“AS SETE CORES DA ALIANÇA COM DEUS”

 

Pr. Alexandre Augusto

Itajubá/MG

Redigida Em: 09/01/10

Igreja do Evangelho Quadrangular

www.pralexandreaugusto.wordpress.com.br

 

“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA. ACREDITE”.

Texto:

Gênesis – 9

11.  E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.

12.  E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.

13.  O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.

14.  E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.

15.  Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

16.  E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.

17.  E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.

 

INTRODUÇÃO

                A mensagem que veremos a seguir é algo fundamental e excêncial em nossas vidas, pois quer você queira ou não queira, Jesus está voltando, para buscar a sua noiva (leia minha mensagem A NOIVA AINDA NÃO ESTÁ PRONTA), mas não uma noiva desatenta e descompromissada e sem aliança, mas uma noiva fiel.

                Por isso a mensagem denominda “AS SETE CORES DA ALIANÇA COM DEUS”, vem preencher a necessidade da igreja dos últimos dias, e esta igreja somos nós. Peço que cada um dos amigos e amados irmãos leitores abram seus corações e deixem uma alinaça colorida ser colocada em seus corações, neste momento.

 

O RELATO DO CONTEXTO

                Todos nós conhecemos o relato da história em que Deus, resolve destruir, aniquilar, de uma vez, um povo que havia se contaminado, corrompido pelo maior câncer que ainda vem matando homens e mulheres, O PECADO. Porém a humanidade não seria aniquilada por completo, pois ao olhar do céu, Ele vê um homem chamado Noé, e a bíblia diz que este homem era justo.

                Deus então chama Noé (do Hebraico significa REPOUSO, DESCANSO)e manda que ele construa uma arca, que tipologicamente representava a pessoa de Jesus, e nesta arca coloque um casal de casa espécie de animal, e segundo alguns estudiosos, eram cerca de oito mil animais, ou quatro mil casais. E que também, Noé divulgue uma mensagem de salvação, dizendo ao povo que Deus iria destruir a terra com água. Mas todos começaram caçoar da cara de Noé, pois já havia muitos anos não chovia na terra onde habitavam os viventes.

                Isto nos dá o amparo legal de crer que se a muitos e muitos anos não chovia na terra, então a mente do homens já havia se esquecido de como era boa uma boa chuva torrencial, e se há muito tempo não chovia, até alguns alimentos que dependiam das chuvas, eles já se esqueceram do gosto.

                Assim somos nós, pois quando se passa muito tempo que não provamos de algo, acabamos por desacreditar que este algo ainda possa acontecer novamente. Uma grande verdade é que o ser humano de um modo geral, tem maior indice de credibilidade, quando ele pode ver o que deseja.

                Assim tudo acontece, por quarenta dias e qurenta noites, uma abundante chuva cai sobre a face da terra, incobrindo o mais alto monte existente. Então, passados os dias, Noé vendo que a chuva havia cessado, decide então soltar uma ave, a saber, uma pomba, para então saber se realmente as águas haviam baixado sobre a terra, (leia minha mensagem AS TRÊS VIAGENS DO ESPÍRITO SANTO).

                Como as águas já haviam baixado, Deus que havia fechado a única porta da arca, agora a abre e Noé e sua familia saem para novamente povoarem a terra. Mas Deus que é amável e misericordioso, faz uma aliança com Noé, uma aliança de que não mais destruiria a terra com água (Ele não destruiria. Mas o homem é bem capaz!). Esta aliança foi representada por um arco colocado no céu.

 

O QUE É UMA ALIANÇA

                Mas o que é uma aliança? por que Deus é um Deus de aliança? Então vamos entender o que é uma aliança.

Aliança significa pacto, acordo, ajuste, concerto. Uma aliança só pode ser firmada entre duas partes, pois ninguém faz aliança consigo mesmo. Assim uma aliança é usada em um casamento, para que quando olharem em uma pessoa e ver em sua mão esquerda uma aliança, saibam que aquela pessoa já tem uma aliança com outra pessoa.

Teologicamente, a aliança diz respeito a concerto entre Deus e o seu povo, pois na bíblia a palavra aparece como concerto, pacto, e aliança. O Antigo Testamento é chamado Antiga Aliança, e o Novo Testamento, Nova Aliança.

 

DEUS É UM DEUS DE ALIANÇA

O nosso Deus é verdadeiramente um Deus de alianças. Através delas, Ele, pelo seu imenso amor, nos dá a garantia de muitas bênçãos, se houver fé e obediência. A iniciativa do concerto sempre foi de Deus, que estabelece as condições. Mas porque Deus gosta tanto de fazer aliança com o homem, se bem sabemos que em sua maioria o homem acaba por quebrar esta aliança, e com certeza, também acaba por entristecer o coração de Deus, que jamais falhou na sua parte, pois a sua palavra relata que mesmo que sejamos infiéis, Ele, Deus, continua fiel (II Tm-2:13). Assim, além da aliança feita com Noé, vejamos algumas alianças feitas por Deus com o homem.

 

A ALIANÇA COM ADÃO

A primeira aliança Deus fez com Adão e Eva, no Éden: deu-lhes a Terra e pleno domínio sobre os animais; deu-lhes fartura de alimento, abençoou-os e disse-lhes que deveriam frutificar e multiplicar. Mas estabeleceu condições: Não deveriam comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. O princípio da obediência estava criado, se comessem da árvore proibida, morreriam. Desobedeceram, quebraram a aliança, e experimentaram  imediatamente a morte moral e espiritual, e, depois, a morte física. Convém lembrar que em todos os concertos há promessas de bênçãos, mas há a contrapartida da fé e fiel obediência. Aliança adâmica ou edênica é como é conhecida a aliança feita com Adão.

 

A ALIANÇA COM ABRAÃO

O concerto entre Deus e Abraão -aliança abraâmica-  foi chamado "concerto perpétuo", porque extensivo às gerações vindouras e já apontando para o Reino Eterno de Cristo (Gn 17.7). Como parte da aliança Deus prometeu fazer de Abraão uma grande nação, e abençoar todas as famílias da terra através dele; dar a terra de Canaã aos seus  descendentes, que seriam grandemente multiplicados: "E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti"  (Gn 12.7,15; 13.16; 15.5). O concerto foi feito com Abrão, nome mudado por Deus para Abraão (pai da multidão). Como parte da aliança, Abraão deveria circuncidar todos os machos, filhos e servos sob sua autoridade, como  selo do conserto, e de aceitação de Deus como Senhor. Deus prometeu estender a aliança a Isaque, o filho da promessa que iria nascer.

 

A ALIANÇA COM ISAQUE

Os termos da aliança foram renovados em Isaque, filho de Abraão:  "Serei contigo e te abençoarei... multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas as terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra. Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo" (Gn 26:2-5,24). Estas foram as palavras de Deus para Isaque. Contra partida, Isaque deveria continuar fiel a Deus.

 

 A ALIANÇA COM JACÓ

"Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado te darei a ti e à tua semente. E tua semente será como o pó da terra... e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 28:13-14). As alianças de Deus com seu povo provam que Ele é sempre fiel à sua palavra, nunca deixando de mostrar ao homem que se este for realmente fiel na aliança, uma grande chuva de benção. Para recebermos as bênçãos prometidas derivadas de uma aliança fiel, fé e obediência são indispensáveis.

 

A ALIANÇA COM OS ISRAELITAS

Passados cerca de três meses da saída do Egito,  Deus falou ao seu povo através de Moisés, ao sopé do monte Sinal (Horebe),  para, basicamente, renovar e relembrar  os termos do concerto com Abraão, Isaque e Jacó:

a) a terra de Canaã seria deles;

b) Deus seria o único Deus de Israel; o povo assumiria o compromisso de guardar suas leis e mandamentos;

c) seriam castigados em caso de desobediência. Uma promessa que deve ser guardada no coração: "Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos...vós me sereis reino sacerdotal e nação santa" (Êx 19:5-6). O pacto foi fechado quando o povo declarou: "Tudo o que o Senhor falou, faremos" (Êx 24:3). Deus requer de nós o firme propósito de acatarmos os termos de sua aliança. As leis que deveriam ser obedecidas eram a lei moral (incluídos os Dez Mandamentos), a lei civil, a lei cerimonial.

 

 RENOVAÇÃO DA ALIANÇA NAS PLANÍCIES DE MOABE

Antes da entrada na terra prometida, e após percorrerem o deserto durante 39 anos, os termos do concerto foram relembrados. A finalidade era de dar conhecimento das promessas divinas aos que nasceram durante a peregrinação, e fortalecer espiritualmente o povo para enfrentar o desafio de conquistar a nova terra. Os capítulos 27 e 28 do livro de Deuteronômio, tratam das maldições e das bênçãos decorrentes da rebeldia ou da obediência a aliança com Deus.

 

A ALIANÇA COM DAVI 

O resultado mais imediato da aliança davídica foi o estabelecimento do reino do filho de Davi, Salomão, que deveria edificar um templo para o Senhor; o reinado de Davi passaria aos seus descendentes: "Fiz aliança com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: a tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono de geração em geração" (Sl 89:3-4). A condição para o cumprimento dessas bênçãos seria a fiel obediência de Davi e de seus descendentes.

 

AS SETE CORES DA ALIANÇA

                De todas as alianças que vimos, minha opinição a que mais me chamou a atenção foi a aliança feita com Noé, pelo fato de que Deus usou um fenômeno natural para que Noé se lembrasse e que essa lembrança fosse passada de geração em geração. Esse fenômeno é popularmente conhecido por nós pelos nomes de “Arco Iris, Arco Celeste, Arco da Aliança, ou Arco da Chuva).

                Esse arco é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (um azul mais escuro ou azul marinho) e violeta. A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotas de chuva. A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta o sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos. Esse número não é definido, uma vez que os humanos não têm uma percepção visual de cores muito evoluída.

                Deus resolve usar um arco que a muito tempo havia sido esquecido, e quase apagado da memória do homem para estabelecer um concerto. E essa aliança tinha e ainda tem sete cores conforme a nossa percepção visual. E então perguntei ao Eterno Deus, o porquê dessa aliança ter sete cores. Se bem sabemos, o número sete tem a representatividade da perfeição de Deus, e tantas outras representatividades, que não vem ao caso agora. Mas sabemos que o nosso Deus não faz nada por acaso.

 

O VERMELHO

                Esta é a cor que representa o sangue que seria derramado na cruz do calvário por um inocente, que jamais seria esquecido pelo homem enquanto vivesse na face da terra. Ele, Jesus, seria o marco da história.

 

O LARANJA

                Esta é a cor que representa o alimento, ou seja, o pão vivo que desceu do céu para saciar a fome de toda a humanidade, e assim sustentar as vidas famintas de um alimento eterno e indispensável para a vida do homem.

 

O AMARELO

                Esta cor representa o ouro, ou seja, o mais valioso metal que existe. E esta preciosa jóia que nos foi dado, Jesus o filho de Deus, que nos amou mais que tudo. O mais valioso homem que veio para se entregar em nosso lugar.

 

O VERDE

                Este é a cor que representa a terra prometida, ou seja, o cumprimento da promessa feita no Éden, quando Deus ao amaldiçoar o diabo, diz que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a sua cabeça, o salvador prometido.

 

O AZUL - Céu

                Esta cor representa o infinito céu, ou seja, poder infinito do filho de Deus, pois a bíblia nos relata que todo o poder foi dado ao nome de Jesus.

 

ANIL – Azul marinho

                Esta é a cor que representa o homem que veio do céu, nos mostrando que Jesus desceu do céu para ser nosso Senhor, esta é a cor do Senhorio do Senhor Jesus.

 

O VIOLETA

                Esta é a cor real. Os reis se vestiam com ela para ostentarem o poder. Esta cor representa o rei que há de vir. O rei que voltará para buscar sua rainha.

                                                     

A ÚLTIMA ALIANÇA DE DEUS

A promessa de uma nova aliança está em Jeremias 31:31-33

"Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá... porei a minha lei no seu interior, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo."

A nova aliança foi selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte expiatória, vejam as palavras de Jesus antes de morrer por mim e por você:

"Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados" (Mateus 26.28).

A nova aliança é superior à antiga: "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de UM MELHOR CONCERTO, que está confirmado em melhores promessas" (Hebreus 8:6).

 

CONCLUSÃO

E as melhores promessas são sobre os que se arrependem têm seus pecados totalmente perdoados (Hebreus 8.12); um novo coração e uma nova natureza recebem aqueles que verdadeiramente amam e obedecem a Deus; são recebidos como filhos de Deus; têm experiência maior em relação ao Espírito Santo. 

Como vimos, de aliança em aliança Deus prosseguiu na execução do seu plano de salvação dos homens, sempre oferecendo novas oportunidades. E em todas as alianças estava a pessoa de Jesus. Por isso todas as vezes que você ver um Arco de Chuva no céu, saiba que Deus está te chamando a atenção para a aliança perfeita que é Jesus, que veio para salvar o homem da perdição eterna. Jesus, a perfeita aliança.

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0(xx)35.9199.71.01

Ou 0(xx)35.3621.16.17

[email protected]