roberta santos
Membro desde abril de 2010
Olhar Mundial sobre o Meio Ambiente
Nossa carta Magna de 1988, trouxe uma inovação que fora a preocupação com o meio ambiente, reflexo esse do capitalismo desenfreado e da utilização descabida dos recursos naturais, porém essa não mais é uma preocupação apenas dos constituintes originários.
Versa o art. 225 da carta política de 1988, que ?todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem comum do povo e essencial à qualidade de vida?, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Visto que, o meio ambiente é sim um bem comum e essencial a sobrevivência da humanidade, fora constatada que se os países não parassem com a poluição frenética ocorreriam várias catástrofes, o planeta reclamaria e quem pagaria por esse erro seriam nós, os principais causadores.
Pensando em controlar a reação do nosso planeta fora realizado na cidade de Quioto, uma reunião com países como Estados Unidos , Japão e outros visando um acordo internacional para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, prevenindo assim o aquecimento do planeta.
Após a assinatura do acordo em 1997 , foram realizadas outras convenções para tratar do mesmo assunto como a convenção de Genebra, pois se não cuidarmos do nosso planeta não haverá de se falar em direitos, pois o direito procede da pessoa humana e sem o homem, não há direitos.
O Protocolo de Quioto já foi ratificado, transformado em lei. Assim, se os países não cumprirem suas metas estarão sujeitos a penalidades. Entretanto os Estados Unidos, país responsável pela maior emissão de GEE não aderiu ao Protocolo.
E o pior que, o maior propulsor de todo esse caos ao qual se encontra o nosso planeta chama-se capitalismo onde quem pode mais manda, ou você vale o que tem, quanto mais se tem mais se quer, porém nosso planeta está pedindo socorro e nos não estamos fazendo nada.
Em suma as autoridade mundiais fazem seus protocolos e nada fazem para controlar de fato a emissão desses gazes e enquanto isso o nosso planeta está morrendo, porém os donos do mundo estão preocupados com os seus milhares de dólares, e que a humanidade se exploda, sem ter a consciência de que está se matando e matando algo que não lhe pertence deixando assim sem saber se haverá futuras gerações.
(1) artigo publicado
Publicado em 29 de abril de 2010 em Direito