UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

Introdução oferecida por:
Emanuel Isaque Cordeiro da Silva – IFPEBJ e UFRPE
Para o curso de MedioTec em Agropecuária da:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GÓIS - Campus Quirinópolis

ZOOTECNIA E VETERINÁRIA – TEORIA E PRÁTICAS GERAIS: INTRODUÇÃO

ZOOTECHNICAL AND VETERINARY - THEORY AND GENERAL PRACTICES: INTRODUCTION

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva 
Departamento de Zootecnia da UFRPE
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (82)98143-8399


Milhões de estudantes, após o Ensino Médio, ingressam na Universidade; muitos optam pelo curso de Medicina Veterinária e, os que não conseguem atingir a nota para cursar Veterinária, optam pela escolha da Zootecnia. Sou formado em Agropecuária pelo Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim; mas antes disso embarquei na vida pedagógica da Educação Infantil por 4 anos onde lecionei para crianças, jovens e adultos. Após passar no Enem em 2018, e pelo Sisu ter a oportunidade de ingressar na Universidade, escolhi o curso de Zootecnia para o resto da minha vida sendo a coisa que tenho prazer em estudar e trabalhar.


Essa aula, ministrada na UEG Campus Quirinópolis é para dar uma breve introdução aos ingressantes do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia. Meu alicerce foi o livro do renomado professor Eduardo Millen Zootecnia e Veterinária: teoria e práticas gerais, onde o mesmo, brilhantemente, apresenta uma introdução acerca do que é cada ciência, do papel do trabalhador veterinário ou zootécnico e dos assuntos que ambas se baseiam para ilustrar e demonstrar melhor ao estudante inicial o mundo que daqui por diante ele irá enfrentar e vencer, inicialmente na Universidade e, posteriormente, na vida laboral.


Zootecnia & Veterinária: Teoria e Práticas Gerais – prof. Eduardo Millen
Introdução

Texto extraído do livro: Zootecnia e Veterinária: teoria e práticas gerais do professor Eduardo Millen.
MILLEN, E. Zootecnia e Veterinária: teorias e práticas 
gerais. 1ª ed. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1975. pp. 15-16.

 

 

O que é Veterinária, definição – Sob o nome de Veterinária, no conceito moderno do desenvolvimento das ciências, entende-se como um conjunto de conhecimentos que nos levam à medicina dos animais irracionais, particularmente os animais domésticos.
Medicina, na compreensão simples da palavra, é a arte e a ciência de curar o homem bem como o conjunto de meios utilizados por ele, para prevenir o aparecimento das doenças. É considerada uma arte porque procura atingir o perfeito, a perfeição, na cura do doente e não prevenção do mesmo contra o aparecimento de doenças. E é ciência porque procura realizar a cura e formar condições para prevenir o homem contra o aparecimento de doenças, bem como eliminar de todas as maneiras possíveis, os agentes causadores dessas doenças, sempre agindo através dos métodos científicos, pela pesquisa embasada em teorias que dê fundamentos, pelas observações metódicas, pela experimentação e, por fim, em busca da verdade no sentido de bem curar e conservar a conservar a saúde do homem.


- O que se estuda em Veterinária – Englobando um conjunto de conhecimentos científicos, a Veterinária estuda a pelagem e a conformação do corpo e as partes do exterior e interior do corpo dos animais domésticos, através da Ezoognósia e da Anatomia, respectivamente.  Estuda as funções dos órgãos que compõem todo o organismo do animal, pela Fisiologia. Estuda as espécies domésticas e dentro dessas, as raças, variedades e os indivíduos, bem como a arte de sua criação e exploração econômica, pela Zootecnia (essa por si só, demanda de um estudo à parte). Estuda as doenças e distúrbios que ocorrem no animal, pela Patologia. Estuda a cura das mesmas pelo emprego de medicamentos pela Terapêutica. Estuda os meios e processos de evitar que as doenças atinjam os animais, pela Higiene e Profilaxia. Cada um desses estudos exige daqueles que o estudam, certos conhecimentos básicos de todas as demais ciências, quer sejam as exatas, as puras ou não, isto é, um conjunto de conhecimentos equivalentes ao curso primário ou melhor, se for ao do curso de segundo grau.


O que é Zootecnia - O vocábulo vem de Zoon = animal, e Technê = arte ou técnica.


A Zootecnia é uma ciência bioeconômica e também a arte que estudas os meios e aperfeiçoa os métodos para adaptar os animais domésticos ao ambiente, bem como, adaptar este aos animal doméstico.


Sendo uma ciência bioeconômica, já se percebe que que pelo estudo da biologia do animal, têm-se como objetivo se tirar dele o máximo de produção com o objetivo de se ter lucro, visando explorá-lo inteligentemente, subtraindo-se dele a maior quantidade de utilidades, da melhor qualidade seja carne, pele, lã, leite etc., e ao mais baixo custo de produção.


E para que se possa atingir esse “desideratum”, o homem estuda, experimenta, pesquisa os processos, procura métodos de se adaptar o animal doméstico ao meio ambiente onde vive. Através de métodos de reprodução e melhoramentos genéticos, promove a formação de ecótipos que são adaptados melhor às condições de clima, solo, alimentação e manejo, atingem o máximo de produção zootécnica, exteriorizando suas potencialidades zootécnicas e transmitindo-as à sua descendência. Em certos casos, é necessário adaptar o meio ambiente, parcial ou inteiramente ao animal doméstico, isto é, construindo alojamentos para abrigá-lo e protegê-lo contra as agressividades desse mesmo meio ambiente; oferecendo-lhe conforto e segurança; dando-lhe condições de exteriorizar ao máximo o seu potencial genético. Constrói estábulos, cavalariças, pocilgas, coelheiras, aviários; melhoras as pastagens, produz feno e silagem, além de selecionar os melhores para que as gerações sucessivas reúnam um patrimônio genético capaz de produzir expressiva e economicamente, leite, carne, ovos, lã, mel, casulo, trabalho etc. A Zootecnia é também uma arte. O criador deve ter vocação, habilidades, afeição, estudo, conhecimento, para aplicá-los com arte, procurando também o “belo” do ponto de vista econômico, na figura do animal doméstico. Como exemplo, a seleção da vaca leiteira pela alta produtividade, está associada à sua beleza de conformação física em forma de cunha, com a porção posterior do corpo harmonicamente mais desenvolvida, salientando um úbere bem conformado e robusto, globuloso, flácido, com tetas bem implantadas, bem espaçadas, de tamanho médio e iguais. O aspecto geral de um animal sadio, atento aos estímulos ambientais, de pelo brilhante, sedoso, a pele solta, fina, untuosa; o criador utiliza-se dos conhecimentos científicos ou práticos da vida cotidiana e aplica-os com arte à criação de uma determinada espécie, com a finalidade de produzir o máximo possível e economicamente rentável ao negócio.

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva, Recife, 2019.

Realização:

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva 

Técnico em Agropecuária - IFPEBJ

Bacharelando em Zootecnia - UFRPE


Apoio:

Prefeitura Municipal de Belo Jardim

Prefeitura Municipal de Quirinópolis

Governo do Estado de Goiás

Governo do Estado de Pernambuco

Instituto Agronômico de Pernambuco - São Bento do Una

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Belo Jardim

©2019

Essa é a primeira parte de uma série de trabalhos técnicos. Aguarde as próximas publicações, ou tenha acesso imediato através do WhatsApp: (82)98143-8399