O Whey Protein é feito de duas proteínas: caseína e soro de leite. Proteína de soro de leite pode ser separada a partir da caseína no leite, ou formando como um subproduto do queijo.

A proteína do soro é considerada uma proteína completa e contém todos os 9 aminoácidos essenciais e baixo teor de lactose.

Composição: Whey protein é uma mistura dos seguintes compostos:

Beta-lactoglobulina

Alfa-lactalbumina

Albumina de soro bovino

Imunoglobulinas.

Existem três tipos principais de proteína de soro de leite: concentrado de proteína (WPC), isolado protéico de soro de leite (WPI) e hidrolisado soro de leite (WPH):

Concentrado de proteína – WPC:  contém baixos níveis de gordura e baixos níveis de carboidratos (lactose). A porcentagem de proteína no WPC depende de quão concentrado é. Concentrados finais tendem de 30% até 90%.

Isolado protéico de soro de leite – WPIs:  são tratados posteriormente para remover toda a gordura e lactose. WPI possui pelo menos 90% de proteínas

Proteína Hidrolisada – WPH: é considerada como sendo a forma "pré-digeridas" de proteína de soro de leite, uma vez que já foi submetido a hidrólise parcial - um processo necessário para que o corpo absorva proteína. O WPH não exige tanta digestão como as duas outras formas de proteína de soro de leite. Além disso, ele é comumente usado em suplementos de proteína médicos e fórmulas infantis, em razão de melhorar a digestibilidade e reduziu o potencial alérgico.

Possíveis benefícios para a saúde de proteína de soro de leite

Há muitos benefícios associados com o consumo de proteína de soro de leite, e os pesquisadores estão constantemente encontrando novas propriedades terapêuticas possíveis.

Os possíveis benefícios para a saúde do consumo de proteína de soro de leite incluem:

Perder peso - de acordo com um estudo, publicado no Nutrition & Metabolism, as pessoas que tomaram uma fracção de soro de leite especializada (ProLibra ™, ricos em leucina, peptídeos bioativos e cálcio do leite) "perderam significativamente mais gordura corporal e mostraram uma maior preservação da massa muscular magra em comparação com sujeitos que não consumem o suplemento.

Propriedades anticâncer - Resultados promissores foram publicados na revista Anticancer Research para o uso de concentrado de proteína de soro de leite (WPC).

Baixa o colesterol - de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition, "houve uma diminuição significativa no colesterol LDL e colesterol total na semana 12 no grupo que consumiu este tipo de proteína.

Asma - proteína de soro de leite pode melhorar a resposta em crianças com asma. Um estudo, publicado no International Journal of Food Science and Nutrition, constatou que crianças com asma que foram suplementados com soro durante um mês tiveram melhora em seu estado.

Redução da pressão arterial e redução do risco de doença cardiovascular – em pesquisa publicada no International Journal Dairy foi descoberto que bebidas que foram suplementados com proteína de soro de leite reduziram significativamente a pressão arterial em doentes com hipertensão, o seu risco de desenvolver doença cardíaca ou acidente vascular cerebral também foi menor.

Um estudo publicado na revista Clinical and Investigative Medicine descobriu que a proteína de soro de leite ajuda a reduzir a perda de peso entre os pacientes HIV-positivos.