Wicca é uma nova religião que combina algumas tradições remanescentes com elementos modernos. Está basicamente fundamentada nos ritos pagãos do oeste europeu e em rituais que passaram de geração em geração , quer antes, durante ou depois de Jesus Cristo, tais como reverenciar a natureza, observar o ciclo do ano, celebrar a colheita e fazer magia.

Algumas estruturas desses antigos ritos ainda sobrevivem na Wicca, mas boa parte da estrutura da religião e muito da sua prática são modernas. Muito da estrutura da religião foi retirada de Grimoires medievais, ordens iniciáticas de prática de ocultismo como a Golden Dawn e técnicas que podem ser realizadas de imediato para suprir certas necessidades e se adequar à situação. Wicca é uma religião de vivência e envolvimento pessoal.


Wicca não é exactamente o mesmo tipo de bruxaria que você leu na maior parte dos livros de história, mas há relações intrínsecas entre elas. Bruxaria, de uma forma ou outra, é algo tão velho quanto a própria humanidade. Por certo, é citada na literatura clássica, como nas histórias de Medeia e Circe e, claro, nos documentos dos primórdios da Igreja Cristã.

Um dos mais antigos e mais famosos documentos sore bruxaria é o Canon Episcopi que teve um profundo e duradouro impacto na filosofia cristã sobre o que concerne à bruxaria e o paganismo. Ele foi incorporado à Lei Canônica no século XII, mas acredita-se que seja muito mais velho que isso (provavelmente do ano 906 d.C). O Canon dizia, essencialmente, que a bruxaria era uma ilusão originária dos sonhos e que se deveria acreditar que era uma heresia contra as leis da Igreja.


A ideia de que as crenças na bruxaria e no paganismo eram uma heresia persistiu até o tempo do Papa Inocêncio III, que emitiu o Summis desidersantes affectibus, uma bula papal revertendo o Cannon, dizendo que a bruxaria existia sim e que praticá-la era una heresia.

Ainda que muitas correspondências das igrejas advigassem que deveria haver um retorno ao Cannon Episcopi e que este deveria ter uma prioridade maior que a do Summis desiderantes affectibus, a nova bula fora mais efectiva, pois foi publicada em 1484, por volta da época da invenção da imprensa escrita, e colocado como um prefixo ao largamente distribuído Malleus Maleficarum, o infame manual sobre como encontrar, torturar e executar supostas bruxas, escrito pelos inquisidores Dominicanos Heinrich Kramer e Jacob Sprenger.


Essa bula abriu caminho à Inquisição, à caça às bruxas na Europa e à morte de milhares de pessoas acusadas da heresia da bruxaria.

Wicca Iniciação