 12). Vamos todos receber OS TRÊS CONSELHOS da parte do Senhor.

 

v     O PRIMEIRO CONSELHO

1º-"Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida";

                Atalhos parece ser a melhor saída, muitas vezes em nossas vidas. Mas nos esquecemos que para chegar a um lugar de honra e destaques, precisamos aprender, pois ninguém pode sustentar um lugar de honra ou destaque se não tiver sabedoria, conhecimento, ou então sua queda será maior do que a subida. E devemos acrescentar que a psicologia humana nos ensina que damos muito pouco valor em coisas que conquistamos sem esforços, ou seja, aquelas que não pagamos um preço.

                Fico a imaginar neste momento, pessoas que sofrem agora por terem escolhido os atalhos que o mundo oferece e assim acabaram por perder suas famílias, suas empresas, seus amigos, e muito mais. Pastores que tinham um chamado e por preferirem os atalhos, perderam tudo, igreja, ministério. Saiba de uma coisa, sempre haverá pessoas para lhe mostrarem atalhos, mas estes na verdade querem ver sua queda, o contrário de nosso grande Deus que pagou um alto preço pelas nossas almas.

                Imagine se o rapaz da história tivesse tomando aquele atalho e desprezado o primeiro conselho. Com toda certeza o resultado seria a morte e ele nunca veria sua tão amada família. Você pode estar sendo esperado por alguém.

 

v     O SEGUNDO CONSELHO

2º-"Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal";

                Dizem por aí que a curiosidade matou o gato, mas você sabe por quê? Olha, o gato foi ver o que tinha dentro da panela e acabou caindo na água fervente e morrendo.

                Assim é o homem, sempre curioso para as coisas do mal, nunca buscando as coisas de Deus, ou então você acha que os nossos jovens estão nas drogas por quê? Pura curiosidade. Somos curiosos para tudo o que não presta, mas a palavra curioso também tem como um de suas definições, aquele que tem o desejo de conhecer.

                Pois então por que não sejamos curiosos em conhecer as coisas do alto trono de Deus. Se o próprio Deus diz assim:

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." (Oséias 6 : 3)

                Talvez você conheça alguém (eu conheço) que acabou por se dar mau, por ser curioso para aquilo que é mal. Levantemos e sejamos curiosos em conhecer a Deus e toda a sua magnitude, pois se nos achegai-vos de Deus, Ele se achegará a vós (Tiago-4:8). E como o próprio conselho diz, a curiosidade para o que é mal, pode ser mortal. Pode matar sua família, pode matar sua vida espiritual, seu ministério, e quando nós mesmos matamos algo que Deus fez, tudo está perdido.

                Agora, você meu irmão, já pensou se o homem da história fosse curioso para as coisas do mal, novamente, sua vida estaria ceifada por um endemoniado, mas ao preferir seguir o segundo conselho, ele acaba por salvar a si mesmo, pois se mostrou sedento pelo conhecimento para o que é bom. Sua vida é importante para alguém.

 

                Chegamos então no último conselho, que aquele velho senhor, o patrão do jovem rapaz, lhe dá, para que ele retorne a sua amada esposa. Mas bem sabemos que todos os três conselhos desta mensagem são importantes, e não podem ser isolado. Ou nós alimentemos de toda a palavra que vem do Senhor, ou morreremos secos espiritualmente nessa vida passageira.

 

v     O TERCEIRO CONSELHO

3º-"Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais";

                Bem! Este é o conselho que diferente dos outros dois, suas conseqüências não seriam provocadas por terceiros, mas por si mesmo, pois ao desobedecer ou desprezar este conselho, ele iria tirar a vida de outros, que no caso era a sua esposa e seu filho.

                Muitas vezes olhamos para um andarilho, para uma prostituta, ou mesmo para um jovem drogado nas ruas e nem imaginamos que em um segundo de sua vida, tomaram decisões no momento de ira, raiva e dor, e por conseqüência estão jogados nas ruas ou encarcerados em um presídio.

                E o que dizer de ovelhas que por se achegarem àqueles que deveriam lhes abraçar, acabaram por serem ofendidas e maltratadas, por homens que vivem ministérios de dores, pois usam as tribunas para baterem e não para curarem, ou para matarem ou não para dar vida. Mesmo estando nos em momentos de dor ou irá, o que não é pecado, pois Paulo nos diz: ira-vos mas não pequeis (Ef-4:26), devemos manter nossas mente sóbrias, livre do pecado, por que Deus ama o pecador, mas abomina o pecado.

                Não destrua aquilo que Deus te deu, seja sua família, sua empresa, seus amigos, seu comercio, seja o que for jamais deixe o ódio preencher seu coração, nunca se esqueça da história dos dois lobos dentro de nós. Lembre-se de Jacó, que em um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando fugia de seu irmão Esaú, parou pegou uma pedra colocou por travesseiro e dormiu.

                Você já imaginou se aquele rapaz, em seu momento de ódio e dor, tivesse tomado a atitude contrária ao que diz o conselho. Com certeza os danos seriam irreparáveis.

                Por isso eu te digo: SIGA ESTES TRÊS CONSELHOS

 

v     CONCLUSÃO

                Ao acatar, obedecer, assimilar, viver e praticar os três conselhos, o rapaz acaba por receber três recompensas. E bem sabemos que obedecer é melhor do que sacrificar.

                Veja bem a recompensa para o justo:

1.    Ele pode desfrutar da fidelidade real de sua esposa;

2.    Ele pode ver e abraçar seu filho;

3.    Ele pode ter a recompensa de seus vinte anos de salário.

Talvez neste momento você esteja se lamentando por algo que perdeu, mas saiba

Se colocado aos pés do Senhor Jesus, talvez ainda haja uma chance para você. A bíblia diz que tudo é possível ao que crer. Creia nesses conselhos e viva cada um deles, e verá que sua vida irá mudar. E que Deus te abençoe, te livre e te guarde.

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0xx35.3621.16.17

0xx35.9199.71.01

[email protected]

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
64 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Pr. Alexandre Augusto Pereira
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, na cidade de Itajubá, no sul de Minas, casado, pai de dois filhos. Ministro do Evangelho, levando uma palavra avivada e com muitta revelação.
Membro desde março de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: