Humboldt nasceu em Potsdam, Margraviate de Brandemburgo, e morreu em Tegel, Província de Brandemburgo. Em junho de 1791, ele se casou com Karoline von Dacheröden. Eles tiveram oito filhos, dos quais cinco sobreviveram à idade adulta.

Humboldt foi um filósofo; ele escreveu sobre os limites da ação do Estado em 1791-1792, uma das defesas mais arrojadas de liberdades do Iluminismo. Ela influenciou John Stuart Mill ensaio 's On Liberty através do qual as idéias de von Humboldt tornou-se conhecido no mundo de fala Inglês. Humboldt esboçou uma versão inicial do que Moinho chamaria mais tarde a "princípio do dano".

A seção que trata da educação foi publicado em dezembro 1792 a questão da Berlinische Monatsschrift sob o título "Sobre a educação pública estadual". Com esta publicação, Humboldt participou do debate filosófico sobre o sentido da educação nacional que estava em andamento na Alemanha, como noutros locais, após a Revolução Francesa.

Humboldt havia sido educada em casa e nunca terminou os seus estudos universitários de curta duração comparativamente. No entanto, ele se tornou um dos funcionários mais influentes na educação alemão. Na verdade, Humboldt tinha a intenção de se tornar ministro da educação, mas não conseguiu alcançar essa posição. O rei prussiano pediu-lhe para deixar Roma em 1809 e para liderar a direcção da educação sob Friedrich Ferdinand Alexander zu Dohna-Schlobitten. Humboldt não respondeu à nomeação por várias semanas e teria preferido para permanecer na na embaixada em Roma. Sua esposa não voltou com ele para a Prússia; o casal se conheceu novamente quando Humboldt demitiu-se do cargo de ensino e foi nomeado chefe da Embaixada em Viena.

Humboldt instalado um sistema padronizado de instrução pública, de escolas básicas até o ensino médio, e fundou a Universidade de Berlim. Ele impôs uma padronização de exames do Estado e inspeções e criou um departamento especial dentro do ministério para supervisionar e currículos design, livros didáticos e de aprendizagem ajudas.

Ideal educativo de Humboldt foi inteiramente colorida por considerações sociais. Ele nunca acreditou que a "raça humana poderia culminar com a realização de uma perfeição geral concebidas em termos abstratos". Em 1789, ele escreveu em seu diário que "a educação do indivíduo exige sua incorporação à sociedade e envolve seus laços com a sociedade em geral» (GS, XIV, p. 155). Em seu ensaio sobre a "Teoria da Educação Humana", ele respondeu a questão de saber das exigências que devem ser efectuadas de uma nação, de uma idade e da raça humana '. "Educação, verdade e da virtude 'deve ser divulgada a tal ponto que o" conceito de humanidade "assume uma forma grande e digno em cada indivíduo (GS, I, p. 284). No entanto, tal deve ser conseguido pessoalmente por cada indivíduo, que deve "absorver a grande massa de material oferecido a ele pelo mundo ao seu redor e por sua existência interior, usando todas as possibilidades de sua receptividade; ele deve, então, reformular o material com todas as energias de sua própria atividade e apropriar-se para si mesmo, de modo a criar uma interacção entre a sua própria personalidade e natureza em uma forma mais geral, ativo e harmonioso "(GS, II, p. 117) .

Como diplomata de sucesso entre 1802 e 1819, Humboldt era plenipotenciário ministro prussiano em Roma a partir de 1802, o embaixador em Viena de 1812 durante as lutas de fechamento das guerras napoleônicas, no congresso de Praga (1813), onde foi instrumental na elaboração Áustria se aliar com a Prússia e Rússia contra a França, um dos signatários do tratado de paz em Paris e no tratado entre a Prússia e derrotou Saxony (1815), em Frankfurt liquidação pós-napoleônica Alemanha, e no congresso em Aachen em 1818. No entanto, a cada vez mais reacionária política do prussiano governo fez desistir da vida política em 1819; e daquele tempo em diante dedicou-se exclusivamente à literatura e estudo.

Wilhelm von Humboldt era um adepto linguista e estudou a língua basca. Ele traduziu Pindar e Ésquilo para o alemão.

A obra de Humboldt como um filólogo em basco teve impacto mais amplo do que seus outros trabalhos. Sua visita ao País Basco resultou em pesquisas sobre os habitantes iniciais de Espanha com a ajuda da língua basca (1821). Neste trabalho, Humboldt se esforçado para mostrar examinando placenames geográficas, que ao mesmo tempo uma raça ou raças que falam dialetos aliado ao moderno basco estendido por todo Espanha, sul da França e as Ilhas Baleares; ele identificou estas pessoas com os ibéricos de escritores clássicos, e ainda supôs que tinham sido aliados com os berberes do Norte de África. O trabalho pioneiro de Humboldt foi substituído em seus detalhes por modernos linguística e arqueologia, mas às vezes é ainda acriticamente seguido até hoje. Ele foi eleito Membro Honorário do Exterior da Academia Americana de Artes e Ciências em 1822.

Humboldt morreu enquanto preparava sua maior obra, na antiga língua Kawi de Java, mas a sua introdução foi publicado em 1836 como a heterogeneidade da Linguagem e sua influência sobre o desenvolvimento intelectual da humanidade. Seu ensaio sobre a filosofia de discurso

... primeiro claramente estabelecido que o caráter ea estrutura de uma linguagem expressa a vida interior e conhecimento de seus alto-falantes, e que as línguas devem diferem uns dos outros da mesma maneira e com a mesma intensidade como aqueles que os utilizam. Parece não se tornam palavras até um significado foi colocado em-los, e esse significado encarna o pensamento de uma comunidade. Que termos de Humboldt a forma interior de uma língua é apenas que o modo de indicar as relações entre as partes de uma frase que reflete a maneira pela qual um determinado corpo de homens que se refere ao mundo sobre eles. É tarefa da morfologia do discurso de distinguir as várias maneiras em que as línguas diferem entre si no que diz respeito a sua forma interna, e para classificar e organizá-los em conformidade.

Ele é creditado como sendo o primeiro europeu lingüista para identificar a linguagem humana como um sistema governado por regras, em vez de apenas uma coleção de palavras e frases emparelhados com significados. Esta idéia é um dos fundamentos de Noam Chomsky 's teoria da linguagem. Chomsky freqüentemente cita a descrição de Humboldt da linguagem como um sistema que "faz uso infinito de meios finitos", o que significa que um número infinito de frases podem ser criadas usando um número finito de regras gramaticais. Humboldt estudioso Tilman Borsche, no entanto, observa profundas diferenças entre a visão de von Humboldt da linguagem e Chomsky.

Mais recentemente, Humboldt também foi creditado como autor da relatividade linguística hipótese (mais comumente conhecido como a hipótese de Sapir-Whorf),desenvolvido por lingüistas Edward Sapir ou Benjamin Whorf um século depois.

A recepção da obra de Humboldt continua a ser problemático em países de língua Inglês, apesar do trabalho de Langham Brown, Manchester e Underhill, por conta de seu conceito do que ele chamou Weltansicht, a visão de mundo linguística, com Weltanschauung sendo traduzido simplesmente como "visão de mundo" um termo associado a ideologias e mentalidades culturais em alemão e Inglês. A centralidade da distinção em compreender a obra de Huimbolt foi definida por um dos principais estudiosos de Humboldt contemporâneos alemães, Jürgen Trabant, em suas obras, tanto em alemão e francês. Linguistas Polacos, na Escola de Lublin (ver Jerzy Bartmiński) em suas pesquisas de Humboldt, também salientar essa distinção entre as visões de mundo de um tipo pessoal ou política e da visão de mundo que está implícita na linguagem como um sistema conceitual.

No entanto, pouco rigorosa investigação em Inglês tem ido para explorar a relação entre a visão de mundo linguística e da transformação e manutenção desta cosmovisão por falantes individuais. Uma exceção notável é o trabalho de Underhill, que explora estudos comparativos linguísticas em ambas as visões de mundo Criação: LínguaIdeologia e Metáfora (2011) e em etnolinguística e Conceitos Culturais: Verdade, Amor, ódio e guerra. Na obra de Underhill, é feita uma distinção entre cinco formas de visão de mundo: mundo-percepção, mundo-conceber, mentalidade cultural, mundo pessoal e de perspectiva, a fim de transmitir as distinções Humboldt estava preocupado com a preservação em seus ethnolinguistics. Provavelmente, o linguista mais conhecido trabalhando com uma perspectiva verdadeiramente humboldtiano escrever em Inglês hoje é Anna Wierzbicka, que publicou uma série de obras comparativos sobre os universais semânticos e distinções conceituais na linguagem.