Na busca pelo emagrecimento é muito difícil desacostumar com certos sabores e alimentos. Os doces são e sempre foram um grande inimigo das dietas e o responsável por diversas recaídas. Desse modo, o Xilitol entra para substituir o açúcar refinado e acabar de vez com o estigma que este último representa. Muito parecido em forma e sabor com o açúcar padrão, o Xilitol se enquadra na classificação de álcool de açúcar (ou poliól). Ele é extraído de fontes vegetais, sendo até mesmo produzido em pequenas quantidades pelo organismo humano. O Xilitol é, portanto, considerado um produto essencialmente natural.

No entanto, pode-se dizer que o XIlitol não passa de um adoçante refinado, não acrescentando outros nutrientes a sua dieta. Mas nem por isso ele está isento de benefícios. Muito pelo contrário, consumi-lo possui diversos pontos positivos. O Xilitol apresenta um índice glicêmico baixíssimo, não causando picos de insulina como o açúcar. Além disso, ele auxilia na saúde bucal matando as bactérias ruins da boca, combate infeções de ouvido (principalmente em crianças) e infecções geradas pelo fungo Candida albicans. Incontáveis outros benefícios são atribuídos ao Xilitol: aumento na produção de colágeno, redução do risco de osteoporose, melhora na flora intestinal, entre outros.

Entretanto, apesar de ser geralmente ser bem tolerado, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais ao ingerir o Xilitol, principalmente efeitos gastrointestinais. Se for esse o caso, uma dica é ir aumentando aos poucos a ingestão do Xilitol até que o seu organismo se acostume com o mesmo e claro, na persistência dos sintomas, fazer um acompanhamento com um profissional da área da saúde.

Comer doces fazendo dieta é sim possível e a chave para isso consiste no Xilitol. Não deixe de experimentar... Você com certeza irá fazer as pazes com sua dieta!

FONTE: Xilitol: O que é, Benefícios, e Onde Comprar este Adoçante