Você pode por acreditar que a culpa de tudo é do PT, isso não importa muito, você pode acreditar que os sindicatos são o mal da sociedade moderna e não respeitam e nem lutam pelos trabalhadores, isso também pouco importa, mas de uma coisa você não pode fugir, do risco de trabalhar como no início do século XIX, 12 HORAS POR DIA, e você dedicar-se mais ao trabalho do que a família, mais ao trabalho do que a qualquer outra coisa que dê valor, que trabalhe tanto quanto na escravidão, que se aposente aos 75 anos, quando cansado e sem forças para se quer viver, ou com pouquíssimo tempo para isso apenas lhe sobrará o remorso de não ter lutado.

A reforma começa primeiramente na cabeça das pessoas, através de propagandas baratas, repetidas e compradas pela farta volúpia de exposição;

Esses dias me deparei com a seguinte frase, você já pensou que carteira de trabalho é ultrapassada, você vai se aposentar até com menos de um salário mínimo, não vai conseguir..... e tal e tal coisa.

Vejamos bem, contando que temos 12,5 milhões de trabalhadores que nem conta bancária tem, que muitos brasileiros não possuem a oportunidade e nem sobra de dinheiro para investir numa previdência privada, que grande parte da população é refém de pagamentos de seguros particulares de tudo quanto é jeito, como plano de saúde, seguro particular do carro, seguro de casa, seguro de vida.

Facilmente qualquer argumento sobre a carteira de trabalho é algo irrelevante.

Estamos passando por uma reforma silenciosa e que obrigará o trabalhador comum, os mais de 100 milhões de brasileiros que trabalham pela CLT e outros tipos de previdência, como o IPSEMG, IPAM, etc, a contribuírem mais, a quase sempre morrer antes de se aposentar, a tratar filhos e cônjuges com o menor tempo disponível possível como figuras decorativas de suas vidas.
Eu sei que muitos de nós já estão fazendo isso, mas tem um limite estabelecido que nos dá alento. Imagine se esse limite for ultrapassado, pessoas de cidade grande que gastam entre 3 e 5 horas todos os dias no trânsito, terão 12 horas "oficiais" de trabalho reguladas com mais 5 horas de trânsito. O dia tem 24 horas, sobrará o que? Perda de tempo não é lutar, perda de tempo é deixar de viver para apenas trabalhar. Não somos máquinas e muito menos peças de reposição.