O brasileiro é empreendedor nato. Sua vontade de ser o próprio patrão faz co quem sua imaginação seja ilimitada quando resolve montar seu próprio negócio! Muitos produtos antes impensáveis acabaram se tornando parte do cotidiano da sociedade, produtos inventados por alguém que só queria, mesmo, se livrar de alguém que desse ordens o tempo todo. Mas nem todos são tão criativos; a maioria ainda prefere investir num negócio mais conservador e, por isso mesmo, mais “certo” de apresentar bons resultados (e bons lucros).

É o caso do cidadão que resolve abrir uma empresa de aluguel de vans. É um ramos com movimentação praticamente certa durante o ano todo, já que sempre tem alguém precisando chegar a algum lugar, com amigos, família ou colegas. Os motivos são os mais variados: excursões de compras, estudo em outra cidade, excursões de colégio, viagens em família, festas e eventos, reuniões empresariais, etc.

Desvantagens do negócio

Aluguel de VanDepende do ponto de vista. O que se pode classificar superficialmente como “desvantagem” na verdade é o investimento para a abertura da empresa, que é sempre muito alto (os custos de manutenção depois da abertura são bem mais baixos, mas ainda assim demandam um bom caixa). A começar pelas taxas de abertura de empresa (contador, papeladas, autorizações, etc.); a própria compra das vans é uma parte cara nesse processo, já que uma van tem alto valor de mercado por ser veículo de transporte de passageiros. Os documentos também serão mais caros do que os de um veículo de passeio (IPVA, DPVAT, seguradora, licenciamento, etc.). Não bastasse, os motoristas devem ser habilitados na categoria C para poderem trabalhar em sua empresa – não adianta contratar um que tenha habilitação B mas que “já sabe dirigir van há X anos”; se a fiscalização pegar, a multa é grande e vai para você e sua empresa (além do filme queimado junto aos seus clientes).

Seus motoristas deverão passar por treinamentos e atualizações constantes, e isso não sai barato. Deverão conhecer as rotas principais e as alternativas para cada caso, passar por constantes treinamentos de direção defensiva, ter habilidade para conduzir uma van lotada em terreno acidentado, enfim, ser capacitados para dirigir em situações pouco favoráveis, e não apenas em pistas do tipo “tapete”. É no momento perigoso que o bom motorista se destaca. Entretanto, mesmo com tantas vantagens em ter um motorista bem treinado, são muitas as empresas que descuidam disso; contratam apenas por ter a carteira C e pronto. Mas é importante ter em mente a qualidade do serviço que seus clientes estão contratando, ter em mente a sua responsabilidade sobre a segurança deles. Não descuide disso.

A manutenção das vans é mais cara que a de veículos de passeio, isso é óbvio. Por isso, será crucial manter todos os veículos com as revisões preventivas em dia, a fim de evitar manutenções que poderia ser evitadas – sem contar nos problemas que podem acontecer no meio do caminho com a van lotada de clientes. Já imaginou?

E tem alguma vantagem??

O grande número de empresas do tipo comprova que sim. Se o serviço for bem prestado desde o início, a confiança sentida pelos clientes será a maior propaganda da empresa. Este ramo de atividade implica na disponibilidade de vans em excelente estado de conservação e manutenção, opcionais de conforto e segurança e na habilidade dos motoristas contratados (além de seu treinamento sobre rotas principais e alternativas e condução em situações de risco). Quando isso tudo fica perceptível desde as primeiras viagens, o número de clientes aumenta naturalmente porque eles mesmos indicarão a empresa a outros.

Aluguel de VanServiços diferenciados podem ser cobrados acima dos valores praticados normalmente no mercado; por exemplo, vans com opcionais considerados “luxo”, como TV de bordo, serviço de bordo, ar-condicionado, etc. Isso aumenta o investimento inicial mas, a médio/longo prazos, aumenta o faturamento por serviço prestado.

Uma vantagem que quase ninguém percebe diz respeito à plotagem da van, ou seja, o decalque de adesivos com a logo e o telefone da empresa (também chamado de “envelopamento”). Devidamente caracterizada, a van se torna um outdoor móvel que carrega o nome da empresa a inúmeros locais, tornando-a conhecida na cidade em que está a sede e também nas cidades o serviço já alcançou. Por isto, não descuide desta tática simples e crucial: caracterize os veículos de sua empresa sempre, não esquecendo de colocar o nome da cidade e os telefones de contato (se tiver site na internet, coloque também).

Com a empresa firmada e prestando bons serviços, a gerência e o setor de manutenção fazendo tudo direitinho, o fluxo de caixa se estabiliza e ela pode ficar muito lucrativa. Tenha orçamentos variados, pense em todos os tipos de clientes, de todas as classes, organize pacotes para cada caso e apresente-os a eles – mas seja flexível, permitindo que vantagens isoladas de outros pacotes sejam incorporados ao pacote escolhido (claro, com o devido bom senso).

Seu negócio trabalha com veículos mas você vai lidar é com gente. Esteja atento às necessidades deles e boa sorte!