VOCÊ TEM BUSCADO A PERFEIÇÃO REQUERIDA POR  CRISTO?                                                                                            Gênesis 17.1 

INTRODUÇÃO 

Depois de minha conversão ao Cristianismo (1998), comecei a buscar a presença do Senhor Jesus Cristo todos os dias de minha vida. Durante esse período, freqüentava os cultos na Igreja ao qual era membro, e ouvi por diversas vezes de alguns pregadores do Evangelho, que não há perfeição aqui na terra, pois a perfeição só existe em Cristo Jesus.

Posso estar enganado, mas não vejo erro algum ou cometimento de heresia nas palavras destes pregadores, pois a própria Escritura Sagrada nos assegura isto no Livro de Romanos 3:10-11: “como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. (...); não há ninguém que busque a Deus. O apóstolo Paulo, prossegue neste capítulo, apresentando ensinamentos aos seus ouvintes de que todos os homens, seja judeu, sejam gregos ou de qualquer nacionalidade, nasceram e estão debaixo do pecado, isto é, são imperfeitos. 

No Livro de Eclesiastes, o sábio Salomão também abordou este assunto, quando disse: “Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque” (Eclesiastes 7:20). Percebe-se que ele não apresentou contradição ao que disse Deus acerca da retidão de Jó  (Jó 1:8); mas, pelo contrário, esse versículo expressa a verdade de que “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:13).

Devido ao pecado original cometido pelo primeiro casal no Éden - Adão e Eva, nós todos herdamos desde o nascimento uma herança pecaminosa. E nesta condição, nos tornamos semelhantes a eles (Adão e Eva). Entretanto, Deus, o Pai, proporcionou um caminho para purificar nossa consciência culpada (e nosso coração), para livrar-nos desse terrível pecado e fazer-nos voltar à comunhão com Ele. E usou o seu próprio Filho – Jesus cristo, para executar esta missão. 

João 14.6. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. 

O apóstolo Paulo continua a descrever com plena convicção, sobre esta condição pecaminosa que recebemos por herança, conforme transcrito no capítulo 3:12: “Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. Ele ainda assegura, no versículo 20, deste mesmo capítulo, que nenhum de nós será justificado diante D’Ele pelas obras da Lei: “Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” 

1º Coríntios 6.11: “(...), mas haveis sido lavados, (...), mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus (Espírito Santo)”. 

Amados, quando uma pessoa se rende aos pés de Jesus Cristo, ou seja, quando ela declara perante a Igreja (reunião de pessoas com o propósito de adorar a Deus) que O reconhece e O aceita como Senhor e Salvador de sua vida, o sangue D’Ele a justifica. 

Neste momento, esta pessoa está dizendo para si mesma, e para as pessoas presentes neste ato público,, especialmente para Deus, que irá buscar a todo o tempo Ser Perfeita (andar e seguir os seus Mandamentos). 

 DESENVOLVIMENTO 

Neste sentido, como seria possível a nós, seres mortais e finitos, conseguir atingir esta perfeição ordenada por Deus (e Jesus Cristo) aqui nesta terra?  Penso que o grande impasse se esbarra, quando lemos esta passagem Bíblica e passamos a interpretá-la com limitações ou restrições, em relação ao vasto sentido e significado da palavra perfeito (ou perfeição). Sendo assim, é oportuno ampliar nosso entendimento e compreensão sobre esta expressão, conforme apresentada no capítulo 17:1, do Livro de Gênesis: 

Gn 17.1: “(...), apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito”. 

Pelos significados apresentados na Enciclopédia Bíblica, a palavra perfeito pode ser entendida como sendo “sem defeito” e, perfeição poderia ser “uma execução completa ou excelência em seu maior grau”. Enquanto que no dicionário Aurélio Buarque de Holanda, a primeira expressão seria como “algo acabado ou primoroso” e, a segunda, seria algo com “formosura, maestria ou correção”. 

Deus, o Pai, e seu Filho, Jesus Cristo, nos conhecem muito bem, e sabem perfeitamente que todos nós somos imperfeitos, inclusive, pode-se afirmar que somos uma obra inacabada, que somente será completada (acabada) nas mansões celestiais. Assim, a Palavra de Deus não é contraditória, pois jamais encontraremos na terra, qualquer ser humano que não tenha pelo menos um defeito ou uma imperfeição. 

De acordo com o que está registrado no capítulo 22:31, de 2º Samuel: “O caminho de Deus é perfeito; e a Palavra do Senhor, refinada; ele é o escudo de todos os que nele confiam”. Esta mesma afirmação é retratada similarmente no Salmo 18:30. A única diferença é que a expressão “refinada” é substituída por outra expressão “provada”.  Portanto, perfeição completa, somente há na Pessoa de Jesus Cristo e em Sua Palavra (Escritura Sagrada). 

No Sermão do Monte, Jesus Cristo recomendou aos seus discípulos que buscassem a perfeição, devendo espelhar-se no Pai Celestial: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus 5:48) 

A perfeição referida por Jesus Cristo em sua Palavra tem uma conotação totalmente distinta de como nós a interpretamos. Certa ocasião, quando Jesus realizava sua missão Evangelística, deixou bem claro para seus seguidores (e ouvintes), qual seria o real significado de perfeição: 

Mateus 19:20-21: “Disse-lhe o jovem: Tudo isto tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?” Jesus disse-lhe: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me”. 

Como pode ser notado no versículo 1, do capítulo 17, do  Livro de Gênesis: “(...) anda em minha presença (...)”; e também no versículo 21, do capitulo 19, do Livro de Mateus, acima retratado:”(...); vem e segue-me”; que esta perfeição ditada por Jesus, está totalmente desarraigada das coisas materiais. 

Pode-se extrair ainda, de ambos os textos referenciados, que pelo fato de andarmos na presença do Senhor (verso 1) e tentarmos seguir os seus caminhos (verso 21), estaremos demonstrando para Ele, que escolhemos o caminho certo, ou seja, o de praticar ações e atitudes em relação ao próximo (qualquer pessoa necessitada), com o propósito de lhe trazer melhorias em suas condições de vida e sem esperar nada dela (s) como recompensa: “(...), é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. (Atos 20:35) 

Assim sendo; que tipo de ações e condutas praticadas por você e por mim (Cristão), poderia demonstrar para Cristo, que estamos buscando o aperfeiçoamento nos moldes requisitados por sua Palavra? 

1º - Meditar Diuturnamente na Palavra de Deus: Não tem como alguém buscar a perfeição em Cristo, se não for dedicada a leitura diária da Sagrada Escritura. A transformação ocorrerá pelo conhecimento adquirido mediante ao estudo desta maravilhosa literatura. Tanto o Livro de Salmos (1:2) como o de Josué, tratam desta importante advertência: “Não se aparte da tua boca o Livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; (...), farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás”. (Josué 1:8)

 2º - Orar Sem Cessar: Quanto mais tempo você se dedica a estar em oração diante de Deus, menor é a chance de você pecar. Qualquer pessoa que se intitula seguidor de Cristo, precisa ter como prática constante orar de dia e de noite, pois assim, se parecerá mais com Ele: “Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, porque sem cessarfaço memória de ti nas minhas orações, noite e dia”. (2 Timóteo 1:3) 

3º - Ter cuidado no Falar: O Cristão em seu convívio diário na sociedade deve estar atento aos seus comportamentos, pois passa a ser a vitrine da Igreja de Cristo, ou seja, é o seu verdadeiro representante nesta terra (e de seu Evangelho). Por isso, a sua Palavra recomenda-nos: “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos nós tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”. (Tiago 3:1-2) 

4º - Não Confiar em Sabedoria Humana: A confiança do Cristão não pode estar baseada em seu Intelecto (Mente), em seus Sentimentos (emoção = coração) ou em Coisas Materiais (posses e riqueza). Tudo isto perece com o tempo e a Palavra de Deus nos alerta que: “para que vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. (...), falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, (...), mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória”. (1º Co 2:5-7) 

5º - Ser Pacificador (a): O Cristão deve se portar sempre na defensiva, isto é, jamais ser aquele que inicia um conflito ou discussão. E quando entra ou é chamado para atuar nestas situações, deve sempre primar pelo apaziguamento de ânimos dos envolvidos: “Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens”. (Romanos 12:18). E, também, “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. (Hebreus 12:14) 

6º - Ser Praticante do Amor: Este tipo de amor está relacionado àquele que deve ser praticado entre irmãos; um amor afetuoso e fraterno. Não é amar somente seu familiar ou conhecido, mas sim, qualquer pessoa que está necessitada de atenção: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. (Levítico 19:18) 

7º - Ser Compassivo: Para cumprir esta ordenança e buscarmos a perfeição, precisamos nos colocar no lugar da pessoa e, a partir dai, buscar ajudá-la e a suprir suas necessidades (falta de alimento, abrigo, agasalho, remédios etc.). Este é o verdadeiro Evangelho requerido por Jesus Cristo: “(...): visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo”. (Tiago 1:27) 

CONCLUSÃO 

Num primeiro momento, parecia ser impossível buscar a perfeição requerida por Deus, ao seu Filho Abraão (Gênesis 17.1); como também, para ser alcançada por nós aqui nesta terra (Mateus 5.48). No entanto, Jesus Cristo concedeu sabedoria aos homens terrenos (santo = sagrado, puro ou separado) para que assumissem funções e desenvolvessem com seriedade a obra ministerial. E, destes homens (e mulheres), passou a requerer uma busca constante pelo seu aperfeiçoamento, pois, agindo assim, estarão promovendo a edificação do corpo de Cristo (sua noiva = a igreja). Temos que estar mais atentos para as coisas de Deus, dando-lhes a primazia, e fixar nossa mente para as coisas que são do alto (Céu): “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estai mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. (Colossenses 3:2-3)

Portanto, irmãos e leitores, que através do conhecimento da Palavra de Deus (a única e maior profecia), passemos a partir de agora, mudar nossas práticas comportamentais (ou sociais), para nos aproximarmos do ideal de perfeição, e chegarmos à condição de varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:11-13).

 

   

                             EDUARDO VERONESE DA SILVA

Presbítero da AD IX Marcas – Cariacica/ES

Professor da EBD da AD IX Marcas

Palestrante em Dependência Química

Contato: [email protected]