Manoel Serrão Silveira Lacerda

Manoel Serrão Silveira Lacerda
Nome completo: Manoel Serrão da Silveira Lacerda. Idade e naturalidade: Nasceu em São Luis [Atenas Brasileira] capital do Estado do Maranhão, na Santa Casa de Misericórdia, em 19 de abril de 1960. Filiação: Filho legítimo de Agamenon Lucas de Lacerda e de Oglady da Silveira Lacerda. Neto paterno do fazendeiro Manuel Lucas de Lacerda, e de Maria Antonia Lucas de Lacerda; neto materno do farmacêutico Hidalgo Martins da Silveira, e de Maria José Serra da Silveira. Ascendência geral de espanhóis e portugueses judeus. Profissão: Advogado e Professor de Direito, formado pela Faculdade de Direito do Recife - UFPE, curso criado pela Carta Lei de 11.08.1827 - publicada em 21.08.1827 - Chancelaria Mor do Império do Brazil, que no passado acolheu dois presidentes: Epitácio Pessoa, em 1886 e Nilo Peçanha, em 1887. Acolheu outros nomes, os quais enriqueceram a nossa cultura como: Rui Barbosa. Joaquim Nabuco. Fagundes Varela. Castro Alves. Tobias Barreto. Clóvis Bevillaqua. Silvio Romero. Adolfo Cisnes. Assis Chateaubriand. Agamenon Magalhães. Luis Câmara Cascudo, e tantos mais. Origem Poética: O Fascínio do poeta pela poesia não tem mesura, não tem fronteira, é parte indizível da sua própria vida. É o alimento e a motriz da sua existência. É vocação, é prazer e realização plena. Só pra dimensionar a origem do berço poético do autor, assim como a dimensão e a importância do Maranhão para a cultura nacional, pedimos vênia para transcrevermos um pequeno trecho da obra do imortal membro da Academia Maranhense de Letras o professor Jomar Moraes, intitulada - Apontamentos de Literatura Maranhense - edições sioge - nota bene: "Sem receio de qualquer exagero chauvinista diríamos que a presença do Maranhão na literatura nacional se caracteriza, principalmente, pelo vanguardismo que sempre colocou nossos homens de letras à frente dos debates das novas idéias e da renovação de padrões estéticos. Do negrismo de Trajano Galvão ao neoconcretismo de Ferreira Gullar; do ideário estético e nacionalista de Gonçalves Dias às antecipações modernistas de Sousândrade; da lucidez analítica de João Francisco Lisboa ao ensaísmo da Franklin de Oliveira e Oswaldino Marques; dos estudos folclóricos de Celso Magalhães ao romance naturalista de Aluísio de Azevedo; dos estudos de Nina Rodrigues à renovação estética pregada e apoiada por Graça Aranha, tudo revela e comprova a clara vocação de pioneirismo e liderança que assinala uma das mais características e importantes facetas da nossa participação na cultural nacional". Complementando o brilhante rol, podemos citar ainda Arthur Azevedo; Catulo da Paixão Cearense; Bacelar Vianna; Bandeira Tribuzi; Padre Antonio Vieira [Sermão aos Peixes]; Odorico Mendes; Sotero dos Reis; João Francisco Lisboa; Gonçalves Dias; Sousândrade; Gentil Homem de Almeida Braga; Custódio Alves da Pureza Serrão [Frei]; Trajano Galvão; Josue Montello; Nauro Machado; José Sarney; José Chagas; José Maria Nascimento; Lima Coêlho, Mel, Laura Amélia Damous;Roberto Kenard; Antonio Carlos Alvim; Ademar Danilo; João Carlos; João Otávio; Guaracy Brito; Joaquim Haickel; Lenita Sá; Luis Carlos Cordeiro; Maristela Sena; Paulo Melo Sousa; Resende; Roberto Fernandes; Ronaldo Reis; Vinicíus Nagem; Wagner Alhadef; José Henrique Santos [Bóis]; César Teixeira; Fauzi Beydoun; Luis Augusto Cassas; Celso Borges; Fernando Abreu; Garrone; Ribamar Filho; e muitos tantos outros. Resumo destas últimas considerações: O poeta é um altruísta que evidencia as Sete Virtudes derivadas do épico Psychomachia, poema escrito por Aurélius Clemens Prudentius intitulando a batalha das boas virtudes e vícios malignos, posto que através da prática dessas virtudes é que se neutraliza, se opõe, e se tem a proteção contra os Sete Pecados Capitais, mormente, no combate, sempre, sempre contra a Inveja, a Ganância, a Ignorância, a Ira, a Tirania, o Desrespeito e a falta de Ética. IMAGENS - TELAS - ACRÍLIO - ÓLEO - E DESENHOS À LAPIS DE CÊRA QUE ILUSTRAM OS POEMAS SÃO DE AUTORIA DO PRÓPRIO POETA E DA POETISA E ARTISTA PLÁSTICA LUDMILLA [FILHA], COM ALGUMAS EXCEÇÕES. FOTOGRAFIAS QUE ILUSTRAM SÃO DE AUTORIA DE MARIANA SAPHYRA [FILHA] e RENATA SILVEIRA [PRIMA].
(4) artigos publicados
Membro desde dezembro de 2008
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