VOTAR COM CONSCÊNCIA!
Por Ciro Toaldo | 17/10/2022 | PolíticaA campanha eleitoral está terminando e no próximo domingo, iremos até nossa seção eleitoral para votar nos cinco candidatos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.
Fazem mais de trinta anos que escrevo a respeito desta temática, nos dias que antecedem a eleição. Infelizmente, ainda convivemos com as criaturas egoístas que pensam somente em seu umbigo e, esquecem-se do coletivo. Votar não é depositar o voto na urna. Votar é participar do processo democrático fazendo a escolha consciente e não por ‘troca de dinheiro ou de favores’.
O eleitor consciente é atento, sabe que a seriedade e o comprometimento são feitos antes de ir à urna eletrônica. Amigo leitor e eleitor, por favor, examine a vida de seu candidato, busque informações; não votem por indicação de pesquisa eleitoral, geralmente são manipuladas e até ‘compradas’. Aliás, eleição não pode ser entendia como mera competição. Voto não tem preço, voto tem consequência.
Nestes poucos dias que antecede o pleito de dois de outubro, convido o eleitor a refletir e sair do foco onde se imagina que há somente a escolha de personagens, com seus respectivos nomes. Não, numa eleição, o eleito vai implantar seu projeto para a condução da pátria, juntamente com o seu grupo vitorioso!
Há muito foco nesta eleição aos cargos do Poder Executivo, como presidente da República, âmbito federal e, governador, no âmbito estadual. Fique atento, pois os outros três votos são importantíssimos, eles irão constituir o Poder Legislativo, ou seja, eles apresentarão e vão escrever ‘leis’ que deverão estar em sintonia com os interesses de todos, não de alguns. Apenas para alertar: o cargo de Senador é bem superior ao do presidente da República. Portanto, não vacile. A democracia está em suas mãos!
É preciso ficar atento aos candidatos, buscando conhecer seu passado. Um câncer impregnado no Brasil e América Latina chama-se corrupção; fique esperto, principalmente a quem te ofertou algo para votar nele. Na atualidade com a vastidão de informações não é difícil perceber quem apenas faz promessas eleitoreiras e quem tem conduta de caráter. Entretanto, se existem políticos desinteressados e, que ficam apenas na demagogia é pelo fato de acreditar que os ventos da ignorância soprarão ao seu favor, mas, cuidado, quanto menor o grau de sabedoria, maior o índice de surpresa.
O importante é abrir os olhos e perceber que partido político não garante mudança ao povo, pois quem assume o poder pode ‘esquecer até mesmo de seu partido e até do povo que o elegeu’.
E assim, compreendemos que eleição democrática vai além da competição, da aposta, do jogo ou outra deriva de disputa. Essa eleição é relevante, pois dela depende até a nossa vontade de trabalhar e dinamizar a própria vida. Aliás, como funcionário público, ando cansado de pagar tanto imposto e não verificar retorno ao bem comum.
Este não é o momento de desanimar, nem mesmo de reclamar, porém devemos acreditar no pleito de dois de outubro, onde serão eleitas criaturas comprometidas em proporcionar o benefício para o povo.
Pense nisto! Vote com consciência!