“A PORTA DAS OVELHAS”

 

Pr. Alexandre Augusto

Itajubá/MG

Redigida Em: 18/01/2010

Quadrangular

www.pralexandreaugusto.wordpress.com.br

 

“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA. ACREDITE”.

Texto:

NEEMIAS - 1

03. Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.

 

NEEMIAS - 3

01. Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel.

 

ü      INTRODUÇÃO

Esta mensagem tem um “Q” de revelação que irá enriquecer nossas vidas e contribuir para que nosso entendimento venha se tornar mais excelente, e assim possamos crescer em graça e sabedoria. Por isso a história será abordada com grande excelência. Abra seu coração a deixe a palavra de Deus penetrar no profundo de sua vida. A porta das ovelhas é sem dúvida tão valiosa e poderosa quanto as outras onze portas que havia em Yerushalém. Talvez em uma outra oportunidade Deus me revele algo sobre as outras portas, mas por agora vamos nos encher desse conteúdo valioso.

 

ü      A HISTÓRIA DE NEEMIAS

O inverno estava chegando, era o ano de 445 a.C., e Neemias estava na cidadela em Susã,  sede do governo persa. Uma geração antes, no mesmo lugar, Ester e Mordecai conseguiram salvar os judeus da matança tramada por Hamã. Neemias estava entre os judeus que ainda moravam fora do seu país, mesmo 90 anos depois da volta de Zorobabel para reconstruir o templo e povoar novamente a cidade de Jerusalém. Neemias foi copeiro do rei Ataxerses, e era uma pessoa respeitada pelo homem mais poderoso do mundo.

Hanani, irmão de Neemias, fez a viagem de 1.600 quilômetros de Jerusalém a Susã para visitar seu irmão. As notícias que ele levou entristeceram Neemias. Hanani disse que o povo de Jerusalém encontrava-se numa situação precária e insegura, sujeito às agressões dos povos que controlavam as regiões adjacentes à cidade. Neemias, extremamente preocupado com o bem-estar dos seus parentes e compatriotas, chorou, jejuou e orou ao Senhor. Ele baseou suas petições nas grandes promessas de Deus, certo da fidelidade de Deus em cumprir a sua palavra. Pediu que Deus estivesse com ele diante do rei da Pérsia.

Quatro meses depois, já no início da primavera, Neemias teve sua oportunidade de agir. O rei Artaxerxes percebeu a tristeza de seu copeiro, e perguntou o motivo. Neemias explicou a sua preocupação com o povo em Jerusalém. Quando o rei ofereceu ajuda, Neemias orou a Deus e fez seus pedidos ao rei:

1. Licença para ir a Jerusalém para reedificar a cidade,

2. Cartas para assegurar sua passagem pelas províncias no caminho,

3. Autorização para o uso de madeiras da floresta na construção.

Assim, com a mão forte de Deus, o rei deu tudo quanto Neemias pediu, e este partiu em direção a cidade de Jerusalém.

A história relata que Neemias era um copeiro do rei. Por isso não importa qual posição social nós ocupemos. O que Deus realmente quer é um coração que se mostre amante e preocupado com os desejos e sonhos do coração dEle;

 

ü      YERUSHALÉM – JERUSALÉM

Segundo os sábios Judeus, o universo possui um centro, e o centro do Universo é o planeta Terra, e consequentemente a Terra possui seu centro, e esta é Israel, e o centro de Israel é Jerusalém, e o centro de Jerusalém é o templo Sagrado, e o centro do templo é o lugar santíssimo ou o Santo dos Santos, e o centro do Santo dos Santos é a Aron Hacodesh, a Arca Sagrada, que representa Jesus.

Yerushalém é a mais famosa cidade do mundo. Para os judeus era ela a cidade do grande rei (Sl-48:2), a cidade santa (Js-52:1). Quando no cativeiro babilônico o povo judeu assumiu um compromisso moral e espiritual com Deus, de nunca se esquecerem da cidade de Jerusalém. E aprove a Deus que na construção da Cidade Santa, se construísse doze portas, e uma dela seria a Porta Dourada, que segundo uma profecia, seria por ela que o Messias entraria e por isso hoje ela se encontra fechada, fechada pelos muçulmanos.

                Jerusalém sempre foi uma cidade cercada por muros desde sua fundação, parte dos muros foram demolidos por motivos dos ataques dos invasores que ocuparam a cidade, os muros, casas e prédios sempre foram construídos pelas pedras de Jerusalém.

Jerusalém representa o centro de adoração. Antes havia outros centros de adoração. Por exemplo, nos tempos do rei Salomão, se fazia oração e sacrifícios em Gilgal, em Siló e em outras partes. Mas a glória de Deus abandonou Siló. Deus não admite outro centro de adoração que não seja a cidade de Jerusalém. Igualmente, nos dias de hoje o meu Deus não admite outro centro de adoração que não seja a vida conjunta de seu povo no interior da igreja. Só a titulo de conhecimento, a atual Jerusalém está a sete metros de altura da primeira construção, pois foram sete longas batalhas, sete vezes que a cidade Santa foi destruída e reconstruída. Isto me mostra que toda batalha nos leva para cima.

A Bíblia Sagrada, quando relata sobre a reconstrução dos muros de Jerusalém, no Tanash, ou Antigo Testamento, especificamente no livro de Neemias, menciona sobre as doze portas da cidade de Jerusalém com os seus primitivos nomes, assim vejamos:


01 – Porta das ovelhas

02 – Porta do Peixe (Porta de Damasco)
03 – Porta Velha (Porta de Jafa)
04 – Porta do Vale ou porta dourada
05 – Porta do Monturo
06 – Porta da Fonte
07 – Porta do Cárcere
08 – Porta das Águas
09 – Porta dos Cavalos
10 – Porta Oriental
11 – Porta de Mifcade (da Atribuição)
12 – Porta de Efraim

                Estas são as doze portas que Neemias foi reconstruir, sendo elas de grande importância. Pois como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se concentrava junto às portas, e começaram desde então, a ser sinônimo de lugar público, assim como Ágora (praça principal) da Grécia, ou o Fórum Romano. E na ocasião das guerras, as guarnições de defesa eram redobradas junto às portas; pois quando se conquistavam as portas, era sinal de que a cidade já fora subjugada!

 

ü      A PORTA DAS OVELHAS

                Talvez muitos de nós não saibamos a real função ou a real finalidade da então chamada Porta das Ovelhas. Então preste atenção. A porta das ovelhas era a menor entre as doze portas e não foi feita para passagens de homens e sim das ovelhas, pois por ela era que os animais passavam. Posteriormente por cinco tanques os animais eram lavados e limpos e só assim poderiam ser levados para serem sacrificados no santuário. Esta porta ficava no lado norte, e dava para os fundos do templo.

A primeira porta, que foi restaurada por Neemias, foi à porta das Ovelhas (Ne-3:1). Mas por quê? Porque dentre todas as doze portas, justamente a Porta das Ovelhas foi a escolhida e deveria ser a primeira a ser restaurada? O que levou Neemias a reconstruir primeiramente a Porta das Ovelhas? Estas e outras respostas veremos nesta mensagem, pois aqui mora uma tremenda revelação da parte de Deus.

 

PRIMEIRO ASPECTO

Ao restaurar a Porta das Ovelhas, Neemias estava nos dando algumas profundas revelações, mesmo sem saber ele, era usado para que hoje esta mensagem chegasse até nós. E assim, Neemias estava primeiramente nos mostrando que restaurar a Porta das Ovelhas, representava o novo nascimento.

Neemias sabia que a primeira coisa a se fazer ao chegar em Jerusalém, seria um sacrifício a Deus. O povo teria que apresentar seus pecados e mostrar arrependimento, e assim através do Cohen Gadol, um sacrifício era feito para que o povo fosse perdoado de seus pecados. Isso nos ensina que somente um verdadeiro arrependimento nos leva a sermos aceitos diante de Deus.

 

SEGUNDO ASPECTO

O aspecto, ou motivo que levou Neemias a restaurar primeiro a Porta das Ovelhas, foi que Cristo, o nosso Senhor Jesus, viria como ovelha, e entraria por uma porta que ninguém poderia passar, pois ela era estreita e pequena. Esta porta que representa todo o sofrimento, todo o martírio, e todos os açoites e espinhos que Jesus ganhou, pois Ele seria sacrificado, pela minha e pela sua vida. Esta porta representa o cumprimento das palavras proferidas pelas bocas de vários profetas, em favor da salvação do homem.

A Porta das Ovelhas é um protótipo da saga da redenção do homem, e Neemias, sem saber estava nos revelando que tudo que está escrito no livro santo, é a mais pura verdade.

 

TERCEIRO ASPECTO

A porta das Ovelhas nos fala da entrada para a vida na igreja. Ninguém pode entrar a não ser por Cristo. O Senhor disse: "Eu sou a porta; aquele que entrar por mim, será salvo". Agora vejamos o que o próprio Senhor Jesus também nos disse:

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela. Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que leva para a vida, e que poucos são os que acertam com ela". (Mateus, VII: 13 e 14).

                Com toda certeza o Senhor estava se referindo que somente a Porta das Ovelhas nos leva ao verdadeiro pasto celestial, que nos alimenta com um alimento para a vida eterna, por isso é estreita e só passa ovelha.                

 

ü                  CONCLUSÃO

Assim como Neemias resolveu reconstruir a cidade de Yerushalém, vamos juntos também decidir reconstruir a vontade de Deus na face da terra, e assim comecemos pela porta das ovelhas, pois hoje, infelizmente os pastores estão interessados que as pessoas entre pela porta da frente e trazendo dinheiro para encher os cofres. Não dão mais o devido valor nas almas.

A porta das ovelhas é o lugar onde devemos buscar entrar, pois penso que um dia um ferrolho lhe será colocado, e não haverá mais tempo ou oportunidade de entrar no aprisco eterno. Assim os lobos, os abutres, as cobras, ficarão de fora.

Quando Ele, Yeshua Mashiach, Jesus o Messias, retornar pela segunda vez entrará pela porta Oriental, ou seja, a porta dourada, como foi proferido pelo profeta Ezequiel (Ez 43:1-5 e 44:1-2), mas agora já não como ovelha, mas sim como leão, como foi visto pelo Ancião ao se dirigir ao choro de João (Ap 5:5). Não virá para ser julgado na cruz, mas virá como rei para julgar as nações da terra.

Vemos que as demais portas tinham os seus ferrolhos e as suas fechaduras, mas a porta das Ovelhas foi deixada sem ferrolhos, ou pelo menos não é mencionado. Talvez uma revelação de que todas as pessoas podem ter acesso ao rebanho do Senhor Jesus Cristo, pois bem sabemos que ele não faz acepção de pessoas.

Então não deixe ninguém dizer que você não vale nada, que sua vida não faz diferença, ou que sua família é “uma droga”, pois a Porta das Ovelhas fora deixada sem ferrolhos para que você pudesse ter acesso. Mas lembre-se que por ali só entra ovelhas, e se neste momento seu coração está cheio de ódio, rancor, ou raiva, comece a perdoar e se torne uma ovelha com graça, e entre pela PORTA DAS OVELHAS.

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0(xx)35.9199.71.01

Ou 0(xx)35.3621.16.17

[email protected]