Você, vai um chazinho?
Por Lucas Ayala | 19/07/2015 | SaúdeEi, vai um chazinho?
"Mais chá ao mundo!". Essa é uma das expressões que mais refletem um grande desejo social da atualidade, a conquista da paz. A bebida mais famosa do mundo, dentre sua diversidade, é sinônimo de tranquilidade, civilidade e vida saudável.
Embora seja uma cultura mais consolidada no oriente, o chá tem penetrado um mercado gigantesco no ocidente, devido suas múltiplas funcionalidades que vão além dos variados sabores. Esse mercado leva cultura e paixão à mesa de milhões de consumidores, indo além do famoso chá de alho. Aquele para “mal-estar, gastura e dor de cabeça”, já dizia a vovó.
O chá sob uma mesa é convidativo e ideal a quem gosta de reflexão e um bom diálogo. Mas pode ser bem imperativo quanto a sua eficácia na saúde, onde a antropologia registra salvamentos "milagrosos" às mais variadas classes sociais, pois sua culinária era de fácil difusão, assim como seu comércio e plantio.
Assim, frente aos conflitos que compõe o comportamento da população globalizada - de saúde, de religião ou político, por exemplo -, isto nos interessa: "mais chá ao mundo!", a bebida que se transformou em filosofia pela unidade dos povos , contrariando os males das relações interpessoais.