Walter Benjamin: Aviso de incêndio.

O filósofo Walter Benjamin, elaborou conceitos significativos a respeito dos seus textos filosóficos importantes para o século xx, com a finalidade para compreender a história e suas mediações políticas.

Sobretudo, em relação ao pensamento revolucionário e da nova concepção da história e da Filosofia como fundamento.

O documento mais significativo às dezoitos proposições de Walter, antes se referia ao trabalho de Feuerbach suas teses analisadas por Marx.

Motivo pelo qual o referido filósofo ganhou fama significativa ao mundo da literatura.

Walter escreve de forma misteriosa, desenvolvendo referências políticas, na formulação do seu hermetismo, epistemologia fechada.

Ele desenvolveu um método de construção de imagens metafóricas, na elaboração de paradoxos epistemológicos, dentro das perspectivas das construções intuitivas.

O grande filósofo Michael Lowy, estudioso da obra de Walter Benjamin, desenvolve uma análise exuberante do trabalho formulado em referência.

As teses a respeito do conceito da história, o que foi exuberantemente
substanciado numa visão dialética por Walter, a questão fundamental do próprio materialismo histórico.

Para Benjamim, é muito mais que um grande historiador da cultura, usa a Filosofia como instrumento de análise.

Walter articula bem a visão da arte, obviamente da política, como também da teologia, especificamente a questão religiosa, criando uma nova visão da história. Uma acepção política diferenciada.

Lowy analisa tese por tese, objetivamente de forma clara e com academicidade, ideias profundamente polêmicas, confrontando entre as mesmas e seus diferenciais do entendimento político no contexto da história do nazismo.

A cada proposição formulada por Walter, com ilustrações a outras teorias a exemplo da realidade com a significação da mudança.

Lowy e outros movimentos mais radicais ligados a uma mudança social em benefício da classe trabalhadora.

Teses formuladas por Walter Benjamin no ano de 1940, no tempo em que predominava na Europa, ideias políticas ligadas aos movimentos fascistas ou nazistas.

Foi por essa ocasião que sofrendo perseguição tentou fugir das forças de perseguição.

Ao deixar a França em setembro do mesmo ano, Benjamin foi preso pelo General Franco, sabendo do sofrimento que teria com sua prisão antes de chegar ao seu país de origem, se matou.

Ele desenvolveu seus textos com influências contraditórias ao formular suas teses, básicas com a finalidade de desmistificar concepções com significados científicos.

 Construiu  uso coerente das analogias e metáforas na reconstituição da memória a um tempo presente.

O que na prática formulou foi uma exuberante síntese extremamente original das relações do homem com seu tempo e, sobretudo das lutas políticas e sociais.

Levando em considerado para um breve entendimento a relação do historiador na perspectiva da sua substância mimética com o passado e seu presente.

 Qual seria para ele  o  futuro da história numa eventual mudança política a uma sociedade igualitária, motivo da elaboração filosófica, para o entendimento do caminho para mudança.  

As suas teses que são fundamentais ao entendimento humano, a uma ação da práxis denominada de concepção a ideias lineares da história e da Filosofia.

 A  certos entendimentos conformistas em defesa do modelo capitalista de produção ao que ele sempre foi profundamente contrário.

A noção do progresso de uma ideologia positivista de fatos narrados em defesa dos opressores e dos seus interesses de classes.

Sobretudo de uma visão de acomodação em defesa da social democracia ou da construção de uma ideia socialista como algo inevitável ao próprio desenvolvimento dos meios de produção do modo capitalista.

Uma das ideologias refere-se à socialdemocracia, por outro lado, também do socialismo construído como um sistema político inevitável resultado da evolução da cultura produtiva.

Walter foi contra qualquer visão mecânica de mudança, ideologias oficiais, que referem aos campos distintos, da concepção da passividade. A vida sempre contada do ponto de vista dos vencedores ao que se refere a possíveis mudanças.

As análises enigmáticas, suas teses em seu trabalho em Aviso de Incêndio, trabalho analítico epistemologicamente por meio da sua densidade ou riquezas de ideias na compreensão da densidade da analise.

Pequenos comentários a partir da Elaboração de Michael Lowy.

Edjar Dias de Vasconcelos.