Wilhelm Dilthey.

1833-19911.

Filósofo nascido na Alemanha formou seu pensamento em continuidade a Filosofia da análise desenvolvida por outros dois grandes filósofos, Schopenhauer e Nietzsche.

A visão que se determina em Filosofia, a lógica interpretativa do mundo. A verdade também é uma aproximação na compreensão do espírito como produto da cultura e da história.

Existir significa exatamente avaliar, interpretar o mundo, isso quer dizer para Dilthey que todo sistema filosófico tem como verdade a psicologia do seu autor.

 Exprime o modo de ser e de ver do mundo em particular ligado ao desenvolvimento da linguagem, sem a lógica da fala é impossível à formulação do conhecimento.   

Sua obra mais importante a respeito dessa ideia: Introdução à teoria ao estudo das ciências humanas, escrita no ano 1833. Nesse livro ele desenvolve a seguinte crítica a respeito da concepção positivista da explicação causal e racionalista.

Ele procura entender a realidade humana que no seu entender é essencialmente social e histórica, toda interpretação se prende a história e a cultura.

 Sendo o tempo histórico o limite não apenas para construção da linguagem, mas para o seu entendimento.

A ciência fundamental sobre a qual deve repousar as ciências do espírito por contrariedade as ciências da natureza.

 A psicologia precisa ser supervalorizada, no estudo da pessoa como mecanismo da consciência, ao que determina como unidade da psicofísica.

Para ele de certo modo entender não é essencialmente explicar, significa saber por meio intuitivamente por participação existencial.

Motivo pelo qual é necessária uma psicologia da compreensão, que terá que ser analítica que reconheça a unidade da estrutura da individualidade, o modo de ser do mundo.

O que diz Dilthey a natureza pode ser explicada, mas o homem precisa ser tão somente compreendido. No seu famoso livro: O mundo do espírito.

 Dilthey demonstra que as ideias filosóficas fundamentadas nas ciências naturais não podem entender o pensamento preocupado essencialmente com o valor da vida no mundo prático.

A vida não pode ser compreendida imediatamente, deve ser entendida pela objetivação do pensamento, como funciona o mecanismo do entendimento pela interpretação.

Dilthey inventa novos conceitos psicológicos relacionados à vida histórica. Por outro lado, evidencia as manifestações do homem, a totalidade da vida psíquica, ação do homem na sua dimensão completa, a respeito da vontade e, sobretudo do desejo da representação.

Edjar Dias de Vasconcelos.