Varejistas. Vazamento de informações de dentro do seu negócio pode custar caro aos planejamentos internos da empresa.

Mundialmente conhecido, o Wikileaks, site sediado na Suécia, tem publicado para acesso aberto, diversos documentos confidenciais nos qual vazão informações de empresas ou países.

No dia a dia de trabalho a existência de "LEAKS" dentro das empresas, são fatos reais, o vazamento de informações indevidas é constante.

Quanto se fala que a informação vazou não somente foi por perda de documento interno, mas de palavras ditas e repetidas.

Vejamos dois exemplos:

1 - Um empresário ou gerente vai dispensar um colaborador, ao receber esse colaborador na sala, diz: A empresa está passando por dificuldade, as vendas caíram, estamos baixando despesas, entre tantas outras informações que ali são ditas.

2 - Um empresário ou gerente não quer efetuar determinada compra, ao receber o fornecedor na sala, diz: As vendas estão poucas, esta semana é fraca, não vendi nada deste produto, meu estoque tá cheio, entre tantas outras informações que ali são ditas.

Quando a comunicação é feita dessa forma, o vazamento de informações existiu, pior que isso, informações falsas que denigre a imagem da própria empresa.

E o ex-colaborador para o mercado comenta: Sai por que a empresa parece que vai fechar, o negócio está ruim, não vende mais quase nada, estão cortando tudo por lá...

E o fornecedor para outros fornecedores comenta: Está sabendo d?aquela empresa? Cuidado ao vender pra ela, não tem cliente, toda semana é fraca, talvez até não possa cumprir a liquides do título...

Leaks significa "vazamento". A continuação do vazamento de informações falsas do seu negócio poderá levar sua empresa ao fracasso. Pensem nisso. (Junior Faj, Consultoria & Palestra, www.juniorfaj.com)